SydaProductions/Shutterstock Conhecer e desenvolver nossas habilidades e competências é fundamental para ter sucesso na carreira

A insatisfação no trabalho é fato comum durante o passar das décadas. Várias pessoas se encontram presas a um trabalho no qual não conseguem ou até mesmo não querem evoluir, por simplesmente não gostarem do que estão fazendo.

Isso traz infelicidade, estresse, mau humor, entre outras consequências muito desagradáveis. Perguntamo-nos então: porque continuam trabalhando em algo que não gostam? Os motivos são inúmeros. Alguns dizem que é por necessidade, por não haver a oportunidade de outro emprego ou simplesmente por falta de autoconhecimento, referente às habilidades e competências que possuem.

Identificar aquilo que você sabe fazer de melhor e ver se é compatível com o que se quer fazer pode ser muito gratificante. Se não for, pelo menos você já saberá o próximo passo, que é o de se qualificar naquilo que gosta.

É importante você saber quais são as suas qualidades e inclusive os seus pontos de melhoria, pois você pode trabalhar em cima desses dados para assim obter um melhor resultado nas suas ações profissionais. Criar métodos e hábitos que procurem se esquivar ou utilizar estes pontos de melhoria de um modo produtivo, ou então, investir nas atividades que extraem de você aquilo que de melhor você sabe fazer.

 Dicas Para Saber Identificar suas Habilidades

 Como identificar: É simples. Gastando tempo consigo mesmo. Realizar atividades que forçam você a pensar, procurar conhecer mais áreas e obter mais informações, se submeter a experiências novas e quando você vir algo que parece lhe agradar, começar a focar nesta atividade. O ponto é autoanalisar-se, olhando para dentro de si, procurando saber o porquê de você ter sentido aquilo quando realizou tal atividade. Prestar mais atenção e dedicar-se mais a si mesmo.

Conserve a autoestima: Todos nós fazemos algo de bom e temos uma tarefa na qual nos destacamos das demais, não há exceção. E se você ainda não conseguiu descobrir o que te faz feliz ou realizado, não se preocupe, pois isto é mais comum do que se pensa. O segredo é não se abater e não se obcecar, pois tomando esta atitude, tudo ficará mais difícil. É algo que está dentro de você e o mundo e tudo o que ele tem a oferecer é de uma grandiosidade tão absurda que chega a impressionar.

PSC

Identificar suas qualidades profissionais é uma questão de esforço e reflexão. É preciso trabalhar seus pontos de melhoria, e evidenciar seus pontos fortes. Assim, superar qualquer barreira será uma questão de escolha.

E se você deseja não apenas conhecer, mas também potencializar suas competências e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais, minha dica é – Faça Coaching! Conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC; deixe florescer o melhor que existe em você!