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Gerencie seu Tempo com a Metodologia Getting Things Done

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Getting Things Done

Venimo/Shutterstock O Getting Things Done ajuda a organizar as tarefas e gerir melhor o tempo

Getting Things Done ou “A arte de fazer acontecer”. Esta é uma metodologia de gestão de tarefas e gerenciamento do tempo, criada pelo consultor americano, David Allen. Tem como intuito ajudar a organizar nossos compromissos e demandas pessoais e profissionais, e, especialmente, a sermos mais produtivos em nosso trabalho e vida de modo geral.

Com tantas coisas para fazer, mesmo tendo dado o nosso melhor, normalmente temos a sensação de que nossos dias não foram tão produtivos como poderiam ser. Neste sentido, um dos benefícios do GTD é aliviar justamente este estresse, fazer com que nossa produtividade aumente e tenhamos mais foco e objetividade em nossas ações.

Getting Things Done e Gestão do Tempo

Fazer acontecer é se colocar a agir e, independente, das circunstâncias ter foco, coragem, inteligência e determinação para desempenhar bem suas atividades e obter o retorno esperado. Para isso, o GTD defende que além de sabermos mentalmente o que temos que fazer, nós também precisamos registrar tudo isso fora de nossa memória, num outro local de referência.

Isso é importante para evitar esquecimentos e a sobrecarga. Assim, o método sugere que podemos “aliviar” nossa mente ao usar ferramentas específicas, como o alívio por registro: que pode ser escrito num bloco de notas do computador, celular ou num papel, por meio de uma gravação de voz com a descrição exata das demandas ou um email explicativo, por exemplo.

Estes mecanismos simples ajudam a desafogar o nosso cérebro e nos auxiliam em nossa organização diária. Além disso, segundo o método de David Allen, não devemos eleger demandas prioritárias para fazer primeiro, mas sim definir as ações específicas que devem ser realizadas em cada contexto de nossa vida.

Isso significa que ao invés de deixar algo para depois, podemos resolver, ao mesmo tempo, várias coisas e criar um ciclo de alta produtividade. Para que tudo isso funcione, segundo ele, é preciso ainda seguir os cinco passos do Getting Things Done, que são: coleta de dados, processamento de informações, organização das tarefas, execução das demandas e revisão constante dos resultados.

Isso quer dizer que para fazer o nosso tempo render mais, podemos ter como auxílio este mecanismo de gestão e planejamento do tempo, que nos ajuda a enxergar nossos compromissos, de forma geral, e a escolher as melhores formas para atendê-los de forma plena e efetiva.Isso nos dá mais liberdade para agir e construir os nossos resultados pessoais e profissionais, sem sermos atropelados pelas demandas. Assim, além de mais tempo, ganhamos mais qualidade de vida também. Maravilhoso!

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