Voltar

A Importância em Criar e Cumprir Metas

Publicado em | 0 comentários
teste

Para alcançarmos nossos objetivos, é importante que tenhamos metas muito bem definidas. Veja maneiras fáceis e práticas de cumprir com maestria todas elas! | alex_supertramp | DepositPhotos.com

Volta e meia você encontra a palavra “metas” pelos textos que lê, nas aulas que tem na faculdade, diariamente no trabalho. Você sabe basicamente o que elas são, sabe que elas são importantes, mas talvez não tenha entendido o quanto elas representam para qualquer empresa e também para o autodesenvolvimento de um profissional.

Há uma grande relevância no ato de criar e cumprir metas, principalmente na sua carreira, mas também pelo lado pessoal em qualquer coisa que fizer.

A importância das metas na vida

Nada sobrevive por muito tempo sem as metas. Bem, quase nada, mas, vamos ficar com os exemplos que nos mostram o que devemos ver. Por exemplo, imagine que você precise entregar uma quantidade de trabalhos no dia X. É um projeto e, como todo projeto, tem várias fases. Cada fase representa uma meta a ser alcançada. Então, entendemos que cada fase se torna essencial para que a próxima seja completada.

Levando tudo isso em consideração, é possível compreender que as metas compõem um caminho. Elas são um final, sim, elas são. Mas esse conjunto de finais nos leva a um destino. É como se você tivesse em ônibus que parasse em diversos terminais até chegar ao seu destino final. As metas são assim. Por isso sempre se fala nelas no plural, porque geralmente é um conjunto de metas que constrói a caminhada de qualquer planejamento.

Um vendedor de telemarketing precisa bater sua meta todos os meses. Essa meta que a ele é atribuída significa para a empresa uma parcela do que precisa ser feito para que no final do mês o saldo seja positivo. Então, por mais periférico que o trabalho seja, acaba contribuindo para o objetivo geral. E toda meta converge para isso.

E por que são tão importantes para a sua vida? Porque ao passo que você entende que nem sempre os dias serão de acontecimentos grandiosos, mas sim de pequenas ocorrências, que podem ser bastante úteis depois de certo tempo se unidas a todas as outras pequenas ocorrências, você passará a valorizar cada detalhe do que faz ou do que acontece na sua rotina.

Criar e cumprir metas ajuda na motivação

Para começar a viver dessa forma não é tão difícil. Aliás, é bem fácil e pode ser feito de um modo quase que automático. Quando você acordar, desafie a si mesmo que conseguirá tomar banho e se arrumar em 15 minutos. No trabalho, desafie-se a conseguir fazer todo o trabalho do dia na metade do expediente. Desafie-se todo dia a diminuir a quantidade de açúcar ingerido.

E vá fazendo pequenas atividades como essas, brincadeiras com você mesmo, desafios que podem até lhe entreter. Porque uma pessoa que não se desafia, não sabe qual é o seu limite, apenas acha que conhece. Ela não sabe até onde pode chegar e por causa disso, através de qualquer frustração, ela pode se desanimar e perder o foco.

Não caia nessa. Criar e cumprir metas são excelentes formas de manter a sua motivação oxigenada! Faça isso todos os dias com atividades corriqueiras e você verá uma nova forma de pensar sendo consolidada na sua mente.

Como criar uma organização de metas

É simples criar uma organização de metas. Primeiro, divida todas as suas metas em três grupos: as diárias, as mensais e as anuais. Vá pensando em todas aquelas que se encaixam dentro dessas categorias. Se possível faça uma planilha no Excel ou até no aplicativo Evernote, que é bem melhor para você por ser mais prático e fácil.

Vá checando as suas metas diárias todos os dias antes de dormir. Também olhe para elas quando acordar para que se lembre o que deve fazer quando o dia começar. Todo final de mês cheque a sua tabela de metas e veja o que você fez e não fez e o que deverá melhorar para o próximo mês.

E, na tabela de final de ano, veja como foram os últimos 12 meses e verifique se você merece ganhar um prêmio ou não. Para ser imparcial, encare essa tabela de metas como se fosse de um subordinado seu no emprego. Se na tabela mostrar que você foi compromissado, se presenteie, afinal, você merece.

Mas, se você falhou, fique sem o seu mimo e trabalhe mais duro. O importante é que na próxima vez você já esteja maduro e consciente de que pode fazer melhor.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!