homem segurando placas com sorriso triste e sorriso feliz

Benoit Daoust / Shutterstock Pessoas infelizes enxergam tudo de maneira negativa, e não reagem bem diante de problemas e imprevistos.

Ser feliz é uma questão de escolha! Embora todas as pessoas estejam sempre expostas a situações de perigo, além de potenciais perdas, dores e tristezas, é a maneira como cada um reage a esses problemas que define a felicidade.

Pessoas infelizes têm o hábito de ver tudo de forma negativa. Para elas, nada está bom o suficiente, e o ser humano não tem mais jeito. Elas olham para si mesmas e para os outros com desdém, e fazem críticas destrutivas o tempo todo.

Malefícios da infelicidade

Além de apresentar um comportamento negativo em sua vida pessoal, no ambiente de trabalho, a pessoa infeliz tende a reclamar de tudo e de todos, contaminando seus colegas com suas insatisfações. Esse excesso de negatividade compromete o desempenho e prejudica a evolução profissional.

Com uma autoestima muito baixa, os infelizes não alimentam esperanças de melhorar aquilo que está incomodando, e preferem se colocar na posição de vítimas, culpando os outros por sua situação.

Esses pensamentos limitantes, apoiados em experiências negativas não ressignificadas, alimentam uma forte descrença em relação à vida e às pessoas. Esta infelicidade constante dificulta o crescimento pessoal e profissional, bem como a harmonia nas relações familiares e afetivas.

Como o Coaching pode combater a ifnelicidade?

Ao vivenciar um processo de Coaching, a pessoa infeliz tem a oportunidade de ressignificar todas as situações que a fizeram desenvolver esta crença limitante.

PSC

Por meio de uma viagem às experiências passadas e objetivando melhorias em seu futuro, o coach — em conjunto com o coachee (cliente) — tentará identificar as origens dos pensamentos e comportamentos negativos e as melhores formas de eliminá-los.

Ao dar novo sentido aos acontecimentos e abrir-se para enxergar outro lado, a pessoa tem a oportunidade de entender que tudo o que aconteceu em sua vida, até mesmo as piores coisas, pode lhe oferecer chances reais de crescimento.

Com o auxílio do Coaching, também é possível vencer problemas de baixa autoestima, provenientes de crenças limitantes disseminadas por familiares, amigos e sociedade. Além disso, é possível identificar habilidades e competências que o coachee desconhece em si mesmo.

Gostou do artigo? Deixe abaixo um hábito que te torna uma pessoa feliz!