Voltar

Inspire-se no Poder Mental dos Atletas Paraolímpicos

Publicado em | 0 comentários
Poder Mental

esporte.ig.com.br/Twitter reprodução A deficiência visual de Ricardo Costa não o impediu de conquistar o ouro no Rio

Estamos vivendo as primeiras Paraolimpíadas do Brasil e, todos os dias, sem exceção, temos testemunhando grandes exemplos de superação e de poder mental dos competidores. Entretanto, o que mais me chama a atenção é a determinação destes atletas de alto rendimento que decidiram ir além em sua condição física e mental e dar o seu melhor para conquistar seus sonhos.

Quem disse que não podemos correr sem enxergar, ou sem ter uma ou as duas pernas? Quem disse que não podemos nadar sem braços? Quem disse que a nossa altura é limitação para levantarmos mais de 100 quilos de peso? Quem disse que uma paralisia cerebral nos impede de praticar esportes e ganhar medalhas de ouro? Quem disse que não dá para jogar vôlei ou basquete sentado? Quem disse que não dá para fazer gol sem ver a trave? Quem disse, já não diz mais!

Os Atletas Paraolímpicos e o seu Poder Mental

Os atletas paraolímpicos provam por A mais B que nada, nada é impossível para quem acredita em si mesmo. Eles escolheram o esporte como um meio para superar seus próprios medos, limitações e vencer. Assim também podemos fazer em nossa vida pessoal e profissional, pois as deficiências, antes de tudo, estão na mente de quem não se reconhece como capaz e merecedor de felicidade e sucesso. Aprenda isso e desenvolva seu poder mental!

Para que estes atletas pudessem competir, cada um teve que enfrentar muitos desafios pessoais e, tenho certeza, que a maioria deles começou a ser vencida na cabeça de cada um. Tiveram que dizer – “eu sou capaz”, “eu posso”, “eu consigo”, “eu mereço” “eu venço” “eu também posso ir além”, “eu faço minha história”. Isso representa assumir o compromisso de ser protagonista da própria vida e não vítima das circunstâncias, situações ou condições genéticas.

Tiveram que vencer os medos de cair, o medo de não conseguir, que aprender a levantar, a jogar o jogo, a superar a desconfiança e o preconceito das pessoas que os consideravam incapazes. Eles também tiveram combater a falta de respeito de parte da sociedade que não reconhece que além de atletas, estas pessoas também são cidadãos que precisam de atenção no que tange a locomoção, acessibilidade, saúde, educação, por exemplo, serviços básicos que todos os seres humanos, independente de sua condição, têm o direito de ter.

Entretanto, nem isso os impediu de alimentar sua perseverança e continuar buscando realizar suas metas e sonhos.

A Vitória é Antes de Tudo Um Processo Mental!

Poder Mental

Metro Jornal/ Sergio Moraes/Reuters Daniel Dias é o nadador brasileiro mais vitorioso em paraolimpíadas

Portanto, antes mesmo de competir, no esporte, estes heróis já eram grandes vencedores na vida, pois os obstáculos sempre foram muitos. E para chegar hoje, onde eles estão, treinaram muito, foram resilientes, focados, determinados e ousaram transpor inúmeros desafios internos e externos.

Não é assim na sua vida também? Você mesmo sendo considerado “normal”, também não tem que enfrentar problemas, desconfianças, limitações e provas? O que te fez seguir em frente e te faz desistir? Você reconhece suas forças e medos? Entende o que te motiva e que te derruba? Por que você não consegue andar, nadar, correr, saltar?

Entenda que se a sua mente não deixa, seu corpo não faz. Por isso, antes de tudo, a determinação dos atletas paraolímpicos é um processo mental, onde eles programam sua mente para que suas habilidades, dons e talentos sejam infinitamente maiores que qualquer limitador físico ou cerebral.  O foco é no que eles têm e não no que lhes falta e, se falta, eles preenchem com sentimentos positivos, treinamento, orientação e com o otimismo de quem nasceu para ir além, nasceu para protagonizar.

Inspire-se nos exemplos dos atletas e perceba também as pessoas à sua volta, aquelas que você vê na rua, no trabalho, na igreja, no trânsito, na faculdade, no supermercado e entenda como nenhuma deficiência pode definir quem elas são. Todo ser humano, independente de qualquer coisa, tem um potencial infinito, escolha então, se você vai ser aquele que vai expandir o seu ou represá-lo. Permita-se e deixe fluir, reprograme sua mente, reveja suas crenças e não deixe que nenhum pensamento ou sentimento te limite mais. Permita-se ir além!

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!