Voltar

Gerenciamento de crise profissional

Publicado em | 0 comentários

Alphaspirit/Shutterstock Saber lidar com os momentos de crise é essencial para crescer na carreira

Problemas na carreira, e agora?  O primeiro passo é acalmar-se e focar no positivo, pois em nada adianta reclamar quando somente você pode resolver a situação. Deste modo, é possível fazer um gerenciamento de crise assertivo, dar a volta por cima e ainda crescer profissionalmente.

Por piores que possam parecer se há crise, há oportunidades de revermos nossa carreira, os aspectos que nos incomodam e aqueles que precisam ser melhorados e potencializados. Também é uma chance de reavaliarmos nossos comportamentos profissionais e buscar evolução como ser humano.

Num primeiro instante, quando perdemos nosso emprego, por exemplo, podemos nos sentir perdidos ou mesmo injustiçados pelas circunstâncias. Entretanto, com um pouco de reflexão e autoconhecimento, aos poucos, podemos perceber o que realmente é importante para nós.

Com isso, é possível fazer um gerenciamento de crise profissional efetivo, repensar sua vida profissional, redirecionar e mudar de carreira. Além do mais, a crise traz a oportunidade de recomeçar e traçar novos planos e estratégias para alcançar efetivamente, seus novos objetivos e metas de vida.

Faça da Crise uma Oportunidade de Crescimento

Em momentos de crise é essencial desenvolver a inteligência emocional. Esta competência lhe ajudará a lidar melhor com a situação e a responder de maneira positiva aos problemas.

Acredite: as dificuldades também são benéficas quando nos fazem sair da zona de conforto, esta que na verdade nos causa desconforto com nossa vida. Por isso mesmo, ouse fazer-se alguns questionamentos e mudar o que for preciso.

Será que a carreira que escolheu realmente lhe faz feliz? Será que a empresa onde está reconhece o seu valor? Será que você pode ir mais longe? Será que não é hora de mudar? Será que não é o momento de ouvir sua voz interior?

Todas estas interrogações trazem à tona perguntas importantes que devemos nos fazer sempre e, especialmente, em momentos de adversidade. Digo isso, porque muitas vezes, evitamos enxergar à nossa realidade verdadeira, estacionamos na carreira e deixamos de crescer.

A crise, ao mesmo tempo em que nos traz este alerta, também dá uma chacoalhada em nosso estado atual, nos convidando a dar um passo adiante. Isso é maravilhoso!

Por este motivo, ao invés de colocar-se como vítima, aproveite a crise para assumir o controle das suas vontades, de seus desejos profissionais e pessoais e direcione suas forças para conquistar efetivamente estes objetivos.

Desapegue-se do passado e olhe para frente.  Lembre-se que: o que passou não dá mais para mudar, mas o seu presente sim, poder ser planejado de acordo com seu estado desejado. Permita-se evoluir, seja uma fênix, faça da crise uma oportunidade de “renascer das cinzas” e ouse ir além. Você pode!

E você, como lida com crises profissionais? Compartilhe sua dica poderosa!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!