Se você não valorizar a si mesmo, quem fará isso por você? É com essa pergunta que abrimos este artigo, que trata de um tema muito importante: a autovalorização. Essa palavra significa o ato de valorizar a si mesmo, compreendendo que, por mais que toda pessoa tenha qualidades e defeitos, todos nós temos valores e somos dignos de respeito.

Neste artigo, você vai entender como devemos valorizar a nós mesmos e como essa atitude é benéfica, especialmente nos momentos mais difíceis. Além disso, vai compreender também a importância do processo de coaching para que o indivíduo evolua nas questões de autovalorização e autoestima. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba mais sobre o tema!

Autovalorização: conceito e importância

Amor por si mesmo é algo extremamente necessário na nossa existência. Amar a si é um dos principais preceitos da autovalorização pessoal. Entretanto, muitas pessoas erroneamente ainda confundem o fato de reconhecer as próprias qualidades e demonstrar amor por si mesmo com um ato de egoísmo.

Mas pense consigo mesmo: você tem o seu valor, certo? Portanto, deve valorizar-se sempre e não esperar que os outros façam isso para começar a enxergar as suas qualidades. A primeira pessoa que deve ser amada por você é você mesmo. Isso não significa considerar-se superior a todos ou tornar-se incapaz de admitir os próprios erros, mas entender que, errando e acerto, você tem o seu valor.

A autovalorização faz parte de um poderoso processo de autoconhecimento e empoderamento. Quando há a autovalorização, é possível reconhecer os seus aspectos positivos. É possível também construir uma autoimagem positiva, sentir-se merecedor das suas vitórias e conquistas e ter um estado de automotivação mais sólido.

Uma pessoa que se valoriza se torna mais resistente às questões negativas ou difíceis, como críticas e feedbacks desfavoráveis, pois tem segurança de si e sabe quem é na essência. Além disso, essas pessoas conseguem diferenciar com clareza as críticas construtivas daquelas que só querem nos fazer mal. Lembre-se de que nós só aceitamos aquilo em que acreditamos, portanto, se você sabe que não é egoísta, por exemplo, não vai se abalar se alguém disser isso a seu respeito, concorda?

O poder da autovalorização nos momentos desafiadores

PSC

Mas, e nos tempos difíceis? Como desenvolver a autovalorização? Saiba que é exatamente nos momentos de dificuldade que ter uma boa autoestima se faz ainda mais necessário. E sabe por quê? Porque é a nossa motivação interior que faz com que lidemos com mais eficácia com os problemas e consigamos superar as provações.

Imagine-se, por exemplo, em uma entrevista de emprego. Quem você acha que vai se sair melhor: o seu “eu autoconfiante” ou o seu “eu pessimista”? Com certeza, quando você confia em si mesmo, consegue demonstrar melhor o seu valor, potencial, competências, experiências, habilidades etc. Além disso, consegue transmitir uma energia que também atrai coisas boas para você.

Portanto, valorize o seu melhor sempre e, nos momentos de maior desafio, busque empoderar-se ainda mais. Esse empoderamento fará com que você reconheça as suas qualidades e se fortaleça. O empoderamento o ajudará a ter a força necessária para ir além. Ouse ir além e o poder lhe será dado, querida pessoa!

12 atitudes de autovalorização para aumentar a sua autoconfiança

Para reconhecer-se como um ser humano merecedor de todo amor, felicidade e sucesso, é importante ter atitudes positivas e que caminhem nessa direção. Mas que atitudes são essas? Quais são os passos necessários para viver a autovalorização? Continue a leitura e confira alguns comportamentos que podem ajudá-lo nesse sentido!

  1. Conheça e reconheça as suas habilidades, talentos e diferenciais;
  2. Elimine pensamentos negativos que o colocam para baixo;
  3. Não espere que as pessoas o reconheçam para se valorizar;
  4. Afaste-se de quem, além de não reconhecê-lo, ainda tenta sempre minar a sua autoestima e autoconfiança pessoal e profissional, por meio de críticas nada construtivas;
  5. Cuide sempre da sua saúde física, emocional, mental, financeira e espiritual, pois harmonizar-se é essencial para amar quem você é;
  6. Honre e respeite a sua história e valorize seu caminho até aqui. Lembre-se especialmente de todas as adversidades que você já conseguiu superar, alegrando-se por isso;
  7. Construa relacionamentos positivos com as pessoas, na medida do possível. Afaste-se de quem lhe faz mal;
  8. Reconheça os seus esforços, sucessos, lutas e conquistas. Mesmo nos resultados negativos, compreenda que eles fazem parte da vida e não querem dizer que você seja fraco ou pouco inteligente;
  9. Seja uma pessoa grata por seus tropeços, erros e vitórias. Utilize cada experiência como fonte de aprendizados;
  10. Alimente as emoções positivas, cultive o perdão e não guarde rancores;
  11. Orgulhe-se de quem você é e busque crescimento constante. Admita as suas falhas, mas não se entristeça por elas. Os erros apenas nos mostram que somos humanos, e nós sempre podemos agir para melhorar;
  12. Olhe-se no espelho todos os dias e diga: “eu mereço ser feliz”; “eu sou merecedor das minhas conquistas”; “eu faço a minha história e os meus resultados”; “eu me amo”. São afirmações poderosas, que despertam a sua autoestima e a sua autovalorização, mas sem perder a humildade.

O auxílio do coaching no processo de autovalorização

Se você procura meios para reconhecer o seu valor, saiba que o coaching pode contribuir de maneira bastante eficaz no alcance desse objetivo. Por meio do processo de coaching, com as suas ferramentas e técnicas específicas, é possível desenvolver habilidades que farão a diferença no seu dia a dia, como:

  • Autoconhecimento;
  • Comunicação eficaz;
  • Inteligência emocional;
  • Empatia;
  • Gestão do tempo;
  • Visão sistêmica.

Caso tenha interesse em saber mais sobre Coaching, entenda que o IBC é a única escola de coaching com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade das nossas formações. São processos que o ajudarão a desenvolver essas e outras habilidades de extrema importância.

Por fim, lembre-se sempre de que você é um ser único e com um potencial infinito. Desenvolva e valorize as suas qualidades e use-as em favor do seu sucesso, em prol da sua felicidade! Para isso, a mudança de mindset pode ser a sua grande aliada nesse caminho de autoconhecimento, autovalorização e empoderamento.

Que este artigo faça a diferença no seu dia a dia, querida pessoa. Que você tenha todas as ferramentas necessárias para superar os tempos difíceis e ser uma pessoa cada vez mais feliz!

Agora, compartilhe conosco: você se valoriza? O que você tem feito para reconhecer o seu valor, seja no trabalho, seja na vida pessoal? Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e também para deixar a sua opinião sobre o assunto. Por fim, se este conteúdo fez a diferença na sua vida e se você acredita que poderá ajudar outras pessoas a se valorizarem mais, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Copyright: https://www.shutterstock.com/