Manter um bom relacionamento é essencial no ambiente de trabalho. Isso ocorre porque, quando se encontram em um ambiente hostil, as pessoas não se sentem confortáveis e acabam não alcançando o seu potencial.

Assim, o carisma no ambiente de trabalho é fundamental para estabelecer uma boa convivência e fortalecer os relacionamentos interpessoais. A falta de cordialidade ou de respeito, por outro lado, cria barreiras que impedem a construção de vínculos positivos de crescimento mútuo. Neste artigo, vamos compreender melhor a importância do carisma na vida profissional. Preparado? Então, siga em frente e boa leitura!

O que é o carisma?

O termo carisma vem do grego kharisma e significa “favor; dom divino”. Na atualidade, esse conceito é compreendido como a capacidade que uma pessoa tem de atrair influência e admiração junto aos demais, por meio de uma simpatia natural, isto é, que não parece forçada.

Dessa forma, o carisma é obtido quando uma pessoa respeita o outro, cria uma conexão com ele e faz com que ele se sinta bem em sua companhia, admirando as características do indivíduo. Por ser um traço diretamente associado à aceitação popular, o carisma é o objetivo dos grandes comunicadores, líderes religiosos, figuras políticas e celebridades em geral.

O egoísmo, a arrogância, a prepotência e a frieza nos relacionamentos são fatores que impedem que uma pessoa possa efetivamente ser considerada carismática. É importante ressaltar, contudo, que nem sempre o carisma está associado a caráter e valores. O ditador nazista Adolf Hitler era considerado uma pessoa carismática junto ao seu público, pois tinha uma capacidade de atrair e persuadir as pessoas, ainda que os seus objetivos fossem perversos e desumanos.

Quais são os impactos do carisma no ambiente de trabalho?

Confira, a seguir, os efeitos que uma atitude carismática pode provocar em sua vida profissional e em seu ambiente de trabalho.

1. Amenizar a pressão do dia a dia

PSC

Independentemente de qual seja a sua área de atuação profissional, é fundamental ser sempre a melhor pessoa que puder, colocar-se no lugar do próximo, acreditar que as mudanças começam de dentro pra fora e plantar atitudes positivas.

Uma vez que a maioria das pessoas considera que o local de trabalho tem uma atmosfera de pressão e estresse, cabe a todos — além de ser dever das organizações — fazer a sua parte e proporcionar um ambiente profissional agradável, no qual as pessoas executem as suas tarefas com confiança e satisfação, e não apenas como uma obrigação.

2. Obter mais motivação e produtividade

Vale destacar que, quando as pessoas se sentem em harmonia com os colegas de trabalho e seguras para expor as suas ideias e exercer as suas atividades, o desempenho e a produtividade crescem gradativamente.

O trabalho edifica o ser humano, dá sentido à vida, e é o combustível para as pessoas alcançarem os seus sonhos. Portanto, é importante transformar o ambiente de trabalho em um local que proporcione realização profissional e pessoal, no qual cada um se sinta capacitado para dar o seu melhor à equipe e exercer as suas funções com excelência.

3. Conquistar a confiança dos colegas

O carisma nos aproxima das pessoas. Assim, alguém carismático no dia a dia atrai os colegas e permite que eles se aproximem. Isso é ótimo para estreitar vínculos e melhorar a comunicação na rotina de trabalho. Dessa aproximação, surge a confiança, que é fundamental — especialmente entre os colegas que trabalham juntos com frequência.

Ser simpático e cordial torna a relação mais tranquila, de modo que as pessoas começam a apreciar a sua companhia, a recorrer a você quando precisam de ajuda ou de uma palavra amiga e até mesmo a defendê-lo diante de situações adversas.

4. Conquistar a confiança dos clientes

Não há nada pior do que ser atendido em algum lugar por um profissional frio, arrogante ou de cara emburrada, não é mesmo? Quando isso acontece, o consumidor terá uma lembrança negativa da sua experiência naquele ambiente. Por isso, o carisma é um ingrediente muito importante, sobretudo para quem lida diretamente com o consumidor.

Telefonistas, recepcionistas, monitores, professores, vendedores, consultores, psicólogos, médicos, enfermeiros, entre outros profissionais que convivem diretamente com o público precisam ser carismáticos. A pessoa que recorre aos seus serviços pode estar necessitada de uma ajuda cordial, de modo que a empatia e o carisma fazem a diferença, caso contrário, o cliente pode acabar procurando a concorrência.

Como desenvolver o carisma no dia a dia de trabalho?

Algumas pessoas parecem já ter nascido carismáticas, não é mesmo? Bem, se esse não for o seu caso, fique tranquilo. Entenda que, com algumas mudanças de atitude, é possível tornar-se mais carismático.

A primeira delas e administrar a timidez. Algumas pessoas realmente são mais introspectivas, e está tudo bem. Ser carismático não é ser falante a todo instante, mas conseguir puxar assunto de vez em quando, fazer um elogio, responder com dedicação à dúvida de um colega, tratar bem um cliente etc. Assim, exercite as suas habilidades de comunicação, compreensão e empatia, procurando criar vínculos mais profundos com as pessoas, mas de forma natural, sem pressa.

Muitas vezes, o carisma aprece pelo simples ato de ouvir o que outro tem a dizer, de forma interessada e sem julgamentos. Tenha cuidado com a sua linguagem corporal e com as expressões faciais que faz enquanto se relaciona com os colegas. Por falar nisso, administre o mau humor. Deixe os problemas pessoais de fora do trabalho e tente enxergar algo de bom na sua rotina. Se estiver muito irritado ou deprimido, aí sim é melhor não interagir.

Por fim, vale lembrar que é importante ser solidário, solícito e altruísta, ou seja, ajudar os colegas e trabalhar com espírito de cooperação. Quando uma pessoa corresponde às expectativas, ela ganha a admiração dos que estão ao seu redor. Entretanto, é importante que isso seja natural, sem ser uma postura “forçada”, o que pode ser entendido, por exemplo, como uma bajulação aos chefes ou a um colega, em troca de favores.

Como você pode perceber, querida pessoa, o carisma pode modificar não apenas o seu comportamento, como também o próprio clima organizacional. Muitas vezes, o carisma é aquilo que conquista um supervisor na hora de escolher quem será promovido. Portanto, siga as dicas acima e torna-se mais carismático a cada dia!

Você é carismático? O que tem feito para exercitar esse aspecto em seu dia a dia de trabalho? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além disso, lembre-se de levar essas informações aos seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!