Muitos empregos são conquistados não apenas por conta das competências profissionais ou da formação acadêmica do indivíduo. Atualmente, a indicação (o famoso QI —“Quem Indica”) é tão importante quanto uma boa qualificação profissional.

Você, amigo leitor, já indicou alguém para uma vaga de emprego? Já foi indicado por algum amigo ou familiar? Será que esse comportamento tem mais vantagens ou desvantagens? A indicação de pessoas para vagas de emprego, por mais que seja comum, apresenta alguns pontos de atenção. Neste artigo, vamos compreender os prós e contras dessa atitude. Para saber mais sobre o assunto, é só seguir em frente e dar continuidade à leitura!

Indicando pessoas para vagas de trabalho

Segundo uma pesquisa feita pela Catho, com mais de 40 mil profissionais, 59% das funções preenchidas no mercado de trabalho são baseadas em indicação. De acordo com os dados, 70% dos trabalhadores utilizam o seu networking para procurar emprego, e 75% das organizações usam a indicação de colaboradores como ferramenta de divulgação das vagas ofertadas.

A indicação é, sem dúvida, um fator importantíssimo na busca por uma colocação profissional, principalmente se o candidato indicado superar as expectativas dos contratantes. Mas e no caso de o profissional não suprir as necessidades que a empresa espera? O que fazer nestas situações? Será que isso pode prejudicar a imagem de quem fez a indicação?

É sempre importante avaliar os prós e contras antes de indicar um amigo para o trabalho. Confira as vantagens e desvantagens dessa atitude.

Vantagens

  • Uma boa indicação pode somar pontos para você dentro da empresa. Isso se deve ao fato de que, se o QI der certo, é sinal de que você possui um bom círculo de amizades profissionais e que sabe reconhecer os pontos fortes dos seus conhecidos;
  • Uma indicação eficaz torna a adaptação do profissional mais rápida e melhor. Isso ocorre porque o amigo indicado tende a ter comportamentos em comum com o profissional que já é colaborador da empresa, e, se ele se adaptou, o candidato também poderá se adaptar de maneira mais fácil e acelerada;
  • Uma boa indicação também proporciona uma integração mais rápida ao ambiente, aos processos e às relações no trabalho. Tendo uma pessoa conhecida na empresa, será mais fácil se envolver com as atividades e com as pessoas.
  • Para os gestores, contratar alguém que é conhecido de algum funcionário tende a ser mais tranquilizante, pois a tendência é que seja alguém de confiança — o que não é tão certo quando a pessoa contratada não conhece ninguém de dentro.

Desvantagens

  • A pessoa indicada pode não ser um bom profissional, o que pode prejudicar a imagem daquele que fez a indicação diante dos superiores;
  • O profissional indicado pode não se adaptar ao trabalho e à empresa, ficando pouco tempo na função;
  • Se o indicado não for de confiança, ele pode prejudicar a forma como as outras pessoas enxergam quem fez a indicação dentro da empresa. Isso acontece porque as pessoas costumam julgar o seu caráter de acordo com as pessoas com quem você convive.

Dicas para indicar amigos nas empresas, sem que isso prejudique o seu trabalho

Agora que você já compreende que o ato de indicar algum amigo ou conhecido a uma vaga de emprego tem os seus prós e contras, fica mais fácil entender o quanto precisamos ser seletivos e cautelosos antes de tomar essa decisão. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como proceder nessas circunstâncias, sem que isso prejudique a sua imagem profissional.

  • Certifique-se de que a pessoa indicada é realmente qualificada e ideal para o cargo que está sendo oferecido. Nesse sentido, peça informações detalhadas sobre a vaga que foi aberta e sobre o perfil que os gestores estão procurando — considerando não apenas as competências técnicas, mas também verificando se o perfil comportamental do seu amigo é compatível com a cultura da organização.
  • A famosa frase “amigos, amigos; negócios a parte” deve ser lembrada nessas situações. Antes de indicar um amigo, lembre-se de que o ambiente profissional precisa ser levado a sério, independentemente de laços de amizade. Se o seu amigo for realmente um bom profissional, ótimo. Entretanto, se não for, não coloque o seu emprego em risco;
  • Verifique se a pessoa que você vai indicar realmente suprirá as exigências da vaga e as expectativas empresa. Converse com ela, peça um currículo, pergunte sobre a sua formação profissional, enfim, faça você mesmo uma “entrevista prévia” para verificar se essa pessoa se encaixa no perfil procurado.
  • Tome cuidado com quem você indicará. O simples ato de indicar um amigo ou um conhecido fará com que os seus colegas e chefes o julguem como uma pessoa próxima a você;
  • Preocupe-se com a personalidade do indicado e verifique se ele se encaixa no clima da equipe da qual fará parte. Indicar um amigo tímido para participar de uma equipe extremamente comunicativa pode não ser a melhor ideia;
  • Verifique se aquilo que a empresa tem a oferecer (salário, benefícios, infraestrutura etc.) está dentro das expectativas da pessoa.

Conclusão

PSC

Como você pode perceber, as indicações são excelentes meios de obter um emprego. O “testemunho” de um amigo que já trabalha na empresa pode facilitar o seu acesso a ela. Da mesma forma, você também pode ajudar os seus amigos na recolocação profissional, recomendando-os para as vagas em questão. Apenas certifique-se de seguir as dicas acima, de modo que a sua imagem profissional não seja comprometida por uma indicação inadequada. Pense no outro, mas não se esqueça de si mesmo!

E você, ser de luz, já indicou ou foi indicado por alguém? Como foi essa experiência? O que você pensa sobre pessoas que indicam ou que são indicadas para determinadas vagas de emprego? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!