As pessoas autênticas são aquelas que vivem de acordo com a sua essência. Nesse sentido, elas não têm medo de agir de acordo com o acreditam ser o certo e sempre tomam decisões baseadas nisso. Adotar essa postura é um grande sinal de autoconfiança, pois é necessário ter total consciência em relação ao que se é para que isso seja expressado por meio de atitudes e palavras.

As Vantagens de Ser Uma Pessoa Autêntica

Ser autêntico é, basicamente, ser livre para tomar decisões, definir os caminhos que irá seguir, escolher com quem irá compartilhar a sua vida, se expressar e, claro, viver sua verdade na essência, sem medo. Por mais que todos acreditem que já tenham essa liberdade, é grande o número de pessoas que guia a sua vida com base em expectativas alheias. Assim, sentem-se frustradas sem muitas vezes entender o real motivo para isso.

Ao contrário do que alguns acreditam, autenticidade não precisa ser sinônimo de grosseria e muito menos de egoísmo. É perfeitamente possível agir com convicção em relação ao que se é mantendo a cordialidade, o respeito e considerando também as vontades e necessidades das outras pessoas. Saiba como isso é possível ao conferir quais são os hábitos mais marcantes no comportamento das pessoas autênticas.

Os Hábitos Mais Marcantes das Pessoas Autênticas

Aproveito para te convidar a refletir a respeito do quanto a autenticidade tem feito parte do seu comportamento atual. Leia cada um dos itens que irei apresentar a seguir e relacione-o com a sua vida. Assim, além de se conhecer melhor, poderá identificar pontos que podem ser trabalhados para que tenha uma relação cada vez melhor consigo mesmo.

1 – São Assertivas ao Tomar Decisões

Quando se é inseguro, o ato de tomar decisões pode ser bastante desafiador, já que as cobranças, tanto internas quanto externas, causam diversos conflitos dentro da mente. Por outro lado, aqueles indivíduos que são autênticos conseguem ter mais firmeza ao fazer suas escolhas, porque possuem uma segurança genuína que vem daquilo que acreditam e da certeza que têm em relação à própria essência.

Ser assertivo é bom nos mais diversos aspectos, como, por exemplo, permite que se realize um melhor gerenciamento do tempo, ao aceitar apenas convites e pedidos realmente importante e necessários. Além de evitar que se oculte vontades por medo de julgamentos e cobranças externas. A assertividade é libertadora, pois dá a uma pessoa a segurança que ela precisa para ser ela mesma, independente das circunstâncias.

2 – São Guiadas Por Suas Próprias Expectativas

PSC

Todos nós vivemos cercados por expectativas, tanto internas quanto externas, e é humanamente impossível atender a todas, principalmente pelo fato de que as outras pessoas não sabem o que se passa dentro de nós. E é exatamente por saberem disso que as pessoas autênticas se baseiam apenas no que elas mesmas esperam de suas vidas. Então, utilizam essas informações para fazerem as suas escolhas e traçar as suas metas.

Por mais que amigos e familiares queiram o nosso bem, e ouvir os conselhos deles seja muito importante, a palavra final deve ser a nossa. Dessa forma, procure sempre ouvir com atenção o que as pessoas que te amam dizem, então, reflita e considere as suas vontades para que possa chegar a uma decisão que te faça feliz. Em relação às opiniões negativas de indivíduos que pouco te conhecem, essas devem ser logo descartadas.

3 – Agem Sem Medo de Falhar e Admitem Seus Erros

O medo do erro é originado principalmente na insegurança de ser julgado. E é esse receio que faz com que muitos deixem de ser autênticos, porque agem de forma a sempre se manterem em suas zonas de conforto, fazendo tudo sempre igual. Aqueles que são seguros e confiantes em relação ao que desejam não têm medo de falhar, pois sabem que sempre algo de bom irá acontecer, nem que seja o aprendizado.

A grande apresentadora e empresária norte americana Oprah Winfrey afirmou certa vez que se ela soubesse que ser autêntica iria lhe proporcionar tanto sucesso, teria feito isso antes. Afinal, ela se tornou o grande ícone que é exatamente por ser diferente de tudo o que havia na TV e na mídia anteriormente. Se tivesse mudado para seguir padrões, certamente nem estaríamos falando dela hoje.

4 – Expressam Suas Ideias Com Segurança

Expressar opiniões e ideias requer segurança, para que o medo de julgamentos não seja um impeditivo. Contudo, como disse anteriormente, isso não precisa, e nem deve, ser um sinônimo de grosseria, e sim de se sentir confortável em apresentar suas ideias. As pessoas autênticas sabem que ter opiniões divergentes da maioria não as torna inferior e nem superior, apenas diferente.

Essa confiança é bastante positiva principalmente em relação ao trabalho, para que possa compartilhar suas ideias sem receio de que sejam rejeitadas, e relacionamentos pessoais, para que haja clareza em relação ao que se espera do outro. Quando não há medo de ser julgado ou rejeitado é possível agir com maior liberdade e se comunicar de forma mais clara e eficaz.

5 – Respeitam as Opiniões Alheias

Assim como sabem que têm o direito de serem que são, as pessoas autênticas respeitam as opiniões dos outros, mesmo quando inclui não gostar delas. Isso é possível porque elas não veem uma opinião contrária, ou mesmo uma crítica, como uma ameaça, já que estão completamente seguras de quem são e do que pensam. Por isso, se deseja ser menos julgado pelos outros, comece julgando menos e seja você a mudança que deseja ver na sociedade e nos meios em que convive.

Ao saber apreciar e respeitar opiniões diferentes você só tem a ganhar. Primeiro, porque as conversas que tiver com aqueles que pensam de maneira contrária poderão ser extremamente construtivas e enriquecedoras, e segundo porque é maravilhoso poder interagir de forma respeitosa com quem quer que seja, sem atritos ou discussões desnecessárias.

Como sabiamente disse Oscar Wilde, seja você, pois todas as outras pessoas já existem. Nesse sentido, busque sempre ser fiel à sua essência e aos seus valores, sem medo de julgamentos ou de rejeição. Lembre-se que aquelas pessoas que realmente importam saberão respeitar as suas opiniões e escolhas. Portanto, honre a sua individualidade e sinta-se livre para escrever sua própria história!

 

Copyright: 271181840 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gustavofrazao