Ame a realidade! Este é um convite que eu faço a você neste exato momento e que vai ganhar cada vez mais sentido a cada linha deste artigo. Quando falo em realidade, estou falando daquilo que você entende como real, tangível, concreto, palpável aquilo que vê sem nenhum filtro.

Parece arriscado à primeira vista, este convite, uma vez que o ser humano está sempre em busca de subterfúgios para escapar da realidade e viver um mundo paralelo e melhor do que tem agora. As pessoas, de modo geral, tendem a fantasiar a sua própria realidade, seja não aceitando a sua história e as consequências de seus atos, ou até mesmo desejando viver a vida de outra pessoa, que nada condiz com a realidade que ela vive.

Essa fuga é mais comum do que podemos imaginar. Todos nós já passamos ou conhecemos alguém que já passou por momentos em nossa vida que pensamos não conseguir suportar. É nesses momentos que passamos a pensar que fugir daquela realidade seria única forma de salvação, porém nós sabemos que isso não é possível. Nesses momentos de angústia, insatisfação com a vida que passamos a desenvolver alguns mecanismos de defesa.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

Fatores Psicológicos que Afetam nossa Visão da Realidade

Neste sentido, a Psicologia é a ciência capaz de explicar esses mecanismos de defesa que nós desenvolvemos ao não aceitar e não saber lidar com a realidade que nos leva a ter conflitos psicológicos e comportamentais. Alguns desses mecanismos são:

Negação

A negação é um dos mecanismos de defesa mais comuns e fáceis de detectar. As pessoas usam a negação com uma forma de fugir de uma verdade ou de uma realidade que lhe parece inaceitável. Normalmente, pessoas com algum vício, como o problema de alcoolismo, por exemplo, tendem a apresentar esse mecanismo, usando frases como “eu não sou alcoólatra, bebo socialmente!” “eu bebo pouco, apenas alguns dias na semana!” “Quando quiser eu paro de beber” são situações bem comuns.

PSC

A negação se estende a outros maus hábitos dos quais a pessoa queira se distanciar, ou até mesmo a algum trauma vivenciado. A negação faz com o indivíduo não enxergue a realidade, desse modo toda e qualquer forma de alerta é descartada por ele.

Repressão

A repressão é um passo mais profundo do que a negação. A pessoa que ativa esse mecanismo simplesmente esquece o que aconteceu. Quando ativado esse mecanismo de defesa, o nosso cérebro é capaz de deletar uma determinada experiência. Normalmente, vivências traumáticas, ou extremamente desagradáveis são as informações apagadas do nosso cérebro.

Projeção

Reconhecer o mecanismo de projeção é um pouco mais complexo do que os demais mecanismos de defesa, principalmente da parte de quem está projetando. A projeção é o ato de deslocar determinados sentimentos e fantasiar algumas ações em outra pessoa.

Darei um exemplo que facilmente lhes auxiliará a entender: você já vestiu uma roupa e ao se olhar no espelho se sentiu mal e inseguro, levando a constatar que aquela roupa não ficou tão bem, porém mesmo assim vai trabalhar com ela? Ao entrar na sala, as pessoas te olham e cumprimentam, mas você tem a impressão que te olharam por um período muito longo, mais que o habitual?

Isso acontece porque, mesmo que as pessoas não tenham comentado nada sobre sua roupa ou sobre seu peso, sua insegurança leva-o a projetar nos seus amigos aquele sentimento que você teve ao vestir seu look. A partir dessa projeção você acaba se perguntando “por que estão me olhando assim? Eu estou estranho/feio com essa roupa, né?” e por aí vai.

Você projeta nas outras pessoas seus sentimentos, que muitas vezes exprimem sua insegurança e seu sentimento de inferioridade, mas não necessariamente o que os outros estão pensando. Assim, todos ao seu redor podem até elogiá-lo por sua escolha, mas você não acreditará que aquilo é verdadeiro.

Esse mecanismo de defesa faz com que a pessoa fique alienada em um contexto que não é o real, muitas vezes fazendo com que se afaste da vida social, por medo de como os demais vão julgá-la.

Racionalização

A racionalização consiste em buscar explicações lógicas para explicar determinado acontecimento e afastar, por exemplo, os possíveis sentimentos de perda, rejeição, arrependimento, insegurança ou culpa de você.

Constantemente, as pessoas usam esse mecanismo para justificar uma escolha mal feita da qual elas se arrependem, buscando culpar alguém pela escolha ou reação perante algo.

Sublimação

Dos vários mecanismos de defesa, a sublimação, possivelmente é o mais comum e socialmente aceitável deles. A sublimação consiste em reorientar um sentimento que pode ser prejudicial em algo produtivo. Muitas vezes quando o lutador de MMA entra no ringue com toda sua agressividade pronto para luta, ele está ativando o mecanismo de sublimação, pois ele condiciona toda a agressividade, que não poderia erroneamente descarregada em brigas e gerar violência, e direciona isso para vencer suas lutas.

Artistas podem direcionar suas frustrações e insatisfações em obras de arte ou em personagens, desse modo, sentimentos antes rejeitados são transformados em atitudes que têm um valor social positivo e produtivo. Podemos perceber então que os mecanismos de defesa são resultados de sentimentos gerados a partir da negação da realidade e dos sentimentos.

Honre e Respeite a Sua História e Viva a sua Realidade!

Pense então como seria “maravilhoso” se nós não precisássemos mais fugir e pudéssemos identificar e tratar as crenças e pensamentos que nos causam dor, tristeza, angústia, solidão e sofrimento. Digo maravilhoso porque é conhecendo a raiz do problema que podemos encontrar as respostas para superar tudo àquilo que nos aflige e sermos plenos verdadeiramente, desse modo o autoconhecimento é algo fundamental para alcançarmos o sucesso que tanto almejamos.

Quando temos essa clareza, também temos a chance de vencer as crenças e comportamentos limitantes, nos empoderar e conquistar maior plenitude, autossatisfação e a paz que precisamos para ter equilíbrio em todas as instâncias de nossa vida. Você já parou para observar o ser humano e como se dá o seu desenvolvimento? Nós somos resultado de uma seleção de etapas que resulta no ser humano sociável que nos tornamos. Ao observarmos o ser humano em seu processo de desenvolvimento, percebemos que este se dá em ciclos, geralmente marcados por acontecimentos significativos nos campos biológico ou psicológico.

Desde o nascimento, vemos profundas transformações relacionadas ao crescimento e desenvolvimento: psicológico e neuropsicomotor. Podemos citar a transformação do bebê em uma criança com pensamento lógico, sentimentos, vontade própria e muita agilidade. Mais tarde, os jovens atingem a puberdade, e esse momento é marcando por um amadurecimento biológico, na fase adulta, geralmente buscam a sua independência da família.

O ciclo da vida continua e a alma humana vai se transformando concomitantemente ao seu corpo físico e biológico, à medida que sua identidade vai se formando, a individualidade, vai se solidificando.

É fácil perceber isso, basta parar alguns minutinhos e refletir sobre como eram os seus gostos na época da infância, depois na adolescência e agora como adulto, possivelmente você constatará que muitos dos seus gostos mudaram.

A partir de um olhar mais amplo sobre os ciclos de vida, percebemos que o início é marcado por muita vitalidade física e pouca consciência, em seguida, passamos por um período com maior desenvolvimento emocional e a “apropriação do mundo”, seguido, geralmente, por uma fase de maturidade, sabedoria e desenvolvimento de consciência social, mas com baixa vitalidade.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Cada pessoa é única e, desse modo, suas experiências são ímpares e pessoais. Pode acontecer de você viver uma mesma experiência junto com seu irmão, pai, mãe, namorado etc, porém a forma como cada pessoa recebe essa experiência e a ressignifica é única. Cada pessoa atribui às ações e experiências algum tipo de sentimento. O que para você pode ter sido extremamente gratificante e enriquecedor, para outra pessoa pode ter sido apenas bom.

Quando falo em construir sua autobiografia estou partindo do pressuposto que não existe história mais interessante que a sua. Sim! As pessoas devem respeitar e amar sua própria história, com todos os erros e acertos, pois sem que tivéssemos trilhado este caminho jamais seríamos o que somos hoje. Mesmo que você considere que sua vida não tem nada de surpreendente ou que possa servir como fonte de inspiração para outras pessoas, que são suas experiências mornas e sem aventura, isso não é verdade.

Sei que não dá para evitar nosso passado, muito menos de inventar uma nova história de vida e nos apropriar dela. É importante aceitar todas as partes que compõem nossa história por mais dolorosa, traumática ou sem emoção que possa ser. Toda história de vida tem seu valor, tem seus pontos positivos e ensinamentos.