Saúde-mental-no-trabalho

A Importância da Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

Por: José Roberto Marques | Blog | 11 de agosto de 2017

O ritmo acelerado que se tornou marca do novo século precisa ser discutido levando em consideração a importância da saúde mental no trabalho. A discussão ganhou mais repercussão depois da divulgação da resposta do CEO de uma empresa a uma funcionária que comunicou à equipe que precisava de folga para cuidar da saúde mental. O caso recebeu uma série de comentários de pessoas que disseram não ter a coragem da funcionária para falar abertamente sobre essa condição.

Saúde Mental no Trabalho Como Motivo de Folga

Uma postagem no Twitter reacendeu as discussões sobre a relevância da saúde mental no ambiente de trabalho. A programadora Madalyn Parker compartilhou com os seus seguidores a resposta positiva que recebeu do CEO da Olark, Ben Congleton, a respeito de tirar dois dias de folga para cuidar de sua saúde mental.

O e-mail de Madalyn foi o seguinte:

“Oi, equipe, estarei fora hoje e amanhã para focar em minha saúde mental. Espero estar de volta na próxima semana 100% renovada. Obrigada”.

A resposta de Ben foi esta:

“Oi, Madalyn, apenas gostaria de te agradecer pessoalmente por enviar um e-mail como este. Toda vez que você faz isso, eu me lembro da importância de usar dias de folga para a saúde mental – e eu não posso acreditar que isso não é recorrente em outras empresas. Você é um exemplo para todos nós, e ajuda a quebrar o estigma para todos nós darmos o nosso melhor no trabalho.”

O CEO da empresa de Michigan, nos Estados Unidos, não esperava tamanha repercussão e comentou que não consegue entender porque outras empresas não atentam para a necessidade de pensar na saúde mental no ambiente de trabalho. Neste sentido, será que você tem dado a devida importância para esse tema em sua rotina de trabalho? Reflita e cuide-se!

Por Que a Saúde Mental no Trabalho é Importante?

O ambiente de trabalho é potencialmente estressante, podendo levar os indivíduos a estados de exaustão e, até mesmo, acarretar em quadros mais graves, como depressão. Essas conclusões foram tiradas por diversos estudos que tinham como foco analisar a qualidade de vida no ambiente da empresa. Pense que a maior parte das horas em que você está acordado está em sua empresa, então, é essencial que este local seja propício à sua saúde mental.

Além do viés de bem-estar dos funcionários, as organizações deveriam dar mais atenção às condições de saúde mental no trabalho para ter colaboradores mais atuantes e com melhores resultados. Pessoas menos estressadas não só são mais produtivas, como têm menos desejo de mudar de emprego, algo que impacta positivamente na menor rotatividade.

3 Dicas de Como Aumentar a Qualidade da Saúde Mental na Empresa

A participação da empresa é essencial na manutenção da saúde dos funcionários e para que possam ter qualidade de vida em seu trabalho. Veja o que a organização pode fazer para apoiá-los neste sentido:

Organização

Os colaboradores devem ter a autonomia de se organizar da maneira que acharem mais positiva e isso diz respeito ao seu espaço físico e à realização cotidiana das tarefas, por exemplo.

Não interfira nas características pessoais dos funcionários

Tornar certos assuntos, como crenças religiosas, banidos do escritório podem tornar alguns funcionários mais retraídos, uma vez que não podem expressar quem realmente eles são. A empresa deve respeitar a decisão de alguns funcionários não participarem de confraternizações com caráter religioso como o Natal, por exemplo.

Converse com seus colaboradores sobre a jornada de trabalho

Menos horas no dia de trabalho não significa, necessariamente, menos estresse, pois se a quantidade e o excesso de trabalho se mantiver, será necessário fazer mais em menos tempo. Então, antes de mudar os horários, a empresa deve consultar seus profissionais.

E sua empresa, acredita que ela oferece condições salubres aos seus funcionários? Compartilhe a sua experiência comigo!