Integridade é uma palavra que todo mundo ouve e todo mundo usa. Mas o que exatamente ela significa? É fato consumado que se trata de uma virtude, isto é, de uma qualidade humana, um comportamento a ser seguido. Mas que tipo de atitude tem uma pessoa verdadeiramente íntegra?

Precisamos agir com integridade na vida pessoal e na vida profissional para que tenhamos o nosso valor reconhecido e para que alcancemos os nossos objetivos com mais satisfação. Neste artigo, você vai compreender melhor os significados dessa virtude, bem como os comportamentos que a caracterizam. Para saber mais sobre o tema, é só dar continuidade à leitura!

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um
Presente!

O que é a integridade?

Ao consultar um dicionário, a pesquisa pela palavra “integridade” chega às seguintes definições: 1- estado ou característica daquilo que está inteiro, que não sofreu qualquer diminuição; plenitude; inteireza; 2- (figurado) caráter, qualidade de uma pessoa íntegra, honesta, incorruptível, cujos atos e atitudes são irrepreensíveis; honestidade, retidão.

Ser íntegro no contexto deste artigo corresponde a essa segunda definição dada pelo dicionário, que diz respeito ao comportamento humano. Sendo assim, a pessoa íntegra é aquela que mantém os seus valores e princípios incorruptíveis, agindo de acordo com eles nas diferentes circunstâncias da vida. Isso não quer dizer que essa pessoa não passe por modificações com o passar do tempo, mas que os preceitos que compõem a sua essência prevalecem.

A integridade inclui a veracidade, mas também assumir a responsabilidade por seus sentimentos e ações. Ela propõe que o indivíduo apresente-se de forma genuína a si mesmo e aos outros. Essa força pode ser definida por elementos como: autenticidade, honestidade ou sinceridade, bem como por conferir o sentido interno de que se é uma pessoa moralmente coerente, ou seja, verdadeira consigo mesma e com os outros.

Benefícios da integridade

PSC

Pessoas que agem com integridade não enganam aos outros e muito menos a si mesmas. A retidão do seu caráter promove uma consciência tranquila e uma postura altruísta, ou seja, que não pensa somente em si, mas também no outro. Se as pessoas fossem mais íntegras, certamente haveria mais verdade no mundo, o que diminuiria o egoísmo e todos os males que dele derivam.

Outras constatações acerca das pessoas íntegras:

  • Pessoas íntegras são mais autênticas, honestas e sinceras;
  • A integridade confere ao indivíduo a oportunidade de evi­denciar as suas verdadeiras qualidades e mostrar os aspectos positivos da sua personalidade;
  • Uma pessoa íntegra toma as suas decisões com base nos seus valores pessoais, e não em interesses escusos;
  • Um indivíduo íntegro não se vende, infringe leis ou prejudica alguém para obter vantagens para si;
  • Para uma pessoa com integridade, a moral de uma pessoa é o seu melhor cartão de visitas.

A felicidade é imprescindível para um bom desempenho
pessoal e profissional!Clique aqui, faça nosso “TESTE”
e descubra como anda sua felicidade!

Como a pessoa íntegra se comporta?

Ao identificar os benefícios da integridade para a sociedade e para os próprios indivíduos, já conseguimos ter uma boa noção sobre como é o comportamento de quem é verdadeiramente íntegro.

A pessoa íntegra é reconhecida como alguém ético, de conduta reta e honrada. Procura sempre agir de maneira educada, respeitosa, com critérios e justiça. A sua conduta é exemplar nas suas ações, o que se vê no contexto familiar, na carreira, nas relações amorosas e de amizade, entre outras circunstâncias. Por isso, esse indivíduo acredita que a sinceridade, a ética e a honestidade devem ser elementos balizadores — não apenas de sua conduta, mas de todos aqueles à sua volta.

Isso não quer dizer que essa pessoa não cometa erros ou que esteja acima do bem e do mal. Muito pelo contrário: a humildade também faz parte da vida desses indivíduos, que reconhecem as suas imperfeições, arrependem-se, pedem perdão pelos erros e sabem perdoar também aqueles que erram na sua direção. A integridade jamais deve ser confundida com a arrogância ou com o direito de julgar o outro.

Refletindo sobre a força da integridade

Será que você íntegro? Como você avalia essa força dentro de si? Na sequência, você vai conferir alguns questionamentos que qualquer pessoa deve realizar de tempos em tempos para identificar o que tem ido bem e o que pode melhorar nesse aspecto em seu dia a dia.

  • Como a sua integridade influencia as suas ações cotidi­anas?
  • Que elementos evidenciam que você é uma pessoa íntegra?
  • O que você sente quando se depara com pessoas desonestas?
  • Como ser íntegro, você influencia as pessoas a sua volta? De que maneira?
  • Qual a importância da integridade na sua vida?
  • Quais características, íntegras, mais se destacam na sua personalidade?

A subutilização desta virtude

Uma pessoa íntegra acredita que o melhor caminho para ela e para todos os demais indivíduos é seguir uma postura autêntica, reta e honesta. A integridade para ela é uma força que deve ser manifestada todos os dias, por meio dos nossos atos e condutas, e estar presente em todos os contextos em que estejamos inseridos.

Por isso, muitas vezes, pela falta de condições de um ambiente específico (a exemplo de locais onde a corrupção é instituída), o íntegro pode acabar subutilizando a sua força. Isso ocorre porque, por mais que a sua intenção seja positiva, nesses ambientes há condutas desonestas que são ali­mentadas diariamente pela má fé de pessoas também desonestas.

O pior de tudo é que, nesses contextos, a integridade e a honestidade são vistas como fraquezas ou covardias de quem não quer “se dar bem”. Por isso, a construção de uma sociedade íntegra depende de que vários indivíduos simultaneamente defendam e manifestem esse valor nas suas atitudes, o que também deve incluir os seus representantes.

Formas de demonstrar a sua integridade

Por falar em atitudes íntegras, confira a seguir algumas atitudes típicas de quem tem essa retidão de caráter no seu DNA e que servem como dicas para o comportamento de todos nós.

  • Mostre a sua integridade por meio dos seus exemplos, e não apenas de palavras;
  • Mantenha a sua ética e a sua conduta, mesmo que o ambi­ente ao redor não seja o mais favorável;
  • Esteja próximo de pessoas que você considera exemplos de integridade e procure, na inspiração gerada pelas atitudes desses indivíduos, reforçar o seu caráter;
  • Mostre aos indivíduos que preferem o “caminho mais fácil” os benefícios de ser uma pessoa honesta, autêntica e sincera.

Para concluir a nossa reflexão sobre a integridade, fica aqui um pensamento que resume o conceito. Essa frase circula pela internet, mas a autoria é desconhecida: “O errado é errado, mesmo que todo mundo esteja fazendo. O certo é certo, mesmo que ninguém esteja fazendo”.

E você, querida pessoa, já parou para avaliar quais são os seus comportamentos e condutas no dia a dia? Você se considera uma pessoa íntegra? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!