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Habilidades para resolução de conflitos interpessoais nas empresas

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Lidar com pessoas talvez seja uma das tarefas mais difíceis que encontramos dentro do ambiente corporativo, isso porque diariamente temos que nos relacionar com pessoas com características, culturas e pontos de vistas diferentes dos nossos. Por isso, aprender a conviver em harmonia com os colegas de trabalho é fundamental para qualquer profissional.

© Depositphotos.com / mdilsiz Aprender a ter um bom relacionamento com os seus companheiros de trabalho é essencial em qualquer empresa.

Apesar disso, é muito comum que surjam conflitos causados pelas diferenças de ideias e opiniões entre os colaboradores. Nessas situações, é importante verificar a causa do problema e sua amplitude, de modo a procurar a melhor solução para resolver o conflito de maneira profissional, madura e ética.

Habilidades para resolver conflitos interpessoais

Existem muitas habilidades essenciais para promover a resolução de conflitos interpessoais nas empresas. Confira algumas delas e saiba como agir nestes momentos:

Saiba ouvir

Saber ouvir é fundamental quando se trata de conflitos internos na organização. Ouça o que seus colaboradores têm a dizer e compreenda seus pontos de vista antes de tomar qualquer decisão precipitada.

Suspenda o julgamento

Suspenda todo tipo de julgamento durante a resolução de algum conflito. Escute atentamente todos os profissionais envolvidos no caso sem emitir julgamentos contra um ou outro. Lembre-se que o objetivo não é apontar culpados, e sim promover a solução do problema.

Seja imparcial

Evite tomar partido de algum dos colaboradores envolvidos no conflito. No ambiente de trabalho, manter uma postura imparcial é essencial para o bom andamento dos trabalhos e a harmonia do departamento. Lembre-se que toda história tem dois lados e pontos de vistas diferentes.

Resolva o problema

Nunca deixe um conflito sem solução. Isso porque ele pode causar muitos problemas como discussões entre colaboradores, falta de cocriação, disputas internas e pessoais, perda da produtividade, entre outras coisas. Procure resolver o conflito com todos os envolvidos o quanto antes e promova sempre a harmonia e o trabalho em equipe entre os seus funcionários.

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