Milton Hyland Erickson é uma das maiores autoridades mundiais em Hipnose Ericksoniana. Fundador e presidente da Sociedade Americana de Hipnose Clínica, o psiquiatra estadunidense desenvolveu estudos sobre a hipnose a partir da premissa de que entrar em estado de transe, ao menos uma vez por dia e de forma espontânea, é natural para o ser humano.

Mas o que exatamente significa hipnose? Como ocorre a hipnose ericksoniana? Quais benefícios essa técnica pode promover na vida da pessoa que a ela se submeter? Confira as respostas para todas essas perguntas no artigo a seguir. Boa leitura!

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”!É um presente!

O que é hipnose?

Hipnose é um procedimento conduzido por um profissional qualificado e capacitado para induzir um estado de relaxamento profundo. Neste estado, a atenção é focada, a consciência periférica é reduzida, e a mente é incentivada a produzir experiências agradáveis.

O método foi introduzido pelo médico e pesquisador britânico James Braid, no século XIX. Embora o conceito de hipnose fosse, na época, entendido como um sono induzido, é fato constatado cientificamente que a hipnose não é um estado de sono, pois a atividade cerebral identificada nas duas situações é diferente. Em geral, o estado hipnótico, também conhecido como “transe hipnótico” é induzido por meio de instruções e sugestões do indivíduo que o está aplicando.

Mitos sobre a hipnose

Quando se fala em hipnose, as pessoas geralmente são um pouco céticas a respeito da sua importância para tratamentos na área da saúde física e mental, bem como dos seus benefícios para a potencialização da sensação de plenitude individual.

PSC

A hipnose, porém, é um nível profundo de comunicação. Durante o procedimento, o indivíduo permanece sempre consciente do que está fazendo e de onde está. Mesmo em transe, a pessoa hipnotizada não toma atitudes que confrontam os seus valores e princípios, ou seja, não faz nada que não faria em seu estado normal. O impacto dos resultados positivos da hipnose, portanto, acontece em maior ou menor grau, dependendo da abertura e da receptividade de quem está sendo induzido.

De que maneira a hipnose pode ser útil?

Um dos maiores benefícios conhecidos da hipnose é melhorar a capacidade de relacionamento intrapessoal e interpessoal do indivíduo, favorecendo a sua habilidade de comunicação interna e externa (consigo mesmo e com os outros). A comunicação é a base das relações, e se relacionar é uma necessidade básica do ser humano.

A hipnose tem um grande impacto positivo porque estimula a quebra de crenças limitantes que impedem o indivíduo de acessar as suas habilidades e competências de maneira plena, bem como de superar eventos traumáticos do passado. “Toda boa comunicação é hipnótica por natureza”, afirma Milton Erickson.

Por isso, a técnica é apontada como benéfica para o desenvolvimento pessoal e social do indivíduo. No entanto, essa não é a única área beneficiada pela hipnose. Na saúde, por exemplo, técnicas hipnóticas têm sido empregadas no tratamento de doenças funcionais, permitindo que o indivíduo ao menos lide melhor com os sintomas.

Em âmbito psicológico, o procedimento de hipnose também tem sido utilizado para auxiliar pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade, depressão, fobias, transtorno de pânico, vícios e disfunções alimentares. Especialistas defendem que a técnica pode ser útil também no combate à insônia, no relaxamento, na redução do estresse, no auxílio ao aprendizado, no alívio de dores agudas ou crônicas e até mesmo em anestesia para procedimentos cirúrgicos e partos.

Como funciona a Hipnose Ericksoniana?

Criada pelo psiquiatra Milton Erickson, a Hipnose Ericksoniana é uma técnica amplamente utilizada por coaches de alta performance pessoal e profissional. Trata-se de um poderoso método que maximiza substancialmente os resultados do processo de coaching.

Esta modalidade da hipnose é centralizada na utilização de linguagens inconscientes, permitindo com que o indivíduo conecte-se com os recursos mais profundos da sua personalidade, partindo da premissa de que todos possuem capacidade para encontrar dentro de si a solução para todas as suas adversidades. Assim, é possível gerar mudanças poderosas para todo e qualquer tipo de situação.

A Hipnose Ericksoniana provoca o estado de transe mental por meio do tom de voz, ritmo da fala, respiração e postura corporal. O foco é fortalecer o poder pessoal do indivíduo para que ele vença as suas próprias barreiras, honrando e respeitando a sua história e as suas vivências.

Ainda que a hipnose ericksoniana explore a mente inconsciente, o indivíduo não perde verdadeiramente a consciência em nenhum momento do procedimento. A técnica é atualmente procurada por pessoas que desejam um procedimento auxiliar em tratamentos médicos e psicológicos, bem como por aqueles que estão em busca de autoconhecimento aprofundado.

O Conselho Federal de Psicologia, o CFP, afirma que a hipnose ericksoniana é um recurso metodológico auxiliar à psicologia, sendo autorizado desde que seja conduzido por profissionais comprovadamente capacitados. A técnica é benéfica não apenas como auxílio à psicoterapia, mas também em aspectos como:

  • Alívio de dores;
  • Auxílio nos estados de ansiedade;
  • Superação de fobias, medos e traumas;
  • Auxílio nos quadros de depressão e estresse;
  • Controle de maus hábitos, como o tabagismo;
  • Assistência a diferentes modalidades da clínica médica e cirúrgica.

Benefícios da Hipnose Ericksoniana aplicada ao Coaching

Veja, abaixo, alguns dos poderosos benefícios da hipnose ericksoniana, maximizando os resultados do processo de coaching:

  • Mudanças realmente efetivas e permanentes;
  • Acesso à mente inconsciente, onde as verdadeiras mudanças ocorrem;
  • Reprogramação mental: ressignificação e transformação de experiências ruins em aprendizados;
  • Potencialização da capacidade de aprender e reaprender, criar e recriar hábitos construtivos;
  • Desenvolvimento de novas habilidades de questionamentos (perguntas poderosas);
  • Aprendizado de como usar metáforas e histórias para estimular a aprendizagem efetiva e provocar insights (sugestões indiretas).

10 princípios básicos da Hipnose Ericksoniana

  1. Abordagem indireta: o hipnoterapeuta não dá ordens, mas sugestões sobre o que o indivíduo deve fazer ou imaginar;
  2. Jogo interacional: a hipnose é feita com base em um diálogo, em que o indivíduo não apenas ouve o hipnoterapeuta, mas também fala sobre a questão que deseja resolver;
  3. Passo a passo: a hipnose deste tipo é feita com base em pequenas mudanças, dia após dia, e não em mudanças bruscas;
  4. Foco no sintoma: resolvendo pequenos sinais, resolve-se também o problema como um todo;
  5. Respeito e empatia: o hipnoterapeuta age com o indivíduo da mesma maneira que ele gostaria que agissem com ele, sempre com respeito e acolhimento;
  6. Cooperação: o hipnólogo está ali para entender o problema do indivíduo e ajudá-lo a resolver;
  7. Comunicação clara: palavras e gestos devem ser claros, de modo que o indivíduo esteja sempre consciente de tudo o que se passa;
  8. Terapia estratégica: cada indivíduo e único e, por este motivo, é capaz de criar as soluções que tanto procura. O hipnoterapeuta é apenas um facilitador desse processo.

A hipnose ericksoniana é, portanto, uma técnica moderna e segura, com benefícios identificados na promoção de saúde física e mental. No entanto, antes de experimentar o procedimento, certifique-se de que o profissional escolhido seja capacitado para conduzir a hipnose com responsabilidade.

E você, querida pessoal, já teve alguma experiência com a hipnose? O que pensa sobre o assunto? Aproveite o espaço abaixo para deixar um comentário com a sua opinião. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com os seus amigos e familiares, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por Alexander Supertramp