Habilidades para resolução de conflitos interpessoais nas empresas

Por: José Roberto Marques | Blog | 21 de outubro de 2014

Lidar com pessoas talvez seja uma das tarefas mais difíceis que encontramos dentro do ambiente corporativo, isso porque diariamente temos que nos relacionar com pessoas com características, culturas e pontos de vistas diferentes dos nossos. Por isso, aprender a conviver em harmonia com os colegas de trabalho é fundamental para qualquer profissional.

© Depositphotos.com / mdilsiz Aprender a ter um bom relacionamento com os seus companheiros de trabalho é essencial em qualquer empresa.

Apesar disso, é muito comum que surjam conflitos causados pelas diferenças de ideias e opiniões entre os colaboradores. Nessas situações, é importante verificar a causa do problema e sua amplitude, de modo a procurar a melhor solução para resolver o conflito de maneira profissional, madura e ética.

Habilidades para resolver conflitos interpessoais

Existem muitas habilidades essenciais para promover a resolução de conflitos interpessoais nas empresas. Confira algumas delas e saiba como agir nestes momentos:

Saiba ouvir

Saber ouvir é fundamental quando se trata de conflitos internos na organização. Ouça o que seus colaboradores têm a dizer e compreenda seus pontos de vista antes de tomar qualquer decisão precipitada.

Suspenda o julgamento

Suspenda todo tipo de julgamento durante a resolução de algum conflito. Escute atentamente todos os profissionais envolvidos no caso sem emitir julgamentos contra um ou outro. Lembre-se que o objetivo não é apontar culpados, e sim promover a solução do problema.

Seja imparcial

Evite tomar partido de algum dos colaboradores envolvidos no conflito. No ambiente de trabalho, manter uma postura imparcial é essencial para o bom andamento dos trabalhos e a harmonia do departamento. Lembre-se que toda história tem dois lados e pontos de vistas diferentes.

Resolva o problema

Nunca deixe um conflito sem solução. Isso porque ele pode causar muitos problemas como discussões entre colaboradores, falta de cocriação, disputas internas e pessoais, perda da produtividade, entre outras coisas. Procure resolver o conflito com todos os envolvidos o quanto antes e promova sempre a harmonia e o trabalho em equipe entre os seus funcionários.

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