A inspiração é um tipo de motivação que pode ser interior — partindo de nós mesmos — ou proveniente de fatores externos, como o trabalho, a família, os amigos, as conquistas profissionais, as celebridades que admiramos ou um grande amor. Às vezes, até ouvir uma música, ler uma frase ou assistir a um filme é o suficiente para nos sentirmos inspirados.

Quanto maior é a inspiração, maior também é a confiança para fazer escolhas e mudanças e para partir em busca da realização dos nossos sonhos. Neste artigo, você vai compreender melhor a importância da inspiração para o alcance das nossas metas e vai conferir algumas fontes valiosas para que isso ocorra. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

O exemplo como fonte de inspiração

Os exemplos, com certeza, são as melhores fontes de inspiração para qualquer ser humano. Em casa, é por meio dos bons exemplos dos nossos pais e da família que formamos as nossas crenças e valores. No trabalho, por sua vez, somos influenciados por um líder inspirador e que nos estimula a evoluir profissionalmente, bem como por colegas cuja postura e conhecimento admiramos.

Quando nos deparamos com exemplos de pessoas que superaram grandes desafios, também nos sentimos motivados a vencer os nossos próprios problemas. Com isso, podemos perceber que todos nós somos capazes de feitos extraordinários, basta alimentar a crença positiva nas nossas capacidades e habilidades.

As principais fontes de inspiração nas nossas vidas

Conforme citamos, a inspiração para a superação das dificuldades ou para a realização dos nossos sonhos pode vir de diferentes lugares. Se ficarmos atentos ao que se passa ao nosso redor, certamente identificaremos pessoas e histórias que nos servem de exemplo nos mais diversos contextos. Confira, a seguir, algumas fontes possíveis de inspiração.

1. Familiares

Pais, irmãos, tios, avós, primos — todas essas pessoas, e até mesmo parentes mais distantes — podem nos inspirar por diferentes motivos. Uma personalidade alegre, uma história de superação, uma vontade de aprender, os estudos e a inteligência: todos esses são motivos que nos levam a admirar familiares.

PSC

Por mais que você tenha a sua vida e siga o seu caminho, que pode ser completamente diferente das escolhas que os seus familiares fizeram, nada o impede de se inspirar nessas pessoas em alguns aspectos. Lembre-se dos ensinamentos que recebeu e, mais do que isso, dos exemplos práticos que viu ao longo da vida. Valorize essas referências!

2. Amigos

Os amigos, como se diz popularmente, são a família que nos foi permitido escolher. Por isso, é ainda mais fácil admirá-los, afinal de contas, eles são escolhas nossas. Sendo assim, reflita: por que você fez amizade com essas pessoas? Quais são as características delas que você admira e que gostaria de desenvolver em si mesmo?

Não se trata de criar comparações, mas apenas de refletir e inspirar-se nessas referências positivas. Amigos não são perfeitos, de modo que nós também somos capazes de identificar traços negativos neles. Entretanto, você pode filtrar essas características e absorver o que cada um tem de melhor: o humor, a inteligência, o carisma, a determinação, a responsabilidade, a coragem, e por aí vai.

3. Colegas de trabalho

No caso dos colegas de trabalho e dos líderes das empresas em que trabalhamos, nós não os escolhemos, mas podemos aprender a admirá-los. Na sua organização, você certamente poderá admirar as habilidades sociais do seu chefe, a alegria da recepcionista, a organização da secretária, a criatividade do estagiário e a motivação do colega que senta ao seu lado.

Assim como citamos nos grupos de amigos, os colegas de trabalho também podem nos servir de inspiração, seja na construção nas nossas carreiras, seja no próprio humor para conduzir o dia a dia de trabalho. Observe quem trabalha com você e verifique de que maneira essas pessoas podem inspirá-lo.

4. Pessoas famosas

Além das pessoas que de fato conhecemos, também podemos nos inspirar em pessoas famosas, dos mais diversos segmentos. Líderes políticos, atores, apresentadores, cantores, filósofos, empresários, jornalistas, lideranças religiosas, entre outras celebridades podem nos encantar, seja com o seu trabalho, seja com a forma como conduzem as suas próprias vidas pessoais.

Todo mundo tem algum ídolo. Não é à toa que tantos livros biográficos de celebridades do presente e do passado são vendidos anualmente. É importante conhecer as histórias dessas pessoas, pois, frequentemente, sofreram fracassos antes de encontrar o sucesso. Sendo assim, elas servem de inspiração para que nós também encontremos o caminho da vitória. Somos seres humanos, assim como elas!

5. Histórias inspiradoras

Por fim, além das pessoas, também devemos nos deixar inspirar pelas suas histórias, tanto as reais como as da ficção. Como citamos no início do artigo, assistir a um filme e ler um livro podem ser atividades inspiradoras, já que nos envolvemos emocionalmente e aprendemos a admirar as características de determinadas personagens.

Até mesmo músicas, poemas ou simples frases podem nos servir de inspiração. São pensamentos curtos, mas que, muitas vezes, representam visões de vida com uma profundidade que longos textos não são capazes de alcançar. Sendo assim, monitore o tipo de conteúdo que você tem consumido. Ele inspira você? Agrega valor aos seus dias? Reflita!

Inspirando e sendo inspirado

Seja no âmbito pessoal ou profissional, estamos sendo observados em todos os momentos. Por isso, é muito importante estar atento aos nossos comportamentos e ao que estamos transmitindo por meio de nossas ações e falas.

Filhos, amigos, colegas de trabalho, gestores e todas as pessoas com quem mantemos contato são influenciadas por nossas atitudes, em maior ou menor escala. O caminho contrário também acontece, e é justamente nessas pessoas que nós concentramos a nossa atenção e buscamos inspiração.

Tendo isso em mente, convido você a refletir sobre como as suas atitudes têm inspirado as pessoas a seu redor. Que tipo de pensamento e ação você tem compartilhado? Os seus comportamentos podem ser considerados positivos, ou eles ainda precisam ser melhorados?

Por menores que pareçam os nossos gestos, cada vez que fazemos uma coisa boa a uma pessoa ou deixamos de fazer algo ruim a outro ser humano, também estamos inspirando e motivando outros indivíduos a fazerem o mesmo.

Desse modo, se cada um fizer o seu papel na realização dos seus sonhos e objetivos de vida, sem prejudicar e maltratar o outro, também estará estimulando uma corrente do bem, cheia de inspiração e amor ao próximo.

E você, ser de luz, por quem se inspira? Quais são as suas referências na hora de superar as adversidades ou de colocar os seus planos de vida em prática? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!