Imagine um cenário em que o apresentador de um telejornal dá uma notícia expressando, também, a sua opinião sobre o fato. Ou um chefe, que deixa clara a sua predileção por um funcionário em especial, dando a ele diversas vantagens sobre os demais. Se esses exemplos lhe pareceram estranhos é porque reconhece o quanto a imparcialidade é importante nas mais diversas situações.

O Que é Imparcialidade?

Ser imparcial é se concentrar apenas nos fatos e não permitir que a própria opinião seja considerada ao se tomar decisões que tenham impacto na vida de terceiros. Nesse sentido, se existem duas partes disputando algo, a imparcialidade deve se posicionar no meio delas, sem pender para nenhum lado. Assim, torna-se possível que a decisão tomada seja justa e não tendenciosa.

É um termo bastante utilizado nos âmbitos da justiça e do jornalismo, áreas em que a neutralidade é essencial, para que não se privilegie nenhum dos envolvidos. Além disso, também se faz necessária em outras situações do cotidiano, tanto pessoais quanto profissionais, para que as decisões sejam tomadas de forma correta e que ninguém seja prejudicado.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Pontos Positivos da Imparcialidade no Dia a Dia

Adotar uma postura imparcial no dia a dia, principalmente no ambiente de trabalho, tem diversas vantagens. Veja quais são elas.

Evita Que Se Envolva em Problemas Alheios

Quando duas pessoas que você conhece ou dois colegas de trabalho entram em uma discussão, se a sua postura for imparcial, ninguém irá esperar que escolha um lado para defender. Dessa maneira, poderá até oferecer seu apoio e ajudá-los a se entenderem para resolver a questão, mas sem ter que se indispor com uma delas por se posicionar e dizer quem acredita estar com a razão.

Reduz o Risco de Fazer Julgamentos Precipitados

PSC

Ainda seguindo o exemplo do item anterior, imagine que tenha escolhido um dos lados para apoiar por acreditar que essa pessoa esteja com a razão. Depois de um tempo, descobre que havia mais coisas envolvidas na questão e que, por isso, era o outro quem estava certo. Assim, se tivesse optado pelo caminho da imparcialidade teria evitado formar uma opinião precipitada e não teria sido injusto com o outro indivíduo envolvido.

Te Leva a Ouvir as Pessoas Antes de Formar uma Opinião

Existe um ditado popular que diz que não é à toa que temos dois ouvidos e apenas uma boca, porque devemos sempre ouvir mais do que falar. Essa expressão faz todo o sentido, já que quando escutamos as pessoas na essência conseguimos entendê-las melhor e, assim, formarmos opiniões embasadas e livres de pensamentos pré-concebidos. E a imparcialidade ajuda muito nisso, pois faz com que o ouvir venha na frente do falar e elimine o acusar.

Demonstra Que Respeita o Lado dos Outros

A postura de uma pessoa imparcial, de uma maneira geral, é sempre a de respeitar o lado e a opinião dos outros. Isso acaba se refletindo na própria maneira de agir, porque leva a aceitar aquilo que é diferente. Por consequência, os relacionamentos pessoais se tornam mais fortalecidos, já que sempre temos que conviver com pessoas que pensam de forma divergente em relação a nós, seja no trabalho, em família ou na sociedade.

Pontos de Atenção em Relação à Imparcialidade

Como tudo na vida, ser imparcial também tem alguns pontos que devem ser considerados com cuidado e atenção.

Perder a Oportunidade de Dar Feedbacks

Dar feedbacks para colegas de trabalho, amigos e familiares é uma ótima maneira de oferecer informações que os ajudem a evoluir. Obviamente, as coisas devem ser faladas com cuidado, para que sejam transmitidas de maneira construtiva e não desmotivem. Quando se adota uma postura imparcial demais, perde-se a oportunidade de fazer essas críticas construtivas. Dentro de uma empresa, em especial, isso é ruim porque compromete o desenvolvimento da equipe.

Ser Visto Como uma Pessoa Sem Opinião

Outro ponto a ser considerado quando se decide adotar uma postura imparcial é o de ser visto pelas pessoas como alguém que não tem opinião e que nunca se posiciona. Claro que o que importa é a imagem que você tem de si, mas não há como recusar o fato de que a forma com a qual os outros nos veem tem algum tipo de impacto sobre nossas vidas.

O Ideal é Buscar Sempre o Equilíbrio

Como se pode ver, a imparcialidade tem os seus pontos positivos e aqueles que não são tão bons assim. Por essa razão, o ideal é sempre optar pelo caminho do meio, que é aquele em que o equilíbrio se faz presente. Para isso, deve-se saber identificar os momentos em que é mais interessante ser imparcial, e aquelas situações em que transmitir a sua opinião é importante.

Basicamente, quando a sua opinião não for trazer nenhum tipo de benefício para aquele contexto ou você não estiver diretamente envolvido, o melhor a fazer é se mostrar neutro. Já nos casos em que o seu ponto de vista pode servir para agregar ou for necessário mostrar o seu posicionamento para defender uma ideia, aí sim é sinal de que vale a pena expor o que pensa.

Você é uma pessoa feliz? Quer uma ajuda pra descobrir?
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

Dicas Para Ser Imparcial na Medida

Depois de entender mais a respeito do conceito de imparcialidade, confira algumas dicas para adotar essa postura na medida certa e sem excessos.

1 – Trate a Todos Com Respeito: a imparcialidade deve começar pela forma com a qual trata as pessoas ao seu redor. Por isso, dirija-se a todos com igual respeito, independente de profissão ou situação financeira.

2 – Seja Empático: para ser imparcial é fundamental se colocar no lugar dos outros, a fim de entender o lado e a razão de cada um.

3 – Não Leve Para o Pessoal: um dos princípios da imparcialidade é se ater aos fatos e não permitir que opiniões pessoais influenciem nas decisões que toma quando elas envolverem os interesses de outros indivíduos.

4 – Ouças as Pessoas: lembre-se sempre de ouvir com atenção o que os outros dizem a você. Assim será possível entendê-los melhor e tomar decisões de maneira mais justa.

5 – Desenvolva Sua Inteligência Emocional: para ser verdadeiramente imparcial é fundamental que deixe as emoções de lado e isso só se torna possível quando um indivíduo se conhece verdadeiramente e tem autocontrole.

A imparcialidade é uma qualidade positiva e que se mostra necessária em diversas situações. Apenas é importante ter cautela para saber quais são os momentos em que deve se mostrar neutro ou compartilhar a sua opinião. Faça do equilíbrio o seu guia e tome decisões mais justas e corretas.

 

Copyright: 599532659 – https://www.shutterstock.com/pt/g/lculig