Os sonhos são uma forma de comunicação entre a mente consciente e inconsciente e, por isso, eles podem ter muito a nos dizer. Essas cenas que povoam a nossa mente enquanto dormimos, que muitas vezes se mostram sem nenhuma coerência ou lógica, são capazes de trazer à tona pensamentos ocultos. Nesse sentido, interpretar sonhos pode ser uma ótima maneira de se conhecer melhor, mas para isso é necessário estar aberto para analisá-los e encontrar seus significados.

Por Que Sonhamos?

Muitos estudos já foram realizados para descobrir a razão pela qual sonhamos, mas nenhum chegou a uma resposta exata. No entanto, o que ficou claro é que diversas atividades neurológicas ocorrem durante o sono, especialmente quando se está na fase mais profunda dele, conhecida como REM. Esse período acontece em ciclos, que podem ter de 90 a 120 minutos de duração, geralmente durante a segunda metade da noite de sono.

Uma descoberta interessante das pesquisas sobre o sono é a de que todos sonham, aqueles que dizem que não é porque simplesmente não se lembram quando acordam. Uma pessoa tem, em média, 30 sonhos por noite, e dificilmente alguém irá se lembrar de todos eles. Na realidade, a grande maioria se recorda apenas de um ou dois ao despertar.

Um fato fantástico sobre sonhos e a importância de interpretá-los envolve o químico August Kekulé, conhecido por ter descoberto a fórmula do benzeno. A história se deu através de um sonho do cientista, que viu uma cobra que mordia a sua própria cauda. Então, ele soube interpretar o recado enviado pelo seu inconsciente e chegou à resposta que buscava. O que aconteceu não foi nenhuma mágica ou milagre, e sim o resultado de dias concentrado em um mesmo assunto.

Dicas de Como Interpretar Sonhos e Se Conhecer Melhor

Diversos especialistas sugerem que se atentar aos sonhos pode ajudar as pessoas a se conhecerem, resolverem questões emocionais, além de lidar melhor com sentimentos e pensamentos. Entretanto, é importante deixar claro que indivíduos podem ter sonhos parecidos, porém com significados completamente diferentes e, por isso, se trata de um processo completamente individual.

Confira, a seguir, algumas dicas que irão te ajudar a embarcar nessa viagem de autoconhecimento através dos sonhos.

1 – Anote os Seus Sonhos

PSC

É muito comum que as pessoas que acordem se lembrando do que sonharam se esqueçam deles em minutos. Dessa forma, procure manter um bloco de notas na sua mesinha de cabeceira para anotar tudo o que lembrar logo pela manhã, criando um verdadeiro diário. Esse exercício irá estimular a sua mente a se lembrar de cada vez mais detalhes e, quanto mais informações tiver, mais dados interessantes poderá obter através da interpretação.

2 – Identifique as Suas Emoções Dentro do Sonho

Um ponto fundamental a considerar é como você estava se sentindo dentro de cada sonho, se sentiu medo, alegria, vergonha, tristeza, raiva. Verifique se essas sensações continuaram depois de acordar ou se passaram. Qualquer detalhe pode conter algum dado que irá te ajudar nesse processo de autodescoberta, portanto, mantenha a atenção para não deixar nada passar despercebido.

3 – Relacione o Sonho Com Situações Que Viveu

Faça um esforço para se lembrar de pensamentos que teve ao sonhar determinada situação. Você se sentiu inferior, incapaz ou de qualquer outra maneira? Depois de identificar isso, pense se essas ideias tiveram alguma relação com outras que passaram pela sua mente no dia anterior. Em muitos casos, sonhos em que se tem uma sensação de incapacidade ou de qualquer outro tipo refletem um estado experimentado pelo indivíduo em sua vida cotidiana.

4 – Considere Todos os Elementos do Sonho

Você pode aparecer em seus sonhos de várias maneiras, tanto como si mesmo quanto na forma de algum outro elemento. Em muitos casos, mesmo que apareça claramente como um personagem, a sua essência estava representada através de outro alguém, que pode ser outro indivíduo ou um objeto. Lembre-se que nos sonhos as ideias nem sempre se mostram de forma lógica, portanto, é importante expandir a mente para fazer as suas interpretações.

5 – Esqueça os Dicionários dos Sonhos

Se deseja realmente descobrir o significado dos seus sonhos e utilizar essas informações para se conhecer melhor, é essencial que evite recorrer aos dicionários dos sonhos. Embora existam diversas opções disponíveis, nenhuma delas tem como trazer respostas a respeito do que cada indivíduo sonhou, já que as cenas são criadas de acordo com os pensamentos e experiências de cada pessoa. Então, prefira ir pelo caminho mais longo e investigar por si mesmo.

6 – Conte o Seu Sonho Para Alguém

Contar o sonho para alguém é uma forma de se atentar a detalhes que podem ter passado despercebidos quando apenas refletiu a respeito dele sozinho. Dessa forma, eleja uma pessoa com quem se sinta à vontade e fale sobre o assunto. Na realidade, os comentários que ela fizer não importam muito, e sim as conclusões a que você irá chegar ao compartilhar as experiências.

7 – Evite Criar Expectativas Sobre a Interpretação de Sonhos

Embora os sonhos possam ser uma fonte interessante para se conhecer melhor, muitos especialistas duvidam que eles realmente sejam capazes de fazer algum sentido. Então, faça o exercício de reconhecer e analisar as lembranças que sonhou sem grandes expectativas de que neles irá encontrar todas as respostas para os seus problemas. Prefira enxergar esse processo como um complemento e que pode ou não chegar a algum tipo de conclusão.

A Importância de Dormir Bem

Dormir é mais do que fechar os olhos e sonhar, e envolve, principalmente, oferecer ao corpo e à mente o descanso necessário para recuperar as energias para o dia seguinte. Por esse motivo, é muito importante se atentar para a qualidade do sono, para que seja realmente revigorante.

Ter sonhos ruins com frequência, do tipo que deixam o indivíduo agitado e fazem com que ele acorde no meio da noite, podem comprometer o relaxamento e, até mesmo, causar insônia. Portanto, caso isso comece a acontecer contigo, procure ajuda profissional. Assim, o seu médico irá investigar as causas e indicar o tratamento adequado.

Gostou de saber mais a respeito dos sonhos e da importância de interpretá-los? Deixe o seu comentário sobre o assunto e aproveite para passar o conhecimento adiante, compartilhando este artigo em suas redes sociais.

 

Copyright: 190261007- https://www.shutterstock.com/pt/g/jennbang