Voltar

Frustração profissional: como manter a motivação quando a promoção não vem

Publicado em | 0 comentários
Frustração profissional

LDprod/Shutterstock Saber lidar com a frustração profissional é importante para não deixar que ela afete sua carreira

A frustração profissional é um dos problemas que mais afetam a motivação do colaborador em seu trabalho, especialmente, quando ele espera uma promoção e ela tarda, demora e não vem. Isso ocorre porque toda pessoa quer ser reconhecida por seu bom desempenho e ter a chance de crescer na carreira e na empresa. Quando isso não acontece, o funcionário sente que tanto ele como aquilo que faz não tem nenhum valor para a empresa.

Certamente estas são reclamações justas, ainda mais quando o profissional é competente, dedicado, comprometido e engajado e não há uma contrapartida da organização em relação aos seus talentos e resultados.  Porém, é importante que a frustração profissional não seja maior que sua automotivação, uma vez que, não é porque as coisas não acontecem no tempo e na hora que queremos, que elas nunca irão de fato acontecer.

Frustração profissional – Aprenda a lidar com ela!

Para que a frustração profissional não sobressaia e ganhe mais espaço do que merece, busque agir sempre como profissionalismo e avaliar, com maturidade e de forma racional, se a sua promoção não veio porque a empresa realmente não reconhece seu trabalho ou se é porque ela entende que você ainda não está preparado para assumir outro cargo e funções.

Sim, é importante ter respostas claras antes de alimentar qualquer tipo de ideia o sentimento. Portanto, para evitar pensamentos negativos e emoções idem, que apenas aumenta sua insatisfação e diminui sua produtividade, o melhor caminho é buscar feedbacks do seu líder.

Demonstre Maturidade Profissional e Peça Feedbacks!

Fale com seu gestor, pergunte por que sua promoção ainda não veio, quais são suas chances reais de subir de cargo, prazos para isso e os planos da empresa para você. Peça também que aponte os pontos onde você precisa melhorar tanto técnica como comportamentalmente e peça o direcionamento que precisa para potencializar suas chances de ser promovido e crescer na organização.

Se as respostas forem vagas e inconclusivas avalie se o seu emprego atual realmente oferece as oportunidades de crescimento que você busca e tem uma estrutura que lhe permita realmente avançar de cargo. Por mais que você ame este trabalho, reflita se vale a pena permanecer ou se é hora de buscar um local condizente com suas ambições, metas e objetivos profissionais e pessoais.

Caso a empresa realmente tenha planos para promover você, deixe qualquer frustração profissional de lado, respeite os prazos que ela considera como sendo os ideais para uma promoção e continue a ser o profissional produtivo, engajado, motivado, criativo, proativo, competente, focado e comprometido que você é. Isso sim vai ser o seu melhor cartão de visitas e potencializar poderosamente suas chances de conquistar não uma, mas várias promoções na carreira.

E, por fim, se você realmente deseja impulsionar suas chances de ser promovido e conquistar mais na vida profissional, conheça o Professional & Self Coaching- PSC e descubra como acelerar seus resultados agora!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!