Adquirir o hábito de leitura está entre os planos de muitas pessoas, principalmente quando se trata de fazer a lista de resoluções para o próximo ano. Se você faz parte desse grupo que deseja começar a ler mais, saiba que está em suas mãos dar esse passo tão importante para o seu desenvolvimento pessoal. Ao adotar a leitura como parte do seu dia a dia estará ganhando em conhecimento e terá um hobby agradável para te ajudar a relaxar a mente.

A Importância de Adquirir o Hábito de Leitura

Já foi comprovado cientificamente que ler faz muito bem para o cérebro, estimulando áreas ligadas à concentração. Com isso, é possível treiná-lo para conseguir se concentrar de forma cada vez mais eficiente, o que pode trazer benefícios para todos os âmbitos da vida. Além desse, existem outros motivos que fazem da leitura um excelente passatempo, confira!

  • Enriquece o vocabulário, o que é ótimo para melhorar sua capacidade de comunicação e entendimento;
  • Estimula a criatividade e a expansão da mentalidade e conhecimentos;
  • Ajuda a relaxar a mente e o corpo e a reduzir o estresse;
  • Melhora a capacidade de memorização e concentração;
  • Aquisição de conhecimento em relação à escrita, interpretação e ao conteúdo do que se lê.

Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios que a leitura pode te proporcionar. Se ainda não tem esse hábito, continue acompanhando e saiba como torná-lo parte da sua rotina.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Dicas Para Despertar o Hábito de Leitura

O primeiro passo para adotar um novo hábito é estar disposto a mudar. É necessário fazer certas adaptações e ter disciplina no início, até que tal atividade se torne algo que faz automaticamente, assim como comer e tomar banho. Contudo, a diferença é que o hábito de ler é algo que, com o tempo, se torna um prazeroso passatempo e não uma obrigação.

1 – Defina a Sua Rotina de Leitura

PSC

Analise as suas atividades atuais para definir os dias e o tempo que irá se dedicar à leitura. É necessário firmar um compromisso consigo mesmo até que se torne um hábito natural. Considere que um livro é algo que pode te acompanhar em qualquer lugar, então você pode ler enquanto estiver no ônibus indo para o trabalho, durante o intervalo de uma reunião, almoço, curso ou, mesmo, no avião, em casa, antes de dormir ou nos finais de semana, por exemplo.

O tempo que cada momento de leitura irá durar depende exclusivamente de você. Se preferir, poderá começar com alguns minutos por dia e ir aumentando, conforme desejar. Outra opção é ler 10 minutos por vez, cerca de 3 ou 4 vezes por dia, assim, irá ler no total 30 ou 40 minutos, o que é um ótimo começo.

2 – Sempre Carregue um Livro na Bolsa

Como disse na dica anterior, um livro pode ser facilmente carregado para onde for, inclusive se tiver um tablet ou telefone que comporte a tecnologia dos e-books, poderá ter sempre à mão uma grande infinidade de obras em versão digital e sem carregar mais peso por isso. Dessa forma, poderá otimizar o seu tempo e aproveitar cada momento livre que tiver para desfrutar da leitura.

Ao invés de se estressar na fila do banco ou na sala de espera do dentista, por exemplo, por estar perdendo uma parte do seu dia, poderá utilizar esse momento de maneira inteligente, lendo e adquirindo cultura e conhecimento. Essa pequena mudança de hábito irá te ajudar a se tornar uma pessoa mais paciente, a utilizar estes momentos em prol do seu aprimoramento e a evitar que se estresse com algo que não tem o poder de mudar.

3 – Faça uma Lista dos Livros Que Deseja Ler

Se você tem a vontade de adotar o hábito da leitura, provavelmente tem algumas obras que deseja ler. Então, passe essas ideias para o papel ou bloco de notas do telefone e crie uma lista. Assim, poderá se organizar melhor, tanto para comprar ou pegar emprestado de um amigo ou biblioteca, quanto para definir quando irá começar a ler cada um. O simples ato de registrar e, depois de ler, cada item irá te dar ainda mais vontade de continuar lendo.

Aproveite a lista e anote o que mais gostou de cada livro que ler, pode ser um trecho, uma interpretação que teve sobre a história, enfim, algo que tenha te marcado. Essa é mais uma maneira de estimular a memória e te ajudar a conhecer melhor os seus gostos pessoais e de leitura.

4 – Aproxime-se de Pessoas Que Gostam de Ler

Você tem amigos que gostam de ler? Se sim, ao adotar esse hábito, vocês poderão ter mais uma afinidade para se aproximarem e trocar figurinhas sobre os livros que estão lendo e também indicações. Se ainda não tem, poderá facilmente encontrar pessoas interessantes em livrarias, além de comunidades e fóruns online.

Ter amigos com esse hobby é outra forma de reforçar o hábito, pois eles poderão lhe sugerir obras interessantes e, até mesmo, emprestá-las para você. Quem gosta de livros adora tê-los na prateleira, mas uma forma inteligente e econômica é realizar trocas, isso fortalece os laços de amizade e estimula o consumo consciente.

5 – Encontre um Lugar Calmo Para Ler

Salvos os casos em que estiver lendo enquanto está em uma fila ou sala de recepção, defina um lugar calmo para ler e desfrutar desse momento em sua totalidade. Desligue a televisão, mantenha o celular no silencioso, elimine qualquer distração e concentre-se completamente na leitura. Se houver a possibilidade e sentir-se confortável, experimente ir até um parque, ou uma praça que seja mais tranquila de vez em quando, para ler com um cenário diferente.

Independente do local em que estiver, faça da sua hora da leitura um momento para se dedicar a si, relaxar e deixar as preocupações e os problemas de lado. Ao terminar, verá o quanto esse hábito pode te fazer bem e te proporcionar mais tranquilidade, concentração e conhecimento.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

6 – Não Julgue um Livro Pela Capa

Ao escolher as obras que irá ler, evite se deixar guiar por preconceitos e permita-se conhecer coisas novas. Mesmo que determinado livro não seja considerado um grande clássico da literatura, certamente terá algo de interessante a lhe oferecer, mesmo que seja momentos agradáveis de entretenimento. Lembre-se que o tempo que passa lendo nunca é perdido.

Depois de conferir essas dicas, não há mais desculpas para adiar o início do exercício de ler. Basta dar o primeiro passo para perceber o quanto isso pode ser positivo e maravilhoso para a sua vida, pois ler é dar-se a oportunidade de evoluir e de viajar para mundos e histórias incríveis, sem sair do lugar.

Embarque em suas leituras e torne-se um grande leitor e, se sentir-se inspirado por seus escritores preferidos, ouse escrever suas próprias histórias também. Livros são sempre muito bem-vindos, eu, por exemplo, já escrevi mais de 40 e estou buscando escrever cada vez mais e aumentar este número, pois quanto mais eu compartilho meus conhecimentos com o mundo, mais eu quero compartilhar. Esta corrente do bem é um ciclo de abundância lindo.  Faça parte, leia e também seja lido e promova a leitura pelo mundo!

Copyright: 523948348 – https://www.shutterstock.com/pt/g/georgerudy