Voltar

Formulário de Avaliação de Desempenho

Publicado em | 0 comentários

Graphicworld/Shutterstock O formulário de Avaliação de Desempenho serve para coletar informações sobre os processos e colaboradores, e que servirão para embasar as decisões estratégicas da empresa

Avaliação de Desempenho é uma poderosa ferramenta que tem como objetivo mensurar a performance dos profissionais de uma empresa. Pode ser realizada a cada três, seis ou doze meses, sendo que esta análise geralmente é aplicada pelo gestor da área.

O objetivo é verificar se o colaborador ou o grupo domina suas funções, compreende os objetivos das demandas, identificar seus pontos fortes e de melhoria e se está desempenhando um bom trabalho.

No que tange à Gestão de Pessoas este tipo de avaliação é um excelente indicador do desempenho geral da empresa. Traz um leque de informações importantes no que tange: os processos, salários, contratações e demissões, promoções e investimentos em capacitação, por exemplo.

A avaliação de desempenho também ajuda numa tomada de decisões mais assertiva, pois apresenta dados que permitem aos líderes traçar estratégias mais efetivas para desenvolver os colaboradores, aumentar a produtividade da organização e crescer cada vez mais.

Como Aplicar a Avaliação

Cada empresa define dia e horário, bem como quais serão os aspectos avaliados por meio de seu formulário de avaliação de desempenho. Entretanto, questões relativas à: assiduidade, formação, habilidades técnicas e comportamentais, engajamento, produtividade, comprometimento, relacionamento e comunicação interpessoal, atendimento ao cliente e eficiência; estão sempre presentes.

Antes de aplicar o questionário, a empresa e o gestor devem atentar-se a linguagem do documento e certificar – se de que a leitura e o entendimento verbal sejam compreensíveis aos seus funcionários. Parece uma coisa óbvia, mas é um detalhe muito importante, pois em determinados ramos, utilizar uma comunicação muito rebuscada pode interferir na compreensão das questões e, consequentemente, nos resultados da avaliação.

Mas engana-se quem pensa que a avaliação de desempenho seja apenas responder as questões. Após realizá-la, a organização e seus líderes devem utilizar as informações coletadas para, se necessário, promover mudanças, melhorar as condições de trabalho, reconhecer aqueles profissionais que demonstram alta performance e investir em programas de treinamento.

Coaching Para Potencializar os Resultados

Como dissemos, a avaliação de desempenho trará muitos insights poderosos para a empresa sobre seus pontos fortes, de melhoria e os gaps no que tange: capacitação, gestão de pessoas e liderança, por exemplo.

Neste sentido, muitas organizações têm contratado treinamentos de Coaching, a exemplo do Professional & Self Coaching In Company e do Leader Coach Training. Estas são formações diferenciadas que utilizam esta metodologia para desenvolver e aprimorar colaboradores e líderes e eliminar deficiências técnicas, emocionais e comportamentais que estejam prejudicando seus resultados.

Por isso, projete o futuro da sua empresa e invista em sua evolução contínua. Invista em Formações In Company e conquiste resultados extraordinários!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!