Uso de gíria profissional durante conversa entre três profissionais

G-stockstudio/Shutterstock Usar gírias profissionais é comum, mas deve ter um limite

No universo empresarial, usar a chamada gíria profissional é mais comum do que imaginamos, pois elas se espalharam de tão forma que é difícil ouvir uma frase que não leve uma delas. Estas, por sua vez, são os jargões que os profissionais de cada área usam em sua comunicação e, que lhes fazem ser entendidos por seus pares sem nenhuma dificuldade.

Alguns exemplos de gírias profissionais são: feedback, know-how (conhecimentos), budget (orçamento), turnover (rotatividade), brainstorm (chuva de ideias), performar, networking ( rede de contatos), briefing (dar instruções), agregar valor, sinergia, overdelivery (entregar a mais) e follow up: termos muito incutidos no linguajar dos profissionais e que se tornaram muito comuns nas empresas.

Você é entendido ao dizer uma gíria profissional?

Faço este questionamento porque no dia a dia de trabalho temos que lidar não apenas com nossos colegas de profissão e de empresa, mas também nos relacionar com fornecedores, parceiros e clientes. E a verdade é que estes nem sempre estão a par desta forma própria de expressão, o que torna esta comunicação um pouco difícil.

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Por isso mesmo é importante ter bom senso, não exagerar nas gírias, ou seja, aprender a usá-las com bom senso para não obscurecer sua comunicação e torná-la incompreensível aos seus interlocutores.  Quer um exemplo disso?

Olha só esta frase – Vamos reunir a equipe de Marketing para fazer um brainstorm, definir o target da campanha e para pegar o feedback do CEO quanto ao valor do budget liberado. Você entendeu alguma coisa?

PSC

Sem tantos jargões, o profissional poderia dizer a mesma coisa, mas assim – Vamos reunir a equipe de marketing para uma reunião de criação de ideias, definir o alvo da campanha e pegar a resposta do líder sobre o orçamento liberado. E agora? Ficou bem mais fácil né?

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Em se tratando de Comunicação, use o bom senso sempre!

Como podemos ver no exemplo acima, o exagero no uso de gírias pode acabar tornando a comunicação cansativa e, muitas vezes, até incompreensível. Por isso mesmo, quero aqui chamar a atenção para a necessidade de ter bom senso, afinal, a comunicação efetiva prega a clareza na forma de se expressar em qualquer situação. Quando um profissional se expressa de forma verborrágica demais, usando expressões estrangeiras que poderiam ser facilmente reduzidas por outras em nosso idioma, é sinal de que é hora de se reavaliar.

Para isso, a melhor forma ainda é por meio do velho e conhecido feedback. Pergunte aos seus colegas mais próximos o que eles acham do seu uso de jargões profissionais, se está numa quantidade normal ou excessivo. Avalie suas respostas e, caso faça sentido para você, considere se policiar mais ao se comunicar e evite passar do ponto em relação às gírias. Fica a dica!