casas bahia

flickr.com / Fotos GOVBA Samuel Klein é um exemplo de empreendorismo que, mesmo dispondo apenas de educação primária, construiu um verdadeiro império varejista.

Samuel Klein é o homem responsável pela fundação de um verdadeiro império varejista no país: as Casas Bahia. Imigrante polaco, naturalizado brasileiro, viveu uma história impressionante de superação quando ainda vivia na Europa e, ao chegar ao Brasil, se destacou com sua perspicácia com as vendas e perfil empreendedor.

Origem e início de uma trajetória de sucesso

Nascido em Lublin, na Polônia, Samuel é o terceiro de nove irmãos de uma família judaica. Foi enviado com o pai para o campo de concentração de Maidanek, enquanto a mãe e cinco irmãos mais jovens foram mandados para o campo de Treblinka e nunca mais foram vistos. Em 1944, conseguiu escapar e chegar a uma fazenda onde começou a trabalhar em troca de alimentos. Finalizada a guerra, conseguiu se encontrar com dois de seus irmãos e, juntos, foram para Munique, na Alemanha então controlada pelos Estados Unidos da América, onde encontrou seu pai.

Casou-se com uma alemã e viveu em Munique até 1951, quando decidiu empreender uma nova vida na América do Sul. Acompanhado da esposa e do filho de um ano de idade, foi para a Bolívia e se deparou com um país em conflitos políticos e um cenário de insegurança, o que o levou a escolher o Brasil como próximo destino. Passou rapidamente pelo Rio de Janeiro e depois foi a São Paulo, vindo a se estabelecer em São Caetano do Sul.

Sua jornada de sucesso iniciou como mascate: vendedor ambulante que ia de porta em porta com uma charrete, vendendo roupas de cama, mesa e banho. Nessa época, demonstrou astúcia ao oferecer aos seus clientes a possiblidade de pagamento parcelado — prática que viria a ser uma das mais marcantes deu seu futuro empreendimento. No intuito de homenagear seus maiores clientes, emigrantes nordestinos que chegaram para trabalhar na indústria automobilística, fundou a Casa Bahia — loja de varejo que oferecia móveis, colchões e outras mercadorias. Desde então, seu empreendimento prosperou bastante: hoje chama-se Casas Bahia, e possui mais de 500 filiais no país, distribuídas em 15 estados, nas cinco regiões brasileiras.

Samuel Klein faleceu no dia 20 de novembro de 2014, por insuficiência respiratória, e deixou um legado de exemplo como empreendedor de sucesso que, mesmo dispondo apenas de educação primaria, construiu uma gigantesca organização do varejo brasileiro. Foi um dos primeiros a investir na oferta de produtos às classes sociais de baixa renda e, ao conquistar esse nicho, prosperou e se tornou um grande empresário de sucesso.

E você, qual legado está construindo em sua vida? Deixe seu comentário!