Acabou o relacionamento e com ele vem a frustração amorosa, que traz consigo incertezas, dor e o medo de viver novas experiências. Para muitos, o fim é o início de uma crise existencial em que a culpa e a tristeza por não ter “dado certo” batem à porta, invadem sua casa e se apropriam da paz em sua mente e coração.

As frustrações podem acontecer em decorrência de uma traição, do fim do amor de uma das partes, incompatibilidades, brigas constantes ou ainda por expectativas não correspondidas. Entretanto, seja qual for o motivo, é sempre importante buscar motivos para vencer essa dor e seguir em frente.

Assim como não escolhemos por quem vamos nos apaixonar ou a intensidade que terá este sentimento, não existe uma fórmula mágica para superar, do dia para noite, uma frustração amorosa. O que eu quero dizer com isso é que não existe uma receita que se aplique a todas as pessoas, pois cada um tem seu tempo e uma forma de processar e lidar com os acontecimentos.

Para uns, dependendo dos motivos, o fim de uma relação pode ser mais traumático. Para outros, mesmo trazendo certa dor, também representa um grande alívio. Se você já viveu uma frustração no amor entende que pode ser bem doloroso, porém, sei também que sabe que pior mesmo é alimentar sentimentos e uma relação que apenas sabotam seu amor-próprio e lhe fazem duvidar da sua felicidade.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

Reflexões sobre como lidar com a frustração amorosa

PSC

Existem respostas que só o tempo pode lhe dar. Por que isso ou aquilo aconteceu; por que a pessoa amada agiu de tal forma; por que seus planos não se concretizaram; por que o outro traiu sua confiança… Por isso mesmo não vale a pena se torturar buscando justificativas para o que, hoje, mesmo sendo justificado por uma resposta, não traria nenhum alívio a você ou seria suficiente para aplacar sua mágoa ou tristeza.

Em se tratando de uma relação a dois, as razões para a outra pessoa tomar determinada decisão ou seguir por outro caminho são sempre dela, pois, por mais que o casal esteja junto, ninguém sabe ao certo o que se passa dentro da mente e do coração do outro. A desilusão amorosa e a dor surgem quando você passa a se culpar pelos atos alheios ou por comportamentos errados que o outro teve e a assumir uma responsabilidade que não é só sua.

Repensar onde você poderia ter agido diferente e, em como lidar com suas expectativas no amor, pode ser muito bom para não repetir erros no futuro. Entretanto, é importante se lembrar de que você fez o que podia fazer e ofereceu o que podia oferecer, naquele momento, do seu namoro ou casamento, ao seu parceiro ou parceira, e evitar se punir pelo fim da relação.

Para superar a frustração amorosa, mais do que entender os motivos do outro, é importante buscar compreender os seus sentimentos e evitar alimentar emoções e pensamentos negativos, do tipo: “eu fiz tudo errado”; “não sou bom/boa o suficiente”; “a culpa é minha”, pois isso só sabotará sua autoestima e autoconfiança.

A primeira ação para superar é aprender a lidar com esse sentimento de decepção, buscar colocar a casa interior em ordem e se conhecer melhor no que tange as suas expectativas de relacionamento. Quanto mais você amadurecer, entender quem você é e os seus desejos e ambições amorosas, mais chances terá de se renovar, crescer e construir uma nova relação afetiva mais saudável, positiva e feliz no futuro.

10 Dicas de como superar uma frustração amorosa

Depois da reflexão, é hora de falarmos em dicas práticas de como superar uma frustração amorosa e seguir em frente. Por mais que o tempo seja realmente o melhor remédio, existem atitudes capazes de te ajudar a superar mais rapidamente o que aconteceu, acompanhe.

1 – Evite remoer o que passou

Em primeiro lugar, evite ficar remoendo o que passou, buscando culpados, se culpando. A situação já aconteceu, você se frustrou, está sofrendo, então a hora é de cuidar de si, se respeitar e evitar ficar remexendo algo que não vai mais voltar. É claro que toda experiência nos traz lições poderosas e devemos aprender com elas, mas sempre no tempo certo.

2 – Se permita ter um tempo de recolhimento

Você não precisa sair e se divertir apenas para provar para as outras pessoas que está bem. Se respeite, se permita ter um tempo de recolhimento, para olhar para dentro, se conhecer e se reencontrar. Se forçar a fazer coisas que não sente vontade, apenas para passar uma imagem diferente a terceiros, pode te fazer mais mal do que bem, pense nisso.

3 – Tire as lembranças do seu campo de visão

Se foi um relacionamento amoroso que chegou ao fim, é provável que tenha muitas lembranças espalhadas pela casa, como presentes, fotografias e outros itens. Neste momento, é importante retirar esses objetos do seu campo de visão para que não fique cercado por coisas que podem suscitar pensamentos ruins. Perceba que a intenção não é fingir que não está sofrendo e sim evitar dar mais combustível para a dor.

4 – Faça coisas que goste e que te deem prazer

Considerando esse momento de recolhimento, quais são as coisas que mais gosta de fazer e que se encaixam nele? Cozinhar, assistir filmes e séries, ler, conversar com amigos, identifique as atividades que considera mais acolhedoras e encaixe-as na sua rotina. Esses momentos servirão como um afago para que se recupere mais rapidamente.

5 – Abrace a mudança

Uma situação que gera frustração traz também algum tipo de mudança, que pode ser interna, externa ou envolver as duas coisas. Em vez de olhar para essa mudança de forma negativa, experimente abraçá-la e usufruir do melhor que ela tem a oferecer. Mudar faz bem, renova, expande horizontes, traz oportunidades, experimente ver situação sob essa perspectiva e sentirá os benefícios.

6 – Faça o bem para outras pessoas

Quando estamos sofrendo, às vezes, mesmo que inconscientemente, pensamos que ninguém está sofrendo mais do que nós. A verdade é que existem outras pessoas que também estão enfrentando problemas e dores, situações que não temos como comparar.

De qualquer forma, poder fazer o bem a alguém que está precisando, pode ser extremamente recompensador. Experimente ajudar alguém, seja atuando como voluntário em um projeto, oferecendo atenção a uma pessoa que demonstre estar triste, surpreenda, faça um gesto de carinho. O bem que fazemos aos outros retorna de alguma maneira para nossa vida.

7 – Dedique-se a outros relacionamentos

Aqui estamos falando sobre frustração amorosa, o que representa apenas uma parte dos relacionamentos de uma pessoa. Afinal, também existem os laços com amigos e familiares, que precisam ser cuidados e cultivados. Então, que tal se dedicar um pouco mais a eles? Se faça presente na vida dos seus entes queridos, passem tempo de qualidade juntos, fortaleça as conexões com eles.

8 – Entenda que certas feridas levam tempo para cicatrizar

Por mais que queira logo se recuperar e não sofrer mais com o que aconteceu, entenda que certas feridas levam um pouco mais de tempo para cicatrizarem. Contudo, isso não significa que permanecerão abertas para sempre. Faça a sua parte, se cuide, se dedique a outras áreas da vida e, quando menos esperar, isso será apenas uma lembrança do passado.

9 – Olhe para o futuro

Em vez de ficar vivendo no passado, prefira olhar para o futuro e para as possibilidades que ele oferece. Pense na sua carreira, nos seus objetivos e sonhos. Estar em um relacionamento é bom, mas não estar também tem seus benefícios. O principal deles é a liberdade para decidir quais caminhos seguir sem precisar se preocupar com o que o outro pensa.

10 – Lembre-se sempre de quem você é

Por fim, lembre-se sempre de quem você é, dos seus valores, da sua essência. Ter firmeza em relação a isso te dará mais confiança para seguir adiante. Jamais se culpe por ter confiado em alguém que te decepcionou. Confiar é um ato de nobreza, de alguém que acreditou nas boas intenções de outra pessoa.

Cada um tem seu tempo para digerir os acontecimentos e se recuperar. Entretanto, o que é comum a todos é que todo fim é também uma chance de recomeço. Aproveite o seu para começar algo novo e bem melhor, para se conhecer, cuidar de si e ir em busca dos seus sonhos.

Se este conteúdo te inspirou e te trouxe algo de positivo, passe-o adiante e ajude outras pessoas que estejam enfrentando uma frustração amorosa também.

Imagem: Por Zwiebackesser