No universo da gestão de projetos, o gerenciamento de escopo é um mecanismo essencial para que todas as suas etapas sejam estruturadas e desenvolvidas conforme o planejado. Neste sentido, o PMBOK, que é o Project Management Book Of Knowledge, ou Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, na tradução para o português, foi criado exatamente para balizar as ações e tornar sua administração mais efetiva.

Mas o que é exatamente este PMBOK? Bem, fazendo uma analogia aos padrões da língua portuguesa culta, que nos instrui sobre como escrever corretamente, seguindo as regras ortográficas; este guia serve a gestão de projetos como um instrumento que apresenta aos profissionais da área quais são as boas práticas que devem ser por eles sempre seguidas e defendidas.

Como tal, foi convencionado que o Project Management Book Of Knowledge com suas instruções, técnicas, métodos e ferramentas, é um documento que sempre deve ser consultado e seguido, pois traz muitas informações importantes e que, de forma geral, podem ajudar no gerenciamento de escopo de qualquer projeto.

Como Funciona o Gerenciamento de Escopo com PMBOK

Agora que já entendemos melhor qual é o papel e importância do PMBOK na gestão de projetos, podemos compreender também que ele é essencial quando tratamos do gerenciamento de escopo de qualquer iniciativa deste tipo. Seve como direcionador das ações e uma ferramenta de administração do trabalho.

Na prática, o escopo se relaciona com a definição de todas as etapas de um planejamento e tudo que precisa ser realizado para que as metas se concretizem plenamente. Em resumo, seguindo o guia de conhecimento, é ele que dá o direcionamento aos projetos e ajuda o gerente de projetos e a equipe a planejar as ações, definir objetivos e as ferramentas e métodos que serão utilizadas, bem como a organizar a execução assertiva das tarefas.

Deste modo, podemos concluir que ao usar o PMBOK, os projetos podem ser mais bem geridos, pois para cada possível desafio ou dificuldades, o guia apresenta conhecimentos e orientações que ajudam os gerentes de projetos a sanar os mesmos e a encontrar saídas para resolver as questões. Claro que cada projeto tem suas particularidades, entretanto, neste orientador existem resoluções que são perfeitamente aplicáveis a qualquer tipo de situação, o que o torna realmente uma referência na área de gestão de projetos e gerenciamento de escopo.

Se você está desenvolvendo um novo projeto e deseja minimizar ao máximo os erros por falta de conhecimento ou experiência prática na área, considere ter sempre ao seu lado um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, pois nele estão reunidos conteúdos que realmente podem agregar muito valor aos seus resultados. Fica a dica!