Funil de vendas

Red Deer/Shutterstock Entender o que é e como funciona o seu funil de vendas é essencial a todo empreendedor

Funil de vendas consiste em todo o processo pelo qual um cliente passa até chegar à compra definitiva de um produto ou serviço oferecido por uma empresa. Como clientes, todos nós passamos por algum tipo de filtragem como esta e, direta ou indiretamente, todos os tipos de organizações também acabam sendo beneficiadas por ele.

Se, por exemplo, eu impacto 100 possíveis clientes com um folder distribuído no bairro e, 30 deles acabam comprando de mim, posso dizer que a conversão foi de 30%. Na prática, isso quer dizer que embora cem pessoas tenham ficado interessadas, apenas 30 delas chegaram a fazer sua compra realmente na minha empresa.

Compreender qual é o funil de vendas do seu negócio ajuda o empreendedor a entender qual é o seu potencial de vendas e traçar estratégias mais efetivas para alavancar seus resultados. Voltando ao nosso exemplo acima, sabendo que de 100, 30 se interessaram, o dono da empresa pode buscar dobrar o número de panfletos e tentar aumentar em mais 30% suas vendas.

Origem do Funil de Vendas – Como Funciona

O conceito de funil de vendas foi desenvolvido pelo advogado e publicitário americano, E. St. Elmo Lewis, em 1898, com a intenção de entender qual era o comportamento do consumidor e, para de certa, forma, criar estratégias mais efetivas para direcionar a compra do público.  Para isso mapeou cada passo que o cliente fazia até confirmar sua compra e chegar ao afunilamento final.

A partir destes estudos, Lewis definiu que dentro de um funil de vendas existem quatro momentos fundamentais, e que são respectivamente – Atenção, Interesse, Desejo e Ação, que leva a sigla de AIDA. Vamos entender com cada uma destas etapas funciona e impacta no processo de tomada de decisão do cliente. Continue lendo e saiba melhor.

As 4 Etapas do Funil de Vendas

Atenção – momento em que as pessoas tomam consciência de que os produtos/serviços oferecidos por uma empresa existem.

PSC

Interesse – quando o cliente revela que de sua parte há um interesse genuíno na aquisição dos produtos/serviços.

Desejo – quando supera o interesse e o cliente passa a desejar com mais afinco ter aqueles bens ou serviços.

Ação – conclusão do processo por meio da efetivação de uma compra.

Compreender todas as fases do funil de vendas é muito importante para definir as melhores formas de acessar seus possíveis clientes e atraí-los. Ás vezes basta apenas dar algum tipo de estímulo, como chamar a entrar em sua loja, apresentar os diferenciais do produto e dar condições facilitadas de pagamento para que a venda seja completamente efetivada.

O sucesso deste processo é uma somatória de ações que tem como primeiro passo conseguir chamar a atenção das pessoas e que se conclui quando a compra é realizada. Ainda assim, para seu cliente voltar e manter-se cativo é muito importante oferecer a ele a melhor experiência de compra que ele pode ter.

Isso ajuda a garantir boas indicações, a maximizar o tamanho do seu funil e aumentar ainda mais os resultados de suas vendas. Aproveite estas dicas e use o funil de vendas a favor do seu negócio! Fica a dica!