Trabalhar com gerenciamento de integração nos projetos desenvolvidos pela sua empresa é essencial para conseguir integrar de maneira coesa diferentes braços da atividade. Os projetos que possuem os melhores resultados são aqueles em que existe correto planejamento de custos, atividades, divisão de tarefas, entre outros. Por isso, conseguir trabalhar com tantas vertentes sem deixar que nenhuma delas escape do planejamento é essencial.

O Que é Gerenciamento de Integração?

É interessante compreender o conceito de gerenciamento de integração em projetos para que fique mais clara qual é a sua relevância para o sucesso das suas atividades. Basicamente, o gerenciamento de integração é o conjunto de processos que é utilizado para que o gerente do projeto verifique que todas as etapas estão sendo realizadas com assertividade e, que o objetivo, será alcançado com sucesso.

O gerente reúne informações a respeito dos planos, objetivos e metas do projeto para que possa, em conjunto com as eventuais dificuldades e restrições, criar um modelo funcional, em que se tenha facilidade para tocar as atividades. Através do sistema de gerenciamento de integração, o gerente garante que todas as tarefas que devem ser realizadas em conjunto trarão os resultados esperados.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Qual a Importância do Gerenciamento de Integração em Projetos?

Para que você entenda melhor a importância do gerenciamento de integração listei alguns tópicos.

Comunicação Eficiente

O principal ganho que se tem com o processo de gerenciamento de integração é ter uma boa comunicação entre o gerente e os demais colaboradores. É essencial que exista um diálogo claro entre os gestores de diferentes partes do projeto, bem como com os subordinados que irão executar as tarefas. Isso evita desgastes pessoais, retrabalho e custos desnecessários.

Soluções Criativas Antes dos Problemas

PSC

Realizar o gerenciamento de integração em projetos significa ter exposto diante de si os eventuais problemas e objetivos conflitantes buscando, assim, soluções criativas e inteligentes para resolver essas situações. Se não houvesse esse processo de avaliação, os problemas surgiriam e poderiam pegar o gerente e a equipe de surpresa. É bem melhor conhecer os percalços do caminho antes de iniciar as atividades e já buscar soluções efetivas para saná-los efetivamente e sem maiores desgastes.

A realização profissional é um dos principais ingredientes para conquistar a felicidade.Faça o nosso teste para descobrir se você é feliz!

Cronograma

Trabalhar com prazos apertados é uma realidade e, para que nada fuja do controle, é essencial ter um cronograma devidamente desenhado já no começo do projeto. O processo de gerenciamento de integração permite definir datas limite para cada etapa. Verificar os momentos-chave para cada resolução ser cumprida faz toda a diferença.

Para você ficou claro como o gerenciamento de integração pode ajudar a resolver questões problemáticas antes de iniciar o projeto? Deixe seu comentário falando sobre como esse sistema funciona em seus projetos.