Voltar

Geração X – Caraterísticas e Diferenciais

Publicado em | 0 comentários

Atlaspix/Shutterstock A Geração X é estimulante, gosta de trabalhar em equipe e tem bom conhecimento sobre tecnologia

Os indivíduos da Geração X nasceram a partir de 1965, são filhos de mães que trabalham fora ou de pais divorciados e são fãs de histórias em quadrinho. Geralmente, mostram-se céticos em relação a quase tudo e preferem acordos informais, sendo menos leais à empresa do que seus antecessores.

São indivíduos que não acreditam em hierarquia nas organizações, adoram o trabalho em equipe, gostam muito de dinheiro e não veem mistério nos computadores. A maioria nasceu depois da chegada do homem à lua (1969), e foi testemunha do surgimento do videocassete, CDs e do computador pessoal.

A geração X não cresceu em meio a um ambiente estimulante, mas boa parte dela acaba conseguindo tirar proveito das coisas novas, ainda que não seja com grande eficiência. O processo de aprendizado, no entanto, é um pouco lento. Os profissionais sentem muito a falta de orientação e treinamento formal para as coisas novas.

Perfil e Comportamentos da Geração X

No comportamental, a geração X tem um bom equilíbrio entre família e trabalho, mas cuida desses dois elementos de forma separada. Dessa forma, precisa equilibrar seu tempo na empresa para que o trabalho não atrapalhe sua vida e não seja desmotivado.

No cotidiano tem um pouco de receio de compartilhar suas ideias e experiências com medo de perder créditos por seus trabalhos, tampouco se sente na obrigação de realizar esse tipo de troca. Tem tendência a não querer sofrer interferência em seu job, gosta de trabalhar menos, deseja passar mais tempo junto à família, tem perfil cético e individualista e aprecia a informalidade.

Apesar de haver algumas desvantagens no confronto com a geração Y, esse profissional tem a grande vantagem de ter atravessado crises e de contar com um conhecimento amplo de tecnologia. Ele já era adulto quando a revolução da informática chegou ao Brasil, por exemplo, e com isso consegue ter uma visão de mercado bastante ampla.

A geração X é muito bem aproveitada na implantação e supervisão de projetos já testados, pois possui uma grande habilidade de aprender com as velhas experiências. É uma geração cada vez mais requisitada em um mercado no qual as empresas buscam garantir estabilidade para retomar o crescimento após o arrefecimento da crise.

E você, faz parte de qual geração? Comente e compartilhe os diferenciais de ser: Baby Boomer, X, Y, Z!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!