Iniciando a Carreira como Coach

Por: José Roberto Marques | Blog | 28 de outubro de 2015

A carreira de Coach é uma das mais promissoras, recompensadoras e rentáveis da atualidade. / Copyright: Triff.

Formado e certificado, eis que chega a hora tão esperada de apresentar-se ao mercado de trabalho, como um Coach profissional. Antecipo que você escolheu a profissão certa, pois, sem dúvidas, o cenário de Coaching no Brasil, está numa forte crescente e oferece muitas oportunidades para iniciar seu negócio.

Entretanto, para pegar a fatia que lhe cabe neste mercado, que cresce quase 100%, ao ano, é importante colocar em prática seus aprendizados e fazer um planejamento de ações condizente com os seus objetivos. Para isso, o primeiro passo é definir qual será sua área de atuação, ou seja, quais os nichos você deseja atender com os seus serviços.

Saiba que existem diversas possibilidades de atuação e muitas formas de obter ótimos ganhos financeiros. Você pode utilizar sua formação em Coaching para potencializar seus resultados na profissão atual, ou seja, para ser um Coach de sucesso, você não precisa necessariamente, abandonar a sua profissão.

A metodologia de Coaching garante evolução pessoal e profissional, auxilia na identificação de habilidades e competências, proporciona inteligência emocional, entre tantos outros benefícios. Assim como, se você deseja escrever uma nova história, você também pode escolher atuar e dedicar-se integralmente somente à carreira de Coach

O certo, como sabiamente disse Eric Schmidt, ex- CEO do Google, é que, “Todo mundo precisa de um Coach”. Então, se você é este profissional, saiba que muitas pessoas e empresas também precisam ou precisarão de você. Esteja preparado para atendê-las!

Quem pode ser Coach

Diferentes perfis de pessoas podem se tornar um Coach de sucesso. Gestores, psicólogos, nutricionistas, jornalistas, engenheiros, advogados, profissionais de diferentes áreas podem fazer a formação, porém, para ser um Coach, você deve estar atento a algumas características como:

  • Para realizar um trabalho de excelência, você precisa ter fascínio pelo ser humano;
  • Deve querer genuinamente ajudar outras pessoas;
  • Ter compromisso com os valores da humanidade;
  • Seja um indivíduo curioso e busque por conhecimento constante;
  • Trabalhe com ética e de acordo com a metodologia de Coaching.

Nichos e Oportunidades de Coaching

Entre os principais nichos de Coaching já presentes no mercado brasileiro destaco o: Coaching Executivo, Coaching de Liderança (Leader Coach), Business Coaching, Coaching Esportivo, Coaching de Vida, Health Coaching (Saúde), Coaching de Emagrecimento, Coaching do Bem-Estar, Coaching para Atores/Artistas, Coaching Educacional e o Coaching Espiritual, por exemplo.

Independente da área escolhida é certo que trabalhar como Coach é uma dádiva. Digo isso, porque esta é uma profissão que nos proporciona aprendizados constantes no que tange: o comportamento humano, as relações interpessoais e as estratégias de negócios.

No Coaching, do mesmo modo como acontece com os nossos clientes, durante cada sessão, nós também somos convidados a ir cada vez mais além, a expandir nossa visão sobre nós, o outro, o mundo e a crescer pessoal e profissionalmente. Isto, com certeza, é maravilhoso!

Ao atendermos nossos clientes também temos a oportunidade de acumular novas experiências e desenvolver novas capacidades e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais. Estas, por sua vez, nos tornarão ainda mais preparados para atender diferentes perfis de Coachees, sempre com profissionalismo, respeito por sua história, amor, assertividade e maestria.

O caminho para ser um Coach

O Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, oferece a seus clientes, formações, especializações, treinamentos, programas e eventos de Coaching, capazes de provocar o desenvolvimento humano.

Para se tornar um Coach formado pelo IBC, você precisa fazer o Professional & Self Coaching – PSC, a formação em Coaching mais completa do país, com certificação internacional. O curso oferece ao aluno, técnicas e ferramentas comprovadas, capazes de desenvolver habilidades, aprimorar competências, provocar mudanças e proporcionar o alcance de resultados extraordinários.

Ao fazer o PSC, você será um Coach profissional certificado pela maior instituição de Coaching do Brasil, com reconhecimento internacional e estará munido de técnicas, conhecimento e ferramentas para aplicar a metodologia em qualquer nicho de mercado e aprimorar a sua performance profissional.

Outros cursos

O Professional & Self Coaching – PSC te garante a certificação de Coach, porém, o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, oferece outros cursos para que você aprimore ainda mais a sua carreira. Conheça as outras formações disponíveis:

  • Business and Executive Coaching – BEC: após realizar o PSC, você pode fazer o BEC, uma formação em Coaching Executivo e Negócios capaz de potencializar a sua atuação como Coach no ambiente organizacional. Através da metodologia, você aprenderá técnicas e ferramentas que podem ser aplicadas em líderes, gestores e colaboradores de empresas, contribuindo com o desenvolvimento dos mesmos e trazendo resultados efetivos.
  • Especialização em Coaching Ericksoniano – CEK: essa é mais uma formação disponível após a realização do Professional & Self Coaching – PSC. Ela alia os benefícios da Hipnose Ericksoniana às técnicas do Coaching, essa poderosa metodologia de comunicação humana ampliará ainda mais as suas percepções como Coach.
  • Certificação Master Coach: caso você realize alguma das formações anteriores, o próximo passo é a certificação Master Coach, o nível mais alto no Coaching. Um curso capaz de potencializar a sua atuação como Coach, oferecendo autoridade, reconhecimento, liberdade e respeito.

Por onde começar a atuar

Para iniciar sua atuação como Coach e começar a formar sua própria carteira de clientes; você pode iniciar atendendo seus amigos, colegas de trabalho e parentes. Estes primeiros atendimentos serão essenciais para você identificar seu nível de segurança profissional, bem como seus pontos fortes e de melhoria.

Servirá também para você conhecer diferentes tipos de clientes, identificar seus perfis comportamentais e o estado desejado ao procurar este processo. Com isso, você também poderá aplicar diversas técnicas e ferramentas do Coaching, acumular experiências práticas e compreender melhor como atender as necessidades específicas de cada um dos seus Coachees.

Outro ponto importante é investir numa boa divulgação. Divulgue seu trabalho, com frequência e coesão, em suas redes sociais, escreva em blogs parceiros ou crie um blog para falar mais de seu nicho de Coaching. Se possível, invista num site próprio, onde além de seus contatos e currículo profissional, os clientes também tenham acesso a bons conteúdos relacionados ao seu trabalho.

Outro ponto essencial, para potencializar sua carreira, é tornar-se, verdadeiramente, um embaixador do Coaching. Para isso, você deve divulgar esta metodologia em todos os lugares, mostrar seus benefícios e diferenciais e ter sempre uma postura profissional condizente com a de um verdadeiro Coach.

Principais erros de um Coach em início de carreira

Qualquer profissional em início de carreira deve se capacitar e aprimorar suas competências, para assim, entregar os melhores resultados para os seus clientes, o mesmo acontece com o Coach. Porém, ao iniciar está carreira, muitos profissionais cometem alguns erros, conheça alguns deles:

  • Falta de experiência com o processo e as ferramentas de Coaching: o pouco conhecimento em relação a metodologia e suas ferramentas, muitas vezes faz com que o Coach atue de forma robotizada e acabe muito dependente dos roteiros das sessões. Como consequência, o profissional acaba focando no processo e não no discurso do cliente;
  • Não buscar por capacitação: muitos Coaches acreditam que, ao realizar uma formação de 8 dias, todo o conhecimento sobre Coaching já foi adquirido. Isso é um equívoco. É preciso fazer treinamentos, leituras sobre o assunto, participar de fóruns e assim, aprimorar ainda mais o conhecimento sobre o tema;
  • Atender com Coaching demandas da psicologia e outras modalidades: por vezes, pessoas procuram no Coaching, a resolução de problemas, questionamentos e transtornos que devem ser tratados por psicólogos ou psiquiatras. Alguns Coaches em início de carreira cometem o erro de acharem que apenas o Coaching e seu trabalho serão capazes de proporcionar ao Coachee, os resultados que ele deseja;
  • Não escolher um nicho: alguns Coaches, ao começarem a atuar na área, atendem a todo o tipo de cliente, aquele que procura o Coaching para a sua carreira, para o relacionamento, para emagrecer, etc. O ideal é que o Coach escolha um nicho de atuação e assim, aplique as técnicas e ferramentas de forma assertiva, de acordo com a sua especialidade e o problema do cliente;

Lembre-se que seus exemplos, seus resultados, sua forma de se comunicar e atender os seus clientes serão seus grandes cartões de visitas e dirão muito sobre você. Por isso, procure sempre oferecer um trabalho extraordinário aos seus Coachees, eles são suas grandes fontes de indicações e sua chance de expansão e crescimento na carreira.

Aproveite estas dicas e construa uma carreira extraordinária como Coach!