Voltar

Habilidades e Competências Profissionais Indispensáveis

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Saiba quais são os atributos fundamentais para obter desempenho profissional de alta performance.

Entender quais são as habilidades e competências fundamentais que levam um profissional ao desenvolvimento da alta performance é de interesse tanto do colaborador quanto da empresa. Afinal, se o funcionário cresce e conquista mais, naturalmente o negócio se beneficia e desfruta dos resultados obtidos também, atingindo seu estado desejado.

Cada nicho do mercado exige características específicas, bem como, o cargo e função dentro da organização. São inúmeras variáveis que devem ser levadas em conta, considerando as necessidades de cada campo de atuação, público-alvo e objetivos da empresa.

Mas existem alguns elementos que contribuem substancialmente para o crescimento contínuo independente da atividade exercida. Uma interessante observação é que predominantemente são fatores comportamentais.

Empresas e profissionais devem ter o conhecimento claro sobre esses atributos, para que os processos de recrutamento e seleção sejam mais assertivos na escolha do novo integrante da organização, e no sentido individual, o colaborador possa estimular seu constante aprimoramento para impulsionar sua carreira.

10 Habilidades e Competências Profissionais Indispensáveis

Confira abaixo habilidades e competências profissionais indispensáveis para o alcance de resultados extraordinários:

1.    Integridade

É a capacidade do indivíduo em ser ético, íntegro, justo, imparcial e possuir boa conduta.

2.    Coerência

É o alinhamento do que o indivíduo pensa, fala e faz. É ser autêntico, ser sincero para consigo e com os outros.

3.    Flexibilidade

Essa habilidade tem relação com parcimônia, calma, tranquilidade, equilíbrio e fácil maneira de lidar com o outro e com as situações adversas.

4.    Resiliência

A flexibilidade contribui diretamente para a capacidade do profissional em ser resiliente, de se manter motivado e enérgico mesmo diante das complexidades, enxergando além das barreiras, sempre com foco na solução dos problemas.

5.    Autoconfiança

É a forma como o indivíduo percebe a si mesmo, o valor e respeito que dá a si mesmo. Significa acreditar no próprio potencial e capacidade de realização, de alcançar metas e objetivos, de mudar e transformar a sua realidade, de se tornar quem deseja ser.

6.    Autoconhecimento

O que interfere no nível de autoconfiança é o quão você se conhece. O autoconhecimento é o caminho e porta de entrada para grandes realizações na vida do indivíduo, seja no aspecto pessoal ou profissional.

7.    Capacidade analítica e estratégica

Para tomar decisões assertivas, desenvolver planos de ações efetivos e estratégias de resultados, é indispensável que o profissional possua capacidade analítica bastante desenvolvida.

8.    Competitividade

A competividade saudável é um excelente combustível de motivação, ela impulsiona o colaborador a buscar seu constante desenvolvimento e aprimoramento para atingir resultados cada vez melhores.

9.    Relacionamento interpessoal

Qualidade dos relacionamentos e habilidade de comunicação são fatores que alavancam os resultados em vários sentidos. Um profissional que lida bem consigo e com os outros, promove um ambiente mais colaborativo, clima organizacional favorável para que todos se sintam bem. Consequentemente, a motivação engajamento e produtividade aumentam.

10. Liderança

Esse é um dos termos mais lembrados quando se discute sobre competências essenciais. Normalmente lembramo-nos de um gestor conduzindo sua equipe, mas a essência da liderança é ainda mais ampla e deve estar presente em todos momentos. Trata-se de liderar pessoas, situações e principalmente, a própria história.

A partir da compreensão de que nossos atributos refletem diretamente em nossos resultados, seja na vida pessoal ou profissional, o Coaching, a mais efetiva metodologia de desenvolvimento humano, tem sido altamente buscado por empresas e profissionais.

Nesse sentido, o Professional & Self Coaching foi desenvolvido por mim, justamente para atender a essa necessidade. O programa oferece poderosas ferramentas que oportunizam a identificação e expansão do potencial pleno do indivíduo.

Conte com o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, a maior e melhor escola de Coaching do Brasil e conquiste mais!

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!