Voltar

Gestão de qualidade e produtividade nas organizações

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / dtjs Com foco em maximização de resultados, as empresas passaram a implantar os sistemas de gestão e a aprimorar suas competências por meio de novos procedimentos.

Gestão de qualidade e produtividade é uma estratégia de administração que consiste em manter a qualidade dos processos organizacionais, para a manutenção da máxima economia para as empresas e plena satisfação para os consumidores.

A “qualidade” que conhecemos hoje se destacou na Segunda Guerra Mundial, partindo da preocupação de que os produtos deveriam ser padronizados, para que o percentual de defeito fosse mínimo e não gerasse riscos a quem fosse utilizá-los.

“Um produto ou serviço com qualidade é aquele que atende sempre perfeitamente e de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo às necessidades do cliente”.  Vicente Falconi – Consultor e especialista em gestão.

No Brasil, a gestão de qualidade se disseminou a partir de 1990, com a globalização da economia. Com foco em maximização de resultados, as empresas passaram a implantar os sistemas de gestão e a aprimorar suas competências por meio de novos procedimentos.

Em 1991, o governo brasileiro criou o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, com o intuito de difundir os novos conceitos de qualidade, gestão e organização da produção, e com o objetivo de auxiliar na competitividade das empresas brasileiras.

Os princípios básicos da qualidade total

Foco no Cliente

O sucesso de uma organização depende de seus clientes e, portanto, é necessário compreender as suas necessidades atuais e futuras com foco não apenas em supri-las, mas em exceder às expectativas.

Liderança

A missão do líder é estimular um ambiente colaborativo, no qual todos se sintam envolvidos e motivados em contribuir com os propósitos e objetivos da organização.

Envolvimento das pessoas

Empresas são resultados de pessoas, ou seja, a essência de uma organização é formada por seu capital humano. Portanto, as ações de gestão devem envolver todos os integrantes que fazem parte dela, em todos os níveis de atuação, possibilitando a utilização de suas habilidades em benefício da organização.

Abordagem por Processo

Resultados esperados são alcançados com mais eficiência a partir da abordagem das atividades da empresadivididas por processos.

Abordagem sistêmica de gestão

Identificar, compreender, gerenciar e inter-relacionar os diferentes processos da organização para atender os objetivos determinados.

Melhoria contínua

O objetivo permanente de uma organização deve ser a melhoria contínua, em prol de si, de seus colaboradores e de seus clientes.

Abordagem factual para tomada decisões

Todas as decisões devem ser tomadas e ponderadas a partir da análise de dados e informações.

Relações mutuamente benéficas com fornecedores

Considerando que empresa e fornecedores são interdependentes, sua relação deve ser sustentável e uma parceria que agregue valor para ambas as partes e consequentemente ao consumidor final.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!