Voltar

Inconsciente Pessoal, Inconsciente Coletivo e Persona

Publicado em | 0 comentários
Inconsciente Pessoal

Sergey Nivens/Shutterstock A mente guarda todas as facetas da alma humana e o inconsciente pessoal aquilo que não queremos acessar

Quando tratamos da mente humana, é importante entender que a totalidade do inconsciente compreende dois aspectos: o inconsciente coletivo e o inconsciente pessoal. É exatamente sobre estas duas importantes facetas da mente humana, bem como sobre a persona que vamos tratar neste artigo. Continue lendo e entenda melhor como cada uma atua e funciona

Inconsciente Pessoal

Inconsciente Pessoal

Patrice6000/Shutterstock No inconsciente pessoal guardamos nossa sombra, aspectos da nossa personalidade que desejamos esquecer

O Inconsciente Pessoal refere-se a experiências que não foram aceitas por nosso ego, tais como conflitos pessoais, morais e lembranças ruins. Por isso, tentamos a todo custo controlar estas memórias negativas para não acessá-las novamente e repetidamente reviver determinados tipos de dores e sofrimentos.

É, portanto, no inconsciente pessoal que estão escondidas as nossas qualidades mais desagradáveis e, por esse motivo, acabamos encobrindo de nós mesmos. Entretanto, quando é necessário estes conteúdos, guardados em nosso inconsciente pessoal, tem fácil acesso ao nosso consciente.

Inconsciente Coletivo

Incossciente Pessoal

Marrishuanna/Shutterstock O Inconsciente Coletivo guarda as memórias ancestrais e nos faz repetir ideias e comportamentos dos nossos antepassados

Querendo ou não, o homem está ligado física e intelectualmente ao seu passado pessoal, assim como ao de sua espécie ao longo de anos de evolução. O inconsciente coletivo é o acervo de “imagens primordiais”, que se referem ao mais primitivo desenvolvimento da psique.

Essas imagens são heranças de nosso passado ancestral que engloba desde os nossos antecessores animais até os humanos e que nos fazem agir e reagir em relação ao mundo tal qual o conhecemos. Os conteúdos do inconsciente coletivo são os principais ativadores de comportamentos pré-formados desde o nosso nascimento.

Persona

Inconsciente Pessoal

wakebreakmedia/Shutterstock A persona reflete a personalidade da pessoa, e a forma como ela se relaciona com o mundo

Persona é uma estrutura da psique que gira em torno do Eu, e cuja relação com o próprio Eu muda continuamente ao longo da vida. Refere-se à forma como o indivíduo se mostra externamente, o seu papel e suas relações com o mundo, com a cultura e com a sociedade em que vive.

Persona refere-se ainda à forma como o indivíduo responde à sociedade e à facilidade que ele tem em adaptar-se ao coletivo. Podemos chamar de persona tudo o que se refere ao indivíduo dentro da sociedade. Suas opiniões suas formas de expressão, seus pensamentos e sentimentos, seu consciente e seu inconsciente, tudo o que media sua individualidade e as exigências culturais e sociais do meio em que vive.

Diz-se que no teatro grego, persona era o nome dado às mascaras que os atores usavam para representar personagens e seus diversos papéis sociais, bem como alterar as vozes para que fossem amplificadas e se fizessem ouvir.

Essa referência do teatro grego também pode ser aplicada aos dias atuais, onde para nos adaptarmos a exigências da sociedade e da cultura na qual estamos inseridos, por muitas vezes precisamos fazer uso de mascaras para representar os mais diversos papéis na sociedade, ainda que não estejamos de acordo com seus padrões.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!