Voltar

A importância do clima organizacional nas empresas

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia O ambiente de trabalho está diretamente ligado à uma maior produtividade e criatividade, e também a melhores resultados.

A forma como o ambiente de trabalho é percebido, a qualidade que é vivenciada dia após dia pelos colaboradores no relacionamento com seus colegas, chefes e subordinados, bem como a maneira como a empresa conduz a rotina de trabalho, são alguns aspectos que contribuem para o clima organizacional.

Para que o ambiente da organização propicie conforto, segurança e todos os requisitos necessários ao bom desenvolvimento das atividades, os gestores devem se preocupar constantemente com a manutenção do clima organizacional da empresa.

 

Fatores que influenciam no clima organizacional

 

Está comprovado por pesquisas desenvolvidas em corporações que o ambiente de trabalho está diretamente ligado à uma maior produtividade e criatividade, e também a melhores resultados.  Dentre os fatores que constituem o clima organizacional, estão:

Fatores de motivação e desmotivação

Aqui entra questões subjetivas, pessoais, e questões do ambiente, como estrutura do local de trabalho e políticas da empresa.

Percepção das políticas de gestão de pessoas

A organização investe em seus colaboradores? Desenvolve programas de treinamento e promove gratificações àqueles que se destacam? Essas são políticas que acrescem qualidade ao ambiente organizacional, pois as pessoas se sentem valorizadas e trabalham felizes, produzindo mais e se sentido realizadas.

Flexibilidade para inovar

Os colaboradores quando se sentem livres para criar, e essa atitude é estimulada pela empresa, deixam de realizar suas tarefas de forma mecânica e buscam a melhor maneira para fazê-lo.

Recompensas – Trata-se das recompensas fornecidas aos colaboradores. Além da gratificação financeira, treinamentos, prêmios e a atribuição de responsabilidades são vistas como incentivos ao crescimento e à evolução profissional do colaborador.

Transparência

Fator de muita importância, pois deixa claro a todos o caminho que deve ser percorrido para que se alcancem promoções e premiações por produtividade, eliminando a obtenção desses benefícios por questões relativas à amizade e afinidade com os gestores.

Liderança

A qualidade da liderança é notória na manutenção do bom clima organizacional. Um bom líder consegue incentivar seus colaboradores, motiva-los e construir um ambiente perfeito para o bom desempenho das atividades.

 

Devido à grande importância do clima organizacional para o desempenho da empresa, os gestores devem estar atentos às variações que sinalizam uma má manutenção do clima organizacional, tais como: Aumento da rotatividade, constantes queixas de colaboradores, necessidade de retrabalho, sócios e funcionários descomprometidos com a empresa, queda na produtividade, na assiduidade e na motivação dos colaboradores.

O quanto mais os gestores tardarem para adequar o clima organizacional, pior a situação pode ficar, visto que este é alimentado como em um ciclo: os comportamentos serão replicados no dia a dia da empresa, ou seja, se há a incidência de comportamentos prejudiciais à produtividade, e eles não forem abolidos, serão repetidos incessantemente até que se tornem parte da cultura organizacional da empresa, o que representa perdas financeiras e mais esforços para eliminar tais comportamentos.

 

E você, o que tem a dizer sobre o clima organizacional de seu trabalho? Gostou do artigo? Compartilhe-o com amigos e familiares.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!