O mundo dá voltas, e isso pode acontecer em menos de seis meses, se a pessoa em questão for o atacante Fred, do Fluminense. Considerado uma das maiores decepções da Seleção Brasileira, na Copa do Mundo de 2014, o centroavante marcou 18 gols no brasileirão deste ano, e pela segunda vez na carreira, foi artilheiro da competição.

O camisa 9, sem dúvida, foi um dos jogadores mais questionados e cobrados pela derrocada do Brasil no mundial. Tanto a mídia, como a torcida não perdoaram o seu mau desempenho e muito menos o pouparam de duras críticas, ataques e chacotas públicas nos veículos de comunicação e redes sociais.

Apesar de na Copa não ter conseguido apresentar um bom futebol e honrar sua fama de goleador, “jogador decisivo”; no segundo semestre, Fred conseguiu superar parte da desconfiança daqueles que o criticaram e duvidaram de sua capacidade, e voltou a ser reconhecido como um dos melhores atacantes do país. Mais ai entra a grande pergunta – como ele conseguiu?

Veja as lições de Fred sobre como Superar as Dificuldades e ir além:

  • Encare os problemas de Frente – Ao contrário da maioria dos jogadores da seleção, que moram e jogam na Europa, Fred atua numa equipe nacional e, após a Copa, teve que seguir sua carreira no Brasil, encarar as críticas ferrenhas e voltar a jogar diante da mesma torcida que o vaiou. Em nossa vida profissional não é diferente, quando cometemos erros ou falhamos, temos que enfrentar as consequências, buscar aprendizados, resgatar nossa automotivação e continuar com o nosso trabalho.
  • Transforme Crises em Oportunidades – São nos momentos de crise que podemos demonstrar a nossa capacidade de nos reinventar e usar as derrotas como inspiração, para ir além. Foi isso que Fred fez. Ressignificou a derrota no mundial, superou o abatimento e a decepção por seu mau desempenho, literalmente chutou a bola para frente e transformou às críticas em motivação para voltar a marcar seus gols e ser o artilheiro do brasileirão.
  • Aprenda a Fazer o Filtro – Quando estamos numa posição de destaque, nossas ações e comportamentos são frequentemente bombardeados por críticas, muitas vezes ofensivas e, nem sempre justas. Quando aprendemos a filtrá-las, ao invés de sofrer, tiramos aquilo que é bom e deixamos de lado aquilo que não é positivo. Assim como Fred, deste modo, crescemos e podemos utilizá-las a nosso favor.
  • Seja Resiliente – Quando passamos por uma grande decepção na carreira, tendemos a questionar a nossa capacidade profissional. Ser resiliente é fundamental para saber lidar com as próprias dificuldades e limitações, entender a dinâmica dos acontecimentos, atribuindo o peso certo a eles, sem deixar de acreditar em si mesmo.
  • Busque Apoio – Com certeza, ter o apoio da família e dos amigos faz toda diferença quando estamos passando por momentos de dificuldade. Estas pessoas nos conhecem na essência, sabem da nossa história, conhecem nossos valores e habilidades e não nos deixam esquecer o nosso real valor, independente de termos sucesso ou não.
  • Tenha Inteligência Emocional Quando estamos diante dos problemas, podemos escolher nos entregar ou então lutar e vencê-los. Ter inteligência emocional é fundamental para não se deixar abater, emocionalmente, pelas dificuldades e críticas e continuar a alimentar nossa crença positiva de que é possível.
  • Siga em FrenteQuando passamos muito tempo remoendo os problemas, deixamos de enxergar nossas possibilidades de mudar, crescer a partir daquilo de ruim que nos aconteceu. É preciso seguir em frente, buscar desenvolver as competências que nos faltaram no momento anterior, planejar os próximos passos, focar em alcançar novos objetivos e continuar nossa jornada.

A história de altos e baixos de Fred, este ano, traz uma poderosa reflexão e grandes ensinamentos sobre como enfrentar nossas próprias crises. Independente da profissão; todos nós passamos por momentos que testam a nossa capacidade de superação. Entretanto, são exatamente nestas horas que podemos promover grandes mudanças e crescer como profissionais e seres humanos.

Inspire-se e permita-se ir além!