Gerencimento de tempo

Anna Shagoika/Shutterstock Gerenciar o tempo e fazê-lo trabalhar a seu favor e não contar você!

Uma das competências profissionais que mais se destacam é a capacidade de gerenciamento do tempo, uma vez que ao fazê-lo de forma efetiva, o colaborador pode ser muito mais produtivo e resoluto em suas atividades. Atualmente, com tantas distrações e coisas para fazer, desenvolver esta habilidade pode ajudar muito a organizar a rotina e ser mais eficaz no dia a dia.

Gerenciar vai além de listar as demandas e compromissos no papel, parte, antes, de um planejamento, de um movimento mental, que permite visualizar suas atividades, em detalhes, e se organizar conforme cada uma exige. Nossas demandas de trabalho, por exemplo, exigem de nós determinado tempo, isso também se aplica às rotinas ligadas à nossa vida pessoal, social e familiar, portanto, para poder conciliar todas as nossas responsabilidades e necessidades é essencial saber administrar o tempo muito bem.

Mas como fazer um gerenciamento do tempo efetivo? Esta é uma pergunta frequente, ainda mais porque quase sempre temos a impressão de que 24 horas não são mais suficientes. Porém, já que a quantidade de minutos não vai mudar, nós mesmos temos que aprender como fazer isso com aquilo que dispomos. Um dos primeiros passos para isso é identificar se ao invés de pouco tempo, na verdade, você não está com muitas distrações ou com demandas e atividades demais.

Avalie e descubra se este é o seu caso também. Ah, e continue lendo, pois logo a seguir vou dar dicas poderosas de como melhorar este aspecto importante de sua vida profissional e pessoal. Confira!

Dicas Para Melhorar seu Gerenciamento de Tempo

Gerencimento de tempo

Ser multitarefa exige um bom gerenciamento de tempo!

Organize suas tarefas – uma das maiores inimigas do gerenciamento do tempo eficaz é a desorganização. Por isso, procure mapear sua rotina, seus horários para sair de casa, as paradas para refeições e compromissos fixos. Isso vai ajudar a, entender onde você gasta mais tempo e quais fatores comprometem sua gestão (trânsito, procrastinação, transporte, atrasos, excesso de demandas). Organize sua vida!

PSC

Reveja seus comportamentos – com que frequência você se atrasa para o trabalho e como isso impacta em sua produtividade e imagem profissional? Já parou para pensar sobre isso e também sobre as outras condutas que impactam em seu tempo como, por exemplo, conversas de corredor, internet, chats em redes sociais e bate-papos no WhatsApp? Mude que seus resultados mudam também!

Saiba dizer “Não” – quantas tarefas você acumula simplesmente por não saber dizer não? Se o seu dia está mais cheio do que consegue suportar, imagino que inúmeras. Entenda que este comportamento ao invés de ajudar, acaba sabotando seus resultados e diminuindo o seu tempo. Foque em fazer bem, não simplesmente em fazer mais, pois não adianta pegar 100 demandas se você só consegue atender metade disso. Aprenda a delegar, a dividir as responsabilidades com as outras pessoas e concentre-se na qualidade do trabalho.

Tenha metas – ter metas é o melhor orientador de resultados que existe. Inclui foco, determinação e resiliência e gerenciamento do tempo, ou seja, querer muito algo não permite que nos desviemos do nosso caminho com distrações. Portanto, defina suas metas pessoais e profissionais, planeje suas ações, defina prazos e dedique seu tempo a realizar seus objetivos e sonhos.

Aprenda a relaxar – conseguir fazer tudo o que está na agenda, ter um dia produtivo no trabalho: é altamente positivo e uma vitória. Melhor ainda é ter tempo livre para relaxar, descansar o corpo e a mente e simplesmente dar-se um tempo.

Esta é a lei do equilíbrio, pois se o tempo todo ficamos buscando atividades para preencher o nosso dia, deixamos de respirar, nos divertir, nos cuidar e só alimentamos o estresse e o cansaço físico e mental. Pense nisso e gerencie melhor o seu tempo!