Haveseen/Shutterstock A Indução da Ilha Segura é um convite ao autoconhecimento de forma ampla e profunda

A seguir, a clássica indução da ilha segura. Uma metáfora/história bastante proveitosa quanto ao acesso à mente inconsciente, pois pode ser significada de maneiras diversas.

Tenho usado essa metáfora de indução como base para um roteiro de acesso à mente inconsciente já há alguns anos e os resultados têm sido excepcionais. Esteja aberto a modificar essa metáfora conforme fizer sentido para você. A busca pela sua forma de fazer é um importante exercício de autoconhecimento.

A Indução da Ilha Segura na Prática

Atenção: você pode usar esta metáfora para auto-hipnose. Sempre que um coach passa pelo processo acaba adquirindo know-how para aplicar em coachtório, tornando-se cada vez mais hábil na condução do transe e na aplicação das sugestões pós-transe.

Esta indução pode ser usada como um recurso. Talvez você gosta­ria de aproveitar uma caminhada em uma ilha maravilhosa e quente.

É uma ilha que apenas você conhece. É suficientemente longe da costa e, dessa forma, ninguém presta atenção nela, mas é suficientemente perto, assim você pode ir até ela sempre que quiser. Apenas você sabe que ela existe, ninguém mais pode vê-Ia.

É uma ilha maravilhosa, é o seu lugar secreto e apenas você sabe como ir até lá, quando precisa sentir segurança e proteção. Lá você pode se sentir muito SEGURO… PROTEGIDO… e CONFORTÁVEL.

PSC

Existe uma pequena montanha no meio da ilha, de onde você pode ver outros lugares, uma vez que a ilha é suficientemente pequena para que você veja tudo. Você pode ver facilmente se há um navio do mar vindo até você. Algumas vezes, alguns navios aportam perto, mas eles nunca veem a ilha. Você pode se sentir muito seguro aqui, certo? E aqui tem comida e água suficiente para você comer e beber sempre que você quiser.

Sinta o calor do sol em sua face… repare nos sons que você escuta… o som da brisa movendo as folhas e as árvores levemente… o som da água de um riacho que corre calmamente através da montanha…

Talvez você queira deitar-se na grama, permitindo que o sol te aqueça e relaxe… e você pode começar a perceber o quão calmo e seguro você se sente… tão relaxado… tão confortável… seguro e protegido. Você pode se sentir seguro e protegido aqui, certo?

Nessa ilha, você será capaz de encontrar tudo o que você precisa para se sentir confortável e seguro… Existe uma pequena cabine na floresta onde você pode dormir protegido e confortavelmente. Tem todas as coisas que você gostaria de ter por perto. Olhe dentro da cabine… preste atenção no que você vê…

Peça ao coachee que descreva o que ele/ela vê.

O vento começa a soprar e as nuvens se aproximam, criando uma sombra sobre a ilha, mas as nuvens passam e o sol sai novamente para lhe aquecer, e todas as plantas que crescem aqui, crescem apropriadamente. Algumas vezes há tempestades… e a chuva cai na ilha… o vento move as plantas de lado a lado.

Os ramos das árvores se movem para baixo e para cima com o vento. Mas as raízes das árvores estão protegidas dentro da terra. As árvores ficam firmes mesmo quando são mexidas pelo vento. E quando a tempestade vai embora, as plantas se FORTALECEM e se sentem ainda mais FORTES que antes, porque suas raízes as mantiveram FIRMES na terra.

Elas sugam todos os nutrientes da terra que a água entrega pelas suas raízes e, assim, elas podem se sentir CONFIANTES de que irão FLORESCER COM SEGURANÇA nessa ilha. E você pode CONFIAR que esse é um lugar que você pode ir quando quiser, porque é o seu lugar especial, sua ilha secreta.

E agora você tem um minuto de tempo, mas fique com todo o tempo que você precisar neste transe para aproveitar o estar nessa ilha, confortavelmente e protegido. Eu estarei em silêncio enquanto você aproveita esta experiência…

E conforme você fica pronto para retornar à costa, você sabe que sempre poderá retornar para sua ilha quando precisar, para encontrar conforto e segurança.

Recursos: este é um transe de cura para ajudar o coachee a instalar recursos positivos, serve como um melhor quadro de re­ferência. Ajuda o cliente a recobrar experiências de vida positivas internas – um evento marcante, uma experiência com um amigo.