Voltar

Integrar novos funcionários: saiba como criar um ambiente agradável

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / monkeybusiness É fundamental que as empresas implementem programas de integração de novos funcionários, garantindo adaptação seja positiva e natural.

Ingressar em uma nova empresa é sempre um grande desafio para muitos profissionais, uma vez que o novo geralmente traz um pouco de medo e insegurança.

Para minimizar esse incômodo, é fundamental que as empresas implementem programas de integração de novos funcionários, garantindo que a mudança e adaptação seja positiva para ambos — tanto empresa quanto profissional.

Integrar novos funcionários vai muito além de apresentar a empresa ao novo colaborador. A ação implica em criar e proporcionar um ambiente acolhedor e de fácil adaptação, levando o trabalho a fluir de forma natural e produtiva.

Confira algumas dicas de como integrar novos funcionários de forma eficaz, criando um ambiente agradável para o profissional:

Apresente a empresa
Inevitavelmente, o primeiro passo para integrar um novo funcionário é apresentar a organização em que ele irá trabalhar. Explicar a cultura da empresa, seus valores, missão, visão, histórico de mercado, produtos e serviços, bem como as normas, políticas e benefícios, é essencial para que o novo colaborador esteja ciente de tudo que envolve a empresa antes de iniciar seu trabalho.

Além disso, essa apresentação dá respaldo à empresa em caso de queixas sobre algum aspecto referente a ela, e que talvez não tenha sido abordado no momento da contratação do profissional.

Apresente a equipe e as funções
É importante apresentar a equipe e os profissionais com quem o novo funcionário vai trabalhar e conviver diariamente. Separe um tempo para apresentar não só o novo integrante da equipe como também cada componente dela, seus cargos e funções. Assim, o novo colaborador tem a equipe como um apoio caso precise de ajuda na fase de adaptação.

Supervisione e treine o novo colaborador
Outra dica importante é colocar um supervisor para ficar ao lado do funcionário durante a fase de transição. Esse supervisor deve passar todas as demandas e atividades que o novo colaborador irá executar, além de orientar o andamento de suas tarefas e supervisionar se as atividades estão sendo feitas de acordo com as necessidades da organização.

Crie um ambiente agradável e acolhedor
Para que o novo funcionário se sinta bem recebido e acolhido, é necessário que a empresa crie um ambiente agradável e receptivo. Para isso, forneça um espaço aberto para a troca de idéias, cocriação e sugestões, fazendo com que ele se sinta parte do time.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!