Voltar

Geração Z – Conheça suas Características e Diferenciais!

Publicado em | 0 comentários

Dragon Images/Shutterstock Conheças a geração Z, antenada nas novas tecnologias e fascinada pelos dispositivos móveis

Ao contrário do que possa parecer, a geração Z não é formada pelos filhos da geração Y, eles são nascidos a partir da década de 90. A letra Z indica uma geração de indivíduos preocupados cada vez mais com a conectividade virtual, de forma permanente.

O termo “Z” vem de zapear, que quer dizer, saltar rapidamente de um canal de televisão para outro. Tem como lema a seguinte frase: “Consumo, logo existo!”. São pessoas que gostam de velocidade, querem informação a todo o momento e têm a sensação de que tudo o que fazem não está completo, ou seja, não ficam satisfeitos facilmente.

Diferenciais e Características da Geração Z

Assim, se as gerações anteriores se conectavam com o seu mundo através de um computador de mesa, a nova geração passou a ficar constantemente disponível e conectada por meio de dispositivos móveis. A noção de grupo passa a ser virtual. Cada pessoa passa a ter o seu vídeo game, a sua TV, o seu celular e o seu equipamento de som.

Isso muda a forma de comportamento e relacionamento social sobremaneira, já que até então, essas formas de diversão, entretenimento ou comunicação eram coletivas. Ao final do século XX, a televisão ocupava um lugar central na sala, reunindo a família e os amigos no que se chamava de “horário nobre”, da mesma forma que no início do século passado, o rádio e equipamentos de som ocupavam esse lugar.

A geração Z dispõe de todos esses dispositivos em equipamentos portáteis que não os prendem mais a lugar nenhum. A sala da família unida em torno da televisão, como ironizado na abertura da série Os Simpsons, deixa de existir.

Os Desejos da Geração Z

Os indivíduos da geração Z normalmente são datados como nascidos ao final do século XX, entre 1990 e 2009. Mas, os gerados no início do século XXI, independentemente de outras denominações que possam ainda ser dadas, mantêm as características da geração Z (alguns estudiosos já estão chamando os nascidos a partir de 2010 de geração alfa).

A geração Z será a grande consumidora de tecnologia nos próximos anos. Poucos fabricantes estavam atentos a isso. Enquanto todos festejavam a geração Y como os consumidores do futuro, é a geração Z que acabará consumindo os gadgets (dispositivos eletrônicos portáteis), mais badalados e inovadores.

Mas, como o mercado muda rapidamente, as grandes empresas já se atentaram para o potencial consumidor da geração Z. Enquanto grande parte da geração Y procura empresas de tecnologia para fabricar sonhos inimagináveis anos atrás, os grandes consumidores dessa fornada é a geração Z.

E você, a qual geração pertence? Comente abaixo e compartilhe a sua opinião!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!