Baby boomers, geração X, millennials, geração Z… Essas são algumas das gerações que os teóricos definiram para agrupar seres humanos com características em comum ao longo da história. Essas subdivisões, é claro, não são categorizações oficiais, afinal de contas, cada pessoa é um universo à parte, e não devemos fazer generalizações.

Contudo, há, de fato, algumas características em comum entre as pessoas nascidas na mesma década. É o caso da geração Z, que já nasceu em um mundo altamente conectado e digital. Vamos conhecer melhor as características dessa geração? Para isso, é só dar continuidade à leitura a seguir!

Quem é a geração Z?

Ao contrário do que possa parecer, a geração Z não é formada pelos filhos da geração Y. Eles são apenas os indivíduos que nasceram depois dessa geração. São nascidos a partir da segunda metade da década de 1990 até 2010. A letra Z indica uma geração de indivíduos preocupados cada vez mais com a conectividade virtual, de forma permanente.

O termo “Z” vem de zapear, que quer dizer, saltar rapidamente de um canal de televisão para outro. Essa geração tem como lema a seguinte frase: “Consumo, logo existo!”. São pessoas que gostam de velocidade, querem informação a todo o momento e têm a sensação de que tudo o que fazem não está completo, ou seja, não ficam satisfeitos facilmente.

Quais são os diferenciais e características da geração Z?

Confira, a seguir, as características mais notáveis entre os indivíduos que compõem a geração Z.

1. Conexão virtual 24 horas por dia

Se as gerações anteriores se conectavam com o seu mundo por meio de um computador de mesa, a nova geração passou a ficar constantemente disponível e conectada por meio de dispositivos móveis. A noção de grupo passa a ser virtual, sobretudo por meio das redes sociais. Cada pessoa passa a ter o seu vídeo game, a sua TV, o seu celular e o seu equipamento de som. São pessoas que querem resolver todos os seus problemas por meio de aplicativos de celular (alimentação, transporte etc.).

2. Novas formas de se relacionar

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Isso muda a forma de comportamento e relacionamento social sobremaneira, já que até então, essas formas de diversão, entretenimento ou comunicação eram coletivas. Ao final do século XX, a televisão ocupava um lugar central na sala, reunindo a família e os amigos no que se chamava de “horário nobre”, da mesma forma que, no início do século passado, o rádio e os equipamentos de som ocupavam esse lugar.

A geração Z dispõe de todos esses dispositivos em equipamentos portáteis individuais, que não os prendem mais a lugar nenhum. A sala da família unida em torno da televisão, como ironizado na abertura da série Os Simpsons, deixa de existir.

3. Dificuldades no mercado de trabalho

Populosa, essa geração encontra uma competitividade muito intensa no mercado de trabalho. O ensino superior torna-se quase uma obrigatoriedade, e, mesmo assim, ainda é difícil adentrar o mercado. Entre as classes sociais mais baixas, ocorre o fenômeno da “uberização”, em que os jovens trabalham em aplicativos de transporte, ou mesmo em outros trabalhos sem vínculo empregatício. Assim, trabalham em jornadas exaustivas, sem direitos e com baixa remuneração, sob uma ilusão de empreendedorismo.

4. Diversidade político-ideológica

A tecnologia típica dessa geração é o maior dos termômetros para que os indivíduos percebam as diferenças sociais existentes. O acesso à internet também torna essas pessoas mais conscientes acerca do mundo globalizado em que vivemos e das diferenças existentes entre as culturas e os países. Nas redes sociais, manifestam as suas opiniões políticas, mas tendem a ser mais tolerantes do que as gerações anteriores. São mais abertos a temas como relacionamento homoafetivo, igualdade de gênero e sustentabilidade.

5. Insegurança e efemeridade

Os indivíduos dessa geração nasceram em um período marcado pela instabilidade econômica e política de todo o mundo. Desde essa virada de século, temos vivenciado um período marcado por instabilidades e mudanças. A ciência, a tecnologia e o próprio comportamento humano não param de mudar. Por isso, tudo é efêmero, e nada é definitivo. Talvez seja por isso que essa geração seja tão inconstante. Os relacionamentos, os empregos, os objetivos — tudo muda de forma constante.

6. Criatividade e praticidade

Por fim, podemos dizer que a geração Z é altamente criativa e ávida pelo que é novo. Justamente por terem nascido em um meio de fácil acesso à informação e à comunicação, os membros dessa geração gostam de tudo aquilo que é rápido e prático.

Assim, pensam sempre em meios criativos e úteis para resolver problemas ou fazer as coisas de um jeito mais simples. O único problema é que nem tudo na vida é tão simples quanto um apertar de botões, o que faz dessa geração um grupo bem impaciente e com dificuldade de lidar com o tédio.

Quais são os desejos da geração Z?

Os indivíduos da geração Z normalmente são datados como nascidos ao final do século XX, entre 1996 e 2010. Os gerados no início do século XXI, independentemente de outras denominações que possam ainda ser dadas, mantêm as características da geração Z, e alguns estudiosos já estão chamando os nascidos depois de 2010 de “geração alfa”.

A geração Z será a grande consumidora de tecnologia nos próximos anos. Poucos fabricantes estavam atentos a isso. Enquanto todos festejavam a geração Y como os consumidores do futuro, é a geração Z que acabará consumindo os gadgets (dispositivos eletrônicos portáteis), mais badalados e inovadores. Todavia, precisam se desenvolver no mercado de trabalho e obter melhores condições para que esse anseio tecnológico possa ser acompanhado pelo poder aquisitivo.

Como o mercado muda rapidamente, as grandes empresas já se atentaram para o potencial consumidor da geração Z. Enquanto grande parte da geração Y procura empresas de tecnologia para fabricar sonhos inimagináveis anos atrás, os grandes consumidores desse momento em diante são da geração Z.

E você, querida pessoa, a qual geração pertence? Quais são as características mais expressivas existentes em você que fazem parte da sua geração? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!