Gon To/Shutterstock Henry Ford foi um homem à frente de seus tempo. Empreendeu, inovou e ousou ir além em suas ações e pensamentos e, assim, criou uma das maiores empresas do mundo, a Ford!

Henry Ford nasceu, em 30 de julho de 1865, na cidade de Greenfield Township, nos Estados Unidos. Criador da Ford Motor Company, uma das maiores e mais importantes montadoras de carros, do mundo; com seu extraordinário legado, lições e conquistas vêm inspirando gerações de profissionais a ousar fazer diferente em suas carreiras também.

Sinônimo de visão de futuro e empreendedorismo, o americano é um perfeito exemplo de profissional com talento nato para os negócios. Mais que pensar, Ford tinha o dom de colocar seus pensamentos em prática. Assim, como inventor, registrou pelo menos 161 patentes de produtos e, ao invés de cavalos mais rápidos, ofereceu aos seus clientes motores mais potentes.

O Coaching é capaz de te ajudar a gerar resultados extraordinários!
Acesse meu ebook e conheça algumas histórias que irão te levar além!

Um dos pontos altos de sua trajetória está na criação do movimento que revolucionou a indústria mundial, o “Fordismo”. Este, por sua vez, tornou as fábricas mais ágeis, rentáveis e competitivas no mercado. A revolução de Henry veio em criar o conceito de “linha de montagem”, onde, a cada 98 minutos, um carro novo ficava pronto.

A ideia, com esta medida, era aumentar significativamente a produtividade das empresas e, ao mesmo tempo, diminuir os custos de produção. Para compensar os seus funcionários, Ford pagava a eles bons salários, o que os motivava ainda mais ao trabalho.

Mas o empreendedor não queria apenas reduzir gastos, Henry já vislumbrava muito mais, pois seu objetivo central era conseguir expandir o seu negócio não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo. Para isso, criou o sistema de franquias e, conseguiu, com o aumento da produção de suas fábricas, abrir lojas da Ford, em cada cidade da América do Norte e estar presente, com seus carros, em todos os continentes do planeta!

PSC

Com isso, se tornou um dos homens mais ricos do mundo. Entretanto, para Henry Ford, o dinheiro era apenas uma consequência. Assim, dizia – “O dinheiro é a coisa mais inútil do mundo. Não estou interessado nele, apenas nas coisas de que ele é apenas um símbolo.”.

Lições de Henry Ford Sobre Empreendedorismo e Liderança

  • O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.”; 
  • “Não aponte falhas, aponte soluções.”; 
  • “Um negócio que não rende nada além de dinheiro, é um mau negócio.”;
  • “Os obstáculos são aquelas coisas terríveis que você vê quando desvia os olhos do seu objetivo.”;
  • “Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele.”;
  • “Um idealista é uma pessoa que ajuda os outros a prosperar.”; 
  • “Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência.”;
  • “Pessoas não fracassam. Elas simplesmente desistem.”.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Sua história e todas estas frases ilustram a visão diferenciada de Henry Ford em relação ao mundo. E, muito explicam, como e porque ele construiu seu incrível legado. Inspire-se em suas ações e palavras e ouse conquistar o sucesso também!

Ah, gostou de conhecer um pouco mais sobre a trajetória de Ford? Então, comente o artigo e compartilhe este poderoso texto em suas redes sociais!