Voltar

Indicação de amigos no trabalho: vantagens e complicações

Publicado em | 0 comentários
mão selecionando perfil profissional

© Depositphotos.com / Jirsak Atualmente, a indicação é tão importante quanto a qualificação profissional, mas é essencial avaliar os prós e contras antes de indicar um amigo para o trabalho.

Muitos empregos são conquistados não apenas por conta das competências profissionais ou da formação acadêmica do indivíduo. Atualmente, a indicação (o famoso QI – quem indica) é tão importante quanto uma boa qualificação profissional.

Segundo pesquisa feita pela Catho com mais de 40 mil profissionais, 59% das funções preenchidas no mercado de trabalho são baseadas na indicação. De acordo com os dados, 70% dos trabalhadores utilizam seu networking para procurar emprego, e 75% das organizações usam a indicação de colaboradores como ferramenta de divulgação de vagas ofertadas.

Vantagens e complicações na indicação de amigos para o trabalho

A indicação é, sem dúvida, um fator importantíssimo na busca por uma colocação profissional, principalmente se o candidato indicado superar as expectativas dos contratantes. Mas, e no caso do profissional não suprir as necessidades que a empresa espera? O que fazer nestas situações?

É sempre importante avaliar os prós e contras antes de indicar um amigo para o trabalho. Confira algumas dicas:

Vantagens

  • Uma boa indicação pode somar pontos para você dentro da empresa. Isso porque, se o QI deu certo, é porque você possui um bom círculo de amizades profissionais;
  • Uma indicação eficaz torna a adaptação do profissional mais rápida e melhor, isso porque o amigo indicado tende a ter comportamentos em comum com o profissional que já é colaborador da empresa e, se ele se adaptou, o candidato também poderá se adaptar de maneira mais fácil e acelerada;
  • Uma boa indicação também proporciona uma integração mais rápida ao ambiente, aos processos e às relações no trabalho. Isso porque, tendo uma pessoa conhecida na empresa, será mais fácil se envolver com as atividades e as pessoas.

Desvantagens

  • A pessoa indicada pode não ser um bom profissional, o que pode prejudicar sua imagem diante dos superiores;
  • O profissional indicado pode não se adaptar ao trabalho e à empresa, ficando pouco tempo na função;
  • Se o indicado não for de sua confiança, ele pode prejudicar a forma como as outras pessoas te enxergam dentro da empresa. Isso porque as pessoas costumam julgar seu caráter de acordo com as pessoas com quem você convive.

Dicas para indicar amigos sem prejudicar seu trabalho

  • Certifique-se de que a pessoa indicada é realmente qualificada e ideal para o cargo que está sendo oferecido;
  • A famosa frase “amigos, amigos e negócios a parte” deve ser lembrada nessas situações. Antes de indicar um amigo, lembre-se que o ambiente profissional precisa ser levado a sério, independentemente de laços de amizade. Se o seu amigo for realmente um bom profissional, ótimo. Mas, se não for, não coloque o seu emprego em risco;
  • Verifique se a pessoa que você vai indicar realmente suprirá as exigências da vaga e as expectativas empresa;
  • Cuidado com quem indicará. O simples ato de indicar um amigo ou um conhecido fará com que seus colegas e chefes o julguem como uma pessoa próxima a você;
  • Preocupe-se com a personalidade do indicado e verifique se ele se encaixa na cultura organizacional antes de indicá-lo.

E você, já indicou ou foi indicado por alguém? Como foi essa experiência? Compartilhe deixando o seu comentário. E lembre-se de sempre curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!