Voltar

Indicadores de RH – Quais são e Como Aplicar?

Publicado em | 0 comentários

Your Design/Shutterstock Os Indicadores de RH ajudam as empresas a mensurar seus resultados e corrigir falhas em seus processos

Todas as empresas precisam ter mecanismos efetivos para mensurar e avaliar seus progressos e pontos de melhoria organizacionais. Neste sentido, os indicadores de RH são poderosos aliados, pois trazem informações importantes quanto a diversos temas importantes no dia a dia das organizações.

Identificar as ações que estão surtindo bons resultados bem como aquelas que precisam ser implantadas e corrigidas é essencial para criar um ambiente de trabalho profícuo, onde os profissionais tenham condições de exercer suas demandas e fazê-las com motivação, engajamento e maestria.

Assim, os indicadores de RH, a exemplo do Balanced Scorecard, trarão uma perspectiva do estado atual e dirá qual caminho seguir para chegar ao estado desejado da empresa. Este guia servirá ainda para organizar um planejamento estratégico mais efetivo e com ações que realmente tragam os resultados esperados, tanto no que tange à gestão dos processos como a de pessoas.

 Exemplos de Indicadores de RH

Qualificação de funcionários; produtividade; desempenho, assiduidade; clima organizacional; número de contratações e demissões; incidência de doenças e acidentes de trabalho; turnover e problemas trabalhistas: são alguns dos principais indicadores de RH.

Estes indicadores dão uma dimensão mais realista do que acontece na organização e permite aos gestores traçar estratégias mais assertivas para potencializar o que está dando certo e, especialmente, para eliminar aqueles problemas que estão prejudicando o desempenho dos colaboradores e crescimento da empresa.

Como Definir os Indicadores?

Cada empresa de acordo com sua própria realidade é que vai definir quais serão os seus parâmetros de RH, ou seja, os indicadores que deseja mensurar e melhorar. Deste modo, uma organização pode ter como indicadores de RH o turnover, a assiduidade e a produtividade, por exemplo. Já outra, pode escolher avaliar o número de contratações e de problemas trabalhistas em determinado período.

Os indicadores são uma ferramenta de análise essencial. Por isso, o departamento de RH, em parceria com os líderes e direção, deve definir claramente os critérios e pontos a serem avaliados. Esta objetividade permite extrair um número maior de informações e, estas, por sua vez, basearão os planejamentos de ações para eliminar os gaps apontados.

Invista em Coaching Empresarial

Assim, podemos concluir que os indicadores de RH são realmente um poderoso mecanismo que ajuda as empresas a expandirem a visão de si mesmas e evoluir os seus processos internos e externos. De posse dele, é hora de pensar no que fazer com estas informações. Aqui entra o Coaching Empresarial, uma abordagem voltada a atender às organizações e ajudá-las a conquistar os mais altos patamares organizacionais.

O Coaching Empresarial ajuda a desenvolver novas estratégias, incorporar novas comportamentos no ambiente organizacional e, com isso, traçar um plano de ações mais efetivo para resolver as lacunas e manter e aprimorar o que está dando certo. Assim, trabalha no desenvolvimento das habilidades e competências nos gestores e colaboradores, de modo que isso permita a instituição realmente conquistar os resultados esperados.  Invista em Coaching!

Gostou do artigo? Comente, curta e compartilhe conhecimento!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!