O colaborador satisfeito é o melhor recurso para o sucesso e organização de uma empresa. É importante que as organizações dêem perspectiva de desenvolvimento profissional àqueles que alcançarem melhores resultados e transmita a certeza de que o trabalho feito é visto, avaliado e valorizado.

Ao mesmo tempo em que é essencial reconhecer aqueles que também se dedicaram, mas que não conseguiram entregar um trabalho dentro das expectativas. É essencial compreender em quais etapas as dificuldades estão alocadas e quais são as formações e treinamentos que podem saná-las. Essa é uma forma da organização mostrar que o quadro de colaboradores não é descartável.

Nesse ajudar nessa tarefa, é fundamental compreender a importância do papel do líder ou gestor. Ficou interessado no assunto? Para saber qual é a atuação ele deve ter é só continuar lendo!

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Entendendo quem é o líder

O líder é a figura-chave em qualquer empresa, pois serve de referência para dar suporte à equipe e aos seus superiores. Conheça as 7 principais características de uma boa liderança:

  1. Gerir relações interpessoais: é importante que o líder consiga conversar com todas as áreas para estabelecer demandas e prazos adequados ao grupo.
  2. Ouvir na essência: assim como uma organização precisa confiar em sua equipe, o inverso também deve acontecer. Por isso, o líder deve estar disposto a sanar dúvidas e atender anseios de seus liderados com relação ao que acontece no ambiente de trabalho.
  3. Reconhecer a habilidade de todo o time: essa é uma das principais diferenças entre líder e chefe. Enquanto o último impõe sua vontade por meio de ordens e autoritarismos, o primeiro inspira quem está ao seu redor e os conduz na direção que devem seguir para o sucesso da empresa. O chefe comanda de cima, já o líder está ao lado dos colaboradores, seguido o mesmo caminho e lutando para vencer os mesmos obstáculos que o restante da sua equipe. Todo o indivíduo de uma equipe tem seu papel e sua importância, e o líder não está acima de ninguém.
  4. Estimular o respeito às diferenças: ao entender cada elemento de sua equipe, o líder consegue direcionar cada talento para as atividades mais apropriadas, potencializando o resultado ao mesmo tempo em que contribui para que os liderados percebam o quanto são necessários.
  5. Exercitar e incentivar a prática do autoconhecimento e da inteligência emocional: é fundamental que tanto o líder quanto os liderados conheçam profundamente a si mesmos, sendo capazes de apontar qualidades, pontos de melhoria e até prever reações em situações de pressão.
  6. Ter domínio total do seu trabalho e incentivar o progresso dos liderados: ele não se esforça apenas para que seus subordinados façam o trabalho, mas, principalmente, para trazer à tona o potencial máximo de cada um, explorando e evoluindo suas habilidades individuais.
  7. Agir com ética e comprometimento para o sucesso da organização: seguir as regras do Código de Ética e Conduta da empresa e estar adequado à cultura organizacional estão entre as obrigações básicas de qualquer colaborador de uma empresa.
PSC

Gostaria de acrescentar mais alguma característica importante para um gestor exercer? É só escrever nos comentários no fim do texto!

Liderança e motivação

Os líderes servem de espelho e motivação na mesma medida em que se tornam símbolo de sucesso. Sendo assim, têm a responsabilidade de formar novos líderes em suas equipes, para que o relacionamento entre a organização e seus colaboradores seja fortalecido cada vez mais.

De acordo com Paul Hersey, um dos autores de “Teoria da Liderança Situacional”, um dos livros mais conceituados sobre liderança, cada indivíduo possui um fator que o motiva, sendo que esse impulso interior pode ser completamente diferente de pessoa para pessoa. Por isso, um bom líder deve entender cada um dos colaboradores e conduzir o trabalho de motivação de forma individual.

Usando o coaching

Pessoa querida, você sabia que uma forma efetiva de investir estrategicamente no desenvolvimento dos colaboradores é investir no coaching? Pois é! O método é o principal instrumento de desenvolvimento humano que existe.

Ao aplicar seus mecanismos, é possível desenvolver habilidades e competências de toda a sua equipe, fazendo com que cada indivíduo evolua e desperte todo o seu potencial.

Para exercer esse papel com assertividade, o coaching combina conhecimentos de muitas ciências que estudam o comportamento humano com técnicas e metodologias específicas.

Conheça quais são as principais ferramentas utilizadas pelo coaching

Confira agora alguns dos principais instrumentos do método coaching:

Não deixe de conferir as leituras complementares. Elas são essenciais para o seu entendimento profundo a respeito do assunto.

Conheça o Business and Executive Coaching

O trabalho para se tornar um verdadeiro líder é duro e difícil, sendo necessários muitos anos de experiência para conseguir dominar todas as habilidades que essa posição exige. No entanto, existe um atalho que ajuda a reduzir consideravelmente esse tempo, que é o curso Business and Executive Coaching (BEC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), do qual sou fundador e presidente.

Dividido em 4 etapas que totalizam 150 horas de pura transmissão de intenso conhecimento, a formação tem o poder de acelerar esse processo, trazendo à tona todas as competências que estão dentro de você. Entre os diversos benefícios para o seu amadurecimento profissional e até pessoal.

A programação inclui conteúdo que desenvolve as suas competências relacionadas às habilidades de liderança; entendimento dos principais conceitos organizacionais; criação de alteração comportamental efetiva; compreensão de assessments para o mundo empresarial; identificação de crenças limitantes e emoções; indicação de características das equipes de alta performance; estabelecimento de metas; planejamento de relacionamentos interpessoais; participação ativa na gestão de mudanças; planejamento estratégico e criação de planos de ação; e muito outros tópicos interessantíssimos.

Incrível ter a oportunidade de aprender tudo isso e pode aplicar em todos os setores da vida, não é mesmo? E tem mais! Com o tempo, você vai perceber uma evolução significativa na sua capacidade de se comunicar e negociar com diversos tipos de audiência; delegar tarefas com pensamento estratégico; trabalhar em equipe e promover a consciência coletividade; potencializar grupo em prol de objetivos maiores; construir planos de carreira para você os liderados; e muito outros pontos. Com certeza, esses conhecimentos contribuem para que você ganhe relevância tanto no local em que trabalha, quanto no mercado.

No fim da formação, você recebe 6 titulações: Business Coach, Coach de Carreira, Executive Coach, Consultor 360°, Consultor Comportamental e a extensão universitária. Sendo que este último é possível, pois o IBC tem uma parceria com as Faculdades Monteiro Lobato (FATO), do Rio Grande do Sul, em que o curso BEC equivale ao segundo módulo da pós-graduação da Gestão de Pessoas com Coaching.

Que tal experimentar agora mesmo? Nunca é tarde demais para investir na sua educação continuada. Se ficar com alguma dúvida é só escrever nos comentários ou entrar em contato com um dos nossos atendentes.

Até a próxima, pessoa querida!

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