Voltar

Gratidão – Exercite o Poder de Ser Grato!

Publicado em | 0 comentários

CHOATphotographer/Shutterstock Ser grato é essencial para reconhecermos o bem que recebemos e também oferecer o nosso melhor ao outro

Gratidão é o ato de reconhecimento de determinada pessoa por outra que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc. Gratidão é uma sensação de agradecimento e alegria em resposta ao recebimento de um “presente” ou ação bem intencionada de uma pessoa para conosco.

Essa ação a que se é grato pode ser um benefício de ordem material ou mesmo uma atitude positiva espontânea. Em resumo, a gratidão deriva da percepção de que alguém se beneficiou devido às ações de outra pessoa. Há um reconhecimento do recebimento de um presente, uma apreciação e identificação de seu valor.

O Poder de Ser Grato

Para uma pessoa grata é necessário sempre se centralizar na conquista, aprendizado ou conhecimento que aquele gesto gratuito possibilitou. Assim, para esse indivíduo, cujo sentimento de gratidão é tão evidente, esta frase faz todo sentido: “se você olha com gratidão para o que você tem na vida, você sempre terá mais. Se você olha para o que não tem na vida, você nunca terá o suficiente”.

Uma pessoa grata valoriza muito tudo aquilo que os outros fizeram e fazem em prol do seu benefício e pensando em seu bem-estar. Ela consegue reconhecer um gesto que realmente merece a sua gratidão e o demonstra sem hesitar. Costuma agradecer pessoalmente toda boa ação direcionada a ela, pois acredita que essa é uma forma de honrar e respeitar a sua história e a intenção positiva da outra pessoa. Também faz isso através de preces, orações e meditação.

Gratidão também é um termo bastante utilizado pela religião católica. Os fiéis normalmente pedem ajuda, auxílio e proteção, e quando estes são conquistados, eles são tomados pelo sentimento de gratidão, buscando uma forma de agradecer por ter conseguido uma graça. Entretanto, não é preciso ser católico para ser grato a alguém ou por algo que tenha nos acontecido.

Dar e Receber

Reconhecer um amigo, colega, parente ou mesmo um estranho que nos ofereceu seu apoio, num momento difícil, também é demonstrar nossa gratidão. Outro ponto importante é alimentar a reciprocidade e não apenas estar pronto para receber, mas especialmente, para estender sua mão e seu auxílio a quem precisar.

Este é um importante ciclo virtuoso de abundância, pois nos convida a criar uma corrente do bem, onde todos podem se ajudar, mutuamente, e crescer como profissionais, amigos e seres humanos. Agradecer é expandir a mente e o coração.

Por isso, lembre-se que sempre é tempo para florescer o nosso melhor e agradecer a quem, agora ou no passado, tenha lhe ajudado. Também sempre é hora para receber o mesmo cuidado dos outros, pois a gratidão alimenta a gratidão. Quanto mais agradecemos, mais podemos também nos sentir agradecidos por tudo que somos e temos. Pense nisso e permita-se ser grato!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!