Todo mês de setembro, eu completo um novo ano de vida. Como faço normalmente, a cada novo ciclo, sempre me pergunto onde eu consegui evoluir como pessoa, profissional e ser humano, quais são os meus sonhos atuais, o que eu deixei para trás e o que eu vou levar daqui para frente. Considero essa reflexão essencial para o nosso processo evolutivo e, por isso, resolvi compartilhá-la para que você também possa fazer a sua.

Se você está lendo este texto, imagino que, certamente, no final do ano passado, tenha feito uma lista de coisas que você gostaria de fazer no próximo ano. Acredito que esse ato de colocar no papel os nossos desejos e sonhos é uma forma de nos conectarmos com o universo e também de nos comprometermos com a nossa própria satisfação e felicidade, em mais aquele período.

Então, eu pergunto a você: se tudo isso é tão importante, por que muitos desistem das suas metas antes mesmo tentar? Por que as pessoas se esquecem dos seus objetivos e vão adiando as mudanças? Por que não se dedicam mais? Por que não aproveitam o ano para transformar os seus desejos em algo real?

Permita-se mudar!

Bem, mudar é, antes de tudo, uma permissão que nos concedemos, ou melhor, uma libertação que damos a nós mesmos. Digo isso porque ninguém faz uma mudança do manequim 48 para o 38 sem mudar a forma de se relacionar com o seu corpo e com a comida. Do mesmo modo, dificilmente um profissional que não acredita nas suas capacidades e habilidades vai ser promovido no trabalho, por exemplo.

Isso significa que não é o mundo que está contra você, mas você mesmo! Estou falando aqui em congruência, resiliência, pensamento positivo e, principalmente, em foco e determinação. Pessoas persistentes, que são perseverantes, não se deixam abater frente às dificuldades ou não se impõem barreiras ou desculpas para parar. Ah, e você acha que essas pessoas têm a vida mais fácil do que a sua? De forma alguma! As suas dificuldades podem ser até maiores, entretanto, desistir não é uma alternativa.

Lute pelos seus sonhos!

Como disse Steve Jobs, “Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do seu futuro que deixa de existir”.  Em outras palavras, cada vez que desistimos das nossas metas, de certa forma, também estamos desistindo de nós mesmos.

PSC

Pense comigo: o que você deixou de viver por que desistiu de tentar? Como a sua vida estaria agora, neste exato momento, se você tivesse tirado alguns daqueles sonhos do papel? Você estaria mais feliz e mais orgulhoso de si mesmo? Você se sentiria mais empoderado e realizado?

Como é maravilhoso quando nós conseguimos transformar um sonho em realidade. Como é divino quando os nossos esforços e a nossa dedicação são recompensados. Isso é fruto de foco, automotivação, paixão, de um poder mental e de uma força emocional sublimes, que nos guiam nas dificuldades, nos fazem suportar as provações e nos levam a superá-las, uma a uma.

Acredite: você também pode! Pode mudar a sua rota e realizar os seus objetivos e metas, só não pode se acostumar a desistir dos seus sonhos, pois são eles que fazem queimar um chama em seu peito, que o elevam, o animam, o guiam e que lhe trarão as realizações pessoais e profissionais que você deseja ter na sua vida.

Você é o único representante dos seus sonhos na face da Terra

O mundo tem mais de 8 bilhões de pessoas, mas só uma delas pode realizar os seus sonhos: você. Se você não agir para concretizar os seus objetivos, ninguém fará isso em seu lugar. Só você sabe o quanto as suas metas são importantes e como elas podem ser colocadas em prática. As outras pessoas até podem auxiliá-lo nesse processo, mas a iniciativa deve ser sua.

É claro que os obstáculos sempre existirão. Realizar um sonho depende de tempo, de dinheiro, de outras pessoas e de outras circunstâncias, mas a maior parte dos fatores depende de nós. O importante é que você defina prioridades. Se o seu sonho é ter uma casa própria, por exemplo, administre melhor o seu dinheiro e invista-o com sabedoria.

Grandes resultados demandam investimentos e muita paciência até que eles cheguem. Por isso, organize-se, defina as suas metas, planeje estrategicamente as suas ações e verifique como você pode superar os obstáculos do caminho. Apenas não desista da sua felicidade, pois ninguém além de você sabe o que o faz verdadeiramente feliz!

Conclusão

Por fim, se você sente que tem dificuldades para definir e cumprir as suas metas e objetivos, a minha dica é: invista em coaching! O coaching é uma metodologia baseada em diferentes áreas do saber que oferece técnicas e ferramentas para acelerar a sua conquista de resultados, tanto pessoal quanto profissionalmente. Conheça o processo e os seus benefícios e tenha todo o suporte de que precisa para conquistar os seus alvos e ir além em todos os sentidos. Para isso, entre em contato com o IBC — Instituto Brasileiro de Coaching e conheça as nossas soluções!

E você, querida pessoa, tem lutado pelos sonhos? Ou tem vivido a vida que os outros querem que você viva? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!