Voltar

Inteligência Emocional e Social e o Coaching  

Publicado em | 0 comentários

Wollertz/Shutterstock Desenvolver a Inteligência Emocional e Social é fundamental para aprender a controlar as emoções e usá-las positivamente

Um profissional que tem as habilidades que a Inteligência Emocional lhe agrega, destaca-se no mercado, pois passa a ser valorizado, devido a sua capacidade de lidar, de forma positiva, com suas emoções e sentimentos, seja em casa ou no ambiente de trabalho.

Hoje, além das habilidades técnicas e operacionais, para ter sucesso na carreira, é preciso que o indivíduo saiba se relacionar bem em grupo, administrando os acontecimentos de seu dia a dia, não se deixando afetar por aqueles que são negativos. Além de ser bem-sucedido

Destacou-se a ideia de que a inteligência emocional ou social é que tem mais peso sobre o desempenho e o sucesso, para a maioria das pessoas. Para a prática da maioria das profissões, o que implica em interações sociais no dia a dia, é inegável que a inteligência emocional e social provavelmente façam a maior diferença em termos de desempenho e sucesso.

 Por que é Importante Compreender nossas Emoções?

Algumas emoções e sentimentos contribuem para o surgimento e ampliação da motivação no trabalho. Entre essas estão à autoestima, a autoconfiança, a segurança, o amor pelo trabalho e pelos outros, a solidariedade etc. Outras solapam a motivação individual, como: a frustração, a ira, a mágoa, a inveja, etc.

Pessoas com a mente perturbada por conflitos tendem a apresentar confusão e hesitação na tomada de decisões. Assim como as mentes tomadas pelo pessimismo e descrença tendem a decidir-se de modo condicionado e contaminado. Já as pessoas que expressam um otimismo sensato e se acham mais “resolvidas” em termos emocionais tendem a ter mais clareza e adequação em suas decisões.

Há algumas emoções que são nutrientes, que fomentam positivamente as relações e há outras que são tóxicas, que transmitem mal-estar e complicam significativamente os relacionamentos. De um lado temos o amor (ao próximo, ao trabalho, ao grupo) que facilita os relacionamentos e abre portas, de outro temos o rancor, a mágoa, a inveja e a frustração, que emitem estímulos tóxicos para os interlocutores e causam distanciamento e barreiras.

Exemplos de Emoções Positivas e Negativas

Emoções que Promovem:

Amor, Alegria, Felicidade, Admiração, Coragem, Autoestima, Crença (em si mesmo, nas possibilidades), Otimismo, Confiança, Tranquilidade e Bom humor.

Emoções que Travam:

Ódio, Tristeza, Infelicidade, Inveja, Medo, Autorrejeição, Descrença, Pessimismo, Desconfiança, Ansiedade e Mau humor.

Saber identificar as origens e consequências destas emoções, que promovem e travam, em nossos pensamentos e ações é determinante em nossos resultados. Isto fortalece a inteligência emocional aproxima a pessoa de ser o melhor profissional, ser humano e líder que ela pode ser!

Gostou de sabe mais sobre Inteligência Emocional? Aproveite, curta, comente e compartilhe!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!