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A Importância dos Feedbacks no Trabalho

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Entenda a importância de aplicar feedbacks efetivos no ambiente de trabalho. Clique e confira! | Rawpixel | DepositPhotos.com

No ambiente de trabalho muitas coisas são importantes. Não se trata apenas de chegar lá, fazer o que se deve, receber seu pagamento e continuar assim por um bom tempo. O trabalho se torna uma segunda casa para a maioria das pessoas. Afinal, elas passam em média 8 horas por dia no mesmo ambiente, com as mesmas companhias, realizando as mesmas tarefas, ano após ano. O que isso tudo significa?

Que é necessário o uso de ferramentas de Coaching para tornar a produtividade, a motivação e, o principal, um alinhamento perfeito nas ações dos colaboradores com as metas da empresa. Entre essas ferramentas está o feedback.

O que é feedback e qual a sua importância para o profissional?

Algo que nenhum profissional quer se sentir: perdido. Sabe quando você está realizando alguma tarefa, que não sabe ao certo se está indo tudo bem, você tem apenas a noção, mas não o conhecimento avançado que alguém, como o seu superior, por exemplo, tem. E após o fim dessa tarefa você recebe outras demandas e assim você segue o seu trabalho, cumprindo com suas atribuições. Só que um dia você é demitido sem mais nem menos ou chega o fim do seu contrato e ninguém quer renovar, porque a empresa está passando por momentos financeiros difíceis.

E aí, o que fazer? Procurar um emprego na mesma área, não é mesmo? Afinal, você tem muita experiência nesse cargo e não vai desperdiçar esses anos todos fazendo outra coisa. E então a entrevista de emprego chega e na entrevista você não consegue dizer quais são os seus pontos fortes, não sabe se esquivar de uma pergunta mais contundente acerca de suas habilidades que talvez não estejam tão desenvolvidas assim, porque em todos aqueles anos de empresa, você não soube quais eram os seus pontos de melhoria.

A arte que envolve o feedback é o oposto de um trabalho automático e não-humano, maquinário. O feedback acontece quando o gestor dá um retorno sobre o trabalho para um profissional. Ele aponta os pontos fortes, os fracos, faz críticas construtivas, é firme quando tem que ser, ou seja, o feedback é um espelho explicativo do trabalho que você está realizando

E por que ele é tão importante? Porque o profissional só pode se autodesenvolver se conhecer a si mesmo. Se isso não acontecer, o progresso substancial e significativo da carreira pode ser um pouco mais difícil. Por isso é tão importante ter um feedback ativo e de qualidade dentro de qualquer organização.

Cuidado ao dar um feedback

O feedback é uma ferramenta do Coaching muito delicada. Porque às vezes o profissional não quer ouvir o que você tem a dizer sobre o baixo rendimento ou algumas imperfeições em seus afazeres. Ok, em uma empresa com muitos funcionários é comum encontrar pessoas que não conseguem levar uma crítica com uma percepção mais construtiva. E é trabalho do líder gerir e tentar melhorar essas personalidades.

Mas, de toda forma, ao realizar um feedback, sempre faça com cuidado. Porque em vez de você ajudar o profissional a conhecer mais de si mesmo, você poderá desmotivá-lo e prejudicar o andamento operacional da empresa.

Como fazer um feedback cuidadoso?

Existem várias formas de fazer um feedback cuidadoso. A melhor delas, quando houver uma crítica, é chamar na sua sala a pessoa em questão e exibir alguns pontos positivos que realmente existem no trabalho desse funcionário.

E aí você faz o seguinte: “Olha, fulano, você vem realizando um ótimo trabalho durante esse mês, apreciei muito o seu posicionamento a respeito do trabalho extra que a nossa empresa estava precisando realizar e todos nós conseguimos sair de uma situação de pressão, graças a profissionais como você que fizeram um ótimo trabalho. Também te chamei aqui para trocar uma ideia sobre certos aspectos no seu desempenho da última semana. Achei estranho porque você é um profissional que normalmente faz mais e melhor do que foi realizado. Tem algo lhe incomodando?”.

Digamos que essa é uma abordagem extremamente cuidadosa, preocupada, natural de um gestor que entende e procura entender a sua equipe. Mas que não deve ser utilizada em casos de reincidência, pois cada caso é um caso.

Então, atente-se para alguns detalhes nessa fala que eu coloquei mais acima. Veja que em nenhum momento eu utilizei palavras que pudessem passar uma sensação de contrariedade, como “porém, mas, no entanto”, fazendo com que o teor positivo do elogio fosse comprometido em virtude da crítica no feedback.

Agora que você já sabe como fazer um feedback, comece a implementar na sua empresa essa técnica maravilhosa e que pode mudar a rotina de trabalho.

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