O ritmo acelerado que se tornou marca do novo século precisa ser discutido levando em consideração a importância da saúde mental no trabalho. Isso pois, os números provenientes de problemas relacionados ao esgotamento da saúde mental têm assumido um grande protagonismo na vida das pessoas.

Segundo a International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil assume a segunda colocação no número de pessoas afetadas pela Síndrome de Burnout. Além disso, os números relacionados a transtornos de ansiedade e depressão nunca foram tão altos e são responsáveis por soar um sinal de alerta em todo mundo.

Um alerta de que é preciso tomar precauções e agir de modo cada vez mais incisivo para contornar esse problema, afinal, a saúde mental é capaz de gerar grandes impactos e que vão além de consequências emocionais. 

A discussão ganhou mais repercussão depois da divulgação da resposta do CEO de uma empresa a uma funcionária que comunicou à equipe que precisava de folga para cuidar da saúde mental. O caso recebeu uma série de comentários de pessoas que disseram não ter a coragem da funcionária para falar abertamente sobre essa condição.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

Saúde Mental no Trabalho Como Motivo de Folga

Uma postagem no Twitter reacendeu as discussões sobre a relevância da saúde mental no ambiente de trabalho. A programadora Madalyn Parker compartilhou com os seus seguidores a resposta positiva que recebeu do CEO da Olark, Ben Congleton, a respeito de tirar dois dias de folga para cuidar de sua saúde mental.

PSC

O e-mail de Madalyn foi o seguinte:

“Oi, equipe, estarei fora hoje e amanhã para focar em minha saúde mental. Espero estar de volta na próxima semana 100% renovada. Obrigada”.

A resposta de Ben foi esta:

“Oi, Madalyn, apenas gostaria de te agradecer pessoalmente por enviar um e-mail como este. Toda vez que você faz isso, eu me lembro da importância de usar dias de folga para a saúde mental – e eu não posso acreditar que isso não é recorrente em outras empresas. Você é um exemplo para todos nós, e ajuda a quebrar o estigma para todos nós darmos o nosso melhor no trabalho.”

O CEO da empresa de Michigan, nos Estados Unidos, não esperava tamanha repercussão e comentou que não consegue entender porque outras empresas não atentam para a necessidade de pensar na saúde mental no ambiente de trabalho. Neste sentido, será que você tem dado a devida importância para esse tema em sua rotina de trabalho? Reflita e cuide-se!

Por Que a Saúde Mental no Trabalho é Importante?

O ambiente de trabalho é potencialmente estressante, podendo levar os indivíduos a estados de exaustão e, até mesmo, acarretar em quadros mais graves, como depressão. Essas conclusões foram tiradas por diversos estudos que tinham como foco analisar a qualidade de vida no ambiente da empresa. Pense que a maior parte das horas em que você está acordado está em sua empresa, então, é essencial que este local seja propício à sua saúde mental.

Além do viés de bem-estar dos funcionários, as organizações deveriam dar mais atenção às condições de saúde mental no trabalho para ter colaboradores mais atuantes e com melhores resultados. Pessoas menos estressadas não só são mais produtivas, como têm menos desejo de mudar de emprego, algo que impacta positivamente na menor rotatividade.

6 Dicas de Como Aumentar a Qualidade da Saúde Mental na Empresa

A participação da empresa é essencial na manutenção da saúde dos funcionários e para que possam ter qualidade de vida em seu trabalho. Veja o que a organização pode fazer para apoiá-los neste sentido:

Organização

Os colaboradores devem ter a autonomia de se organizar da maneira que acharem mais positiva e isso diz respeito ao seu espaço físico e à realização cotidiana das tarefas, por exemplo.

Não interfira nas características pessoais dos funcionários

Tornar certos assuntos, como crenças religiosas, banidos do escritório podem tornar alguns funcionários mais retraídos, uma vez que não podem expressar quem realmente eles são. A empresa deve respeitar a decisão de alguns funcionários não participarem de confraternizações com caráter religioso como o Natal, por exemplo.

Converse com seus colaboradores sobre a jornada de trabalho

Menos horas no dia de trabalho não significa, necessariamente, menos estresse, pois se a quantidade e o excesso de trabalho se mantiver, será necessário fazer mais em menos tempo. Então, antes de mudar os horários, a empresa deve consultar seus profissionais.

Ofereça um clima favorável

O clima organizacional é um fator muito importante para qualquer empresa. Por intermédio dele é possível identificar se existem problemas na percepção que os colaboradores possuem em relação a empresa como um todo.

Mas, mais do que realizar pesquisas de clima, uma empresa deve intensificar os seus esforços a fim de promover um clima organizacional cada vez melhor. E lembre-se, a partir das pesquisas uma empresa consegue, com certa facilidade, identificar quais são os pontos que precisa melhorar.

Crie momentos de descontração

É fato que, toda empresa que depende de resultados se preocupa muito com a questão da produtividade, não é mesmo? Entretanto, o que precisamos ter em mente é que, à medida que os colaboradores se tornam cada vez mais esgotados a sua produtividade irá cair.

É preciso encontrar um equilíbrio e ter a ciência de que precisamos tomar atitudes diferentes das convencionais. Uma boa solução que as empresas têm encontrado é oferecer medidas capazes de gerar lazer e descontração. 

Seja através da organização de eventos como festas de confraternização ou por intermédio da criação de espaços destinados ao lazer e descanso. O estímulo de práticas como meditação e yoga são excelentes dicas para aplicar em qualquer contexto empresarial.

Além disso, o exercício físico e bons hábitos alimentares são fatores cruciais para o combate de problemas mentais, inclusive, sendo importantes aliados na luta contra a ansiedade e depressão.

Pratique uma comunicação mais assertiva

A comunicação é um fator imprescindível para o cotidiano de qualquer relacionamento interpessoal, e isso inclui a rotina de uma empresa. Entretanto, isso nem sempre é uma preocupação de líderes e gestores.

O fato é que, para dar bons feedbacks, estabelecer metas e objetivos e, até mesmo no tratamento diário, é indispensável que uma empresa promova meios de comunicação em que não haja ruídos.

A comunicação assertiva, que nada mais é do que comunicar-se claramente, é capaz de gerar, além de muitas outras vantagens, a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

E sua empresa, acredita que ela oferece condições salubres aos seus funcionários? Compartilhe a sua experiência comigo!

Imagem: