Voltar

Grid Gerencial: seus benefícios nos diferentes tipos de liderança

Publicado em | 0 comentários
Grid Gerencial

Jirsak/Shutterstock O grid gerencial mostra como as lideranças podem se desenvolver sua inteligência e habilidades para conquistar grandes resultados

Também chamado de grade gerencial, o conceito de grid gerencial está relacionado a um modelo de desenvolvimento de lideranças e gestão criado e difundida pelos estudiosos Robert R. Blake e Jane S. Mouton. Segundo Blake e Mouton, o grid é definido como um conjunto de teorias sobre como os líderes utilizam sua inteligência e suas habilidades para trabalhar com pessoas e por intermédio delas a fim de obter grandes resultados.

Ela nada mais é do que uma teoria que defende que toda e qualquer organização que busca assertividade e bons resultados precisa, antes de tudo, gerenciar de forma eficaz e assertiva três pontos principais: seus objetivos, os profissionais e a hierarquia organizacional.

Trata-se de um estudo que aponta que para alcançar resultados reais as empresas devem estar atentas em dois tipos de liderança: a liderança voltada para as pessoas e a liderança voltada para tarefas.

Neste contexto, os líderes exercem seus comportamentos e diferentes tipos de gestão baseados em duas categorias: a primeira seria a relação com seus colaboradores onde a atenção maior seria aos subordinados e a segunda está relacionada com a estrutura corporativa.

Assim, na primeira dimensão o grid gerencial estuda o nível de preocupação e consideração do líder com seus funcionários e na segunda ele avalia a estrutura da empresa com relação ao cumprimento e realização das atividades organizacionais.

Grid Gerencial em diferentes tipos de liderança

Blake e Mouton propuseram o grid gerencial em diferentes modelos de liderança. Confira:

Liderança Pobre – estilo de liderança caracterizado pela despreocupação generalizada do líder com seus subordinados e também com as atividades a serem desenvolvidas. Ou seja, trata-se da inexistência ou escassez de uma liderança eficiente.

Country- Clube: Como o próprio nome sugere, neste estilo de liderança o líder se preocupa em proporcionar a seus colaboradores um ambiente de trabalho semelhante a um clube onde todos se sintam motivados e felizes. Neste sentido, muita atenção é dada as profissionais enquanto pouca é dada a realização de tarefas.

Meio termo – Como o próprio nome diz, este estilo de liderança mantém um equilíbrio onde a preocupação com os subordinados é a mesma atenção que se dá à produção.

Equipe – É a liderança mais eficaz e assertiva onde as atividades são realizadas de forma excepcional dentro de um ambiente agradável e propício ao crescimento e desenvolvimento de todos, tanto do líder quanto os seus liderados.

Interessante, não é mesmo? O grid gerencial é mais uma forma de organizar os processos de liderança e impulsionar os resultados. Se o objetivo da sua empresa é alavancar seus resultados de forma rápida, planejada e efetiva, conheça a formação Leader Coach Training – LCT e tenha todos os recursos para ir além.

Este artigo foi interessante e útil para você? Então lembre-se de deixar o seu comentário abaixo, curtir e compartilhar estes poderosos conhecimentos com seus amigos e redes sociais.

Comments

comments