Voltar

Identificando a Fase da Vida no Processo de Coaching

Publicado em | 0 comentários
Fase da vida

Yuganov Konstantin/Shutterstock Identificar qual é a fase da vida do coachee é importante para fazer um processo de Coaching mais efetivo

Durante a realização de um processo de Coaching existem vários estágios importantes para o alcance efetivo dos resultados do coachee. Uma destas etapas consiste em usar o Roteiro de Sessão denominado Fase da Vida, que é um inventário para identificar pela qual passa o cliente.

A intenção é que assim o coach possa escolher as ferramentas, métodos e técnicas, mais adequadas ao seu momento de vida e, com isso, possa apoiá-lo em seu desenvolvimento contínuo como profissional e ser humano. Ou seja, é um tema de sessão para que o profissional possa escolher e planejar todo processo de coaching e a sequencia do processo integral de Coaching com seu cliente.

Ao todo, este inventário traz 15 questões poderosas, que envolvem um profundo processo de autoconhecimento. Por meio delas, o coachee tem a oportunidade de refletir sobre sua vida, sua história, suas ações, comportamentos e avaliar a jornada percorrida até aquele presente instante.

Conhecer seu estado atual é essencial para definir qual será o seu estado desejado, ao final do seu processo de Coaching. Também é fundamental para que o coach possa definir a estratégia que será adotada em seu trabalho e potencializar os resultados de suas sessões.

A Importância de Identificar a Fase da Vida do Coachee 

Cada pessoa possui sua própria história de vida e, para honrá-la e respeitá-la, verdadeiramente, o coach precisa saber como o seu cliente pensa; age e se sente em relação a si mesmo, à vida, ao trabalho e as pessoas à sua volta.

Ao responder as 15 questões, o coachee pode compreender melhor quais são as suas reais motivações, seus desejos, sonhos, objetivos, metas, aquilo que lhe incomoda no momento, como também o que lhe faz levantar todos os dias e, verdadeiramente, dá sentido à sua existência.

Neste contexto, pode ser, por exemplo, que o cliente identifique que seu trabalho não está mais lhe motivando como antes, ou que, ao invés de pedir demissão, ele precisa apenas de férias, pois está cansado. Pode também concluir que já alcançou “tudo” que buscava, em sua carreira e em âmbito pessoal, e que está na hora de ousar e assumir novos desafios.

Após o coachee responder todas estas perguntas, o papel do coach é o de ajudá-lo a encaixar as peças do seu quebra-cabeça e conduzi-lo a encontrar, nestas respostas, as informações que precisa para: organizar suas ideias, sentimentos e tomar decisões assertivas, ou seja, que sejam congruentes com seus sonhos, valores, emoções e objetivos na vida pessoal e profissional.

Utilize sempre a Ferramenta Fase da Vida e potencialize os resultados dos seus processos de Coaching.

Perguntas para Identificar sua Fase da Vida

  1. Quando você acorda de manhã, você se sente disposto ou indisposto?
  2. Você tem planos, metas e objetivos estabelecidos para sua vida?
  3. Você busca agir para alcançar esses objetivos?
  4. Você se sente cansado frequentemente no dia a dia?
  5. Você acredita que atualmente sua performance está positiva ou negativa?
  6. Numa escala de 0 a 10, o quanto sua performance pode melhorar?
  7. Quais sensações internas mais comuns você experimenta no dia a dia?
  8. Você se sente motivado com que frequência para alcançar resultados?
  9. Você considera que hoje você vive um momento de estabilidade ou de transição de vida?
  10. Quais emoções você mais experimenta em seu dia a dia?
  11. Numa métrica de 0 a 10 o quanto você se sente uma pessoa realizada?
  12. O que falta para você sentir-se, verdadeiramente: pleno e feliz?
  13. Quando você olha para sua vida, até aqui, sente mais orgulho/satisfação ou mais pesar/ insatisfação?
  14. O seu estado atual é o mesmo estado desejado que imaginou há 1, 2 ou 5 anos atrás?
  15. O que você está fazendo, na prática, hoje, para chegar ao seu estado desejado na carreira e na vida pessoal?

Reflita sobre tudo isso e responda estas perguntas e veja em que estágio da vida você está. Quando tiver as respostas, coloque-se a pensar no que você pode fazer para conquistar seu estado desejado.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!