Estamos vivendo uma época em que a alimentação tem sido um assunto bastante discutido. É grande o número de pessoas que está em busca de se alimentar de forma mais saudável para perder peso. Entretanto, fala-se muito a respeito de dietas, de fórmulas emagrecedoras, porém para conquistar o chamado “corpo ideal” que, diga-se de passagem, não necessariamente é aquele magrinho, eu considero que um ponto bastante importante também precisa ser analisado. Estou falando da fome emocional.

Você come quando se sente triste ou ansioso? Acredita que comer te ajuda a aliviar essas sensações que te afligem? Se sua resposta foi sim, te convido a continuar acompanhando este artigo para saber mais a respeito da fome emocional, o que ela pode causar e, claro, como ela pode ser tratada e superada.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

O Que é a Fome Emocional?

Seguindo a ordem natural das coisas, os seres humanos se alimentam quando sentem fome, o que acaba acontecendo diariamente nos mesmos horários, que é quando são feitas as refeições padrão, como café da manhã, almoço, jantar. Contudo, muitos indivíduos, motivados por um descontrole de suas emoções, comem, a todo o momento, como uma forma de encontrar alívio para as suas angústias, traumas e dores emocionais.

Manter uma relação de dependência com a comida, além de não ser psicologicamente saudável, pode trazer prejuízos para o corpo, e não estou me referindo à questão estética. A ingestão excessiva de açúcar, gordura, sódio, entre outras substâncias, podem gerar distúrbios e doenças graves, como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.

Outro ponto que precisa ser citado é que pessoas que sofrem de fome emocional costumam ter autoestima baixa, que é causada, principalmente, pelo excesso de peso. Então, elas começam a fazer as dietas da moda e se frustram porque passam por episódios de grande restrição, quando até perdem certo peso e, depois de compulsão, quando voltam a comer em excesso e a engordar novamente. Isso acontece porque o regime físico atenua apenas o reflexo do problema, que é o excesso de peso, e não a sua causa, que geralmente está relacionada com ao desequilíbrio das emoções.

Os Sintomas da Fome Emocional

PSC

A fome emocional se manifesta por meio de diversos sintomas, que costumam ser compartilhados entre a maioria das pessoas que estão passando por este problema. Conheça quais são eles:

Desejo Incontrolável de Comer Guloseimas

Dificilmente um indivíduo com fome emocional irá desejar comer uma grande quantidade de legumes ou frutas. A busca é sempre por opções altamente calóricas, como doces, refrigerantes e frituras, pois as sensações agradáveis que estes alimentos lhes proporcionam trazem conforto e satisfação imediata pelo menos naqueles momentos onde o consumo acontece.

A vontade de comer guloseimas pode acontecer a qualquer hora do dia ou noite, mesmo que a pessoa tenha acabado de realizar uma refeição e esteja completamente satisfeita. A sensação natural de saciedade que é gerada no cérebro é inibida pela compulsão, permitindo que seja ingerida uma quantidade bem maior de alimentos do que a pessoa aguentaria em uma situação normal. Como reflexo deste comportamento alimentar, este indivíduo rotineiramente acaba sentindo-se fisicamente mal depois que come. E este é mais um sinal de alerta!

Sentimento de Culpa Após a Refeição

Após comer buscando uma satisfação momentânea, em seguida vem à culpa. A pessoa cai em si de que não deveria ter comido tanto e que aquilo não fará bem para ela e, então, volta a se sentir angustiada, somando o motivo anterior com o arrependimento atual, de ter se deixado levar por sentimentos impulsivos e pela compulsão alimentar.

A sensação de culpa, somada a todos os sentimentos que estão em desordem, se torna uma bola de neve, que confunde ainda mais a fome fisiológica com a emocional. Tudo isso gera uma série de crenças limitantes, que faz com que o indivíduo se sinta incapaz de se controlar, que lhe impedem de enxergar as suas qualidades e uma saída para seu problema.

Atitudes Para Acabar Com a Fome Emocional

Se você se identificou com os sintomas da fome emocional e acredita que está passando por isso, saiba que é possível resolver esse problema e passar a ter uma relação mais saudável consigo mesmo e com a comida. Lembre-se que comer é maravilhoso e faz parte de nossas vidas. E mais do que apenas atendendo a uma necessidade de sobrevivência do nosso corpo, quando comemos estamos vivendo a nossa cultura e estreitando as nossas relações interpessoais com as pessoas com as quais compartilhamos as refeições.

Além de buscar ajuda de um profissional, como um nutricionista comportamental, por exemplo, existem algumas atitudes que podem te ajudar a superar a fome emocional. Veja quais são elas:

1 – Trate a Raiz do Problema

Comece a se atentar para as situações que desencadeiam os seus episódios de fome emocional. Pense em quais são os sentimentos que levam você a ter vontade de comer, se é tristeza, ansiedade, medo ou insegurança, por exemplo.

Para isso, é muito importante buscar ajuda especializada de profissionais de saúde que trabalhem com foco no tratamento de transtornos e compulsões alimentares, pois nem sempre os desencadeadores do problema alimentar estão evidentes e na superfície. Assim, ter esta ajuda para identificar, conhecer e entender os ativadores da compulsão é um passo essencial para lidar, tratar e eliminar o comportamento nocivo.

2 – Programe as Suas Refeições

Ter um cardápio com as suas refeições registradas é uma maneira interessante de não fugir da rotina e acabar comendo fora de hora. Grande parte das pessoas com fome emocional afirma que o maior desafio está no horário dos lanches da manhã e da tarde e os ataques à geladeira à noite. Uma boa forma de se organizar é buscando o apoio de um nutricionista, que pode, em conjunto com você, encontrar os melhores horários e alimentos.

3 – Permita-se Saborear Guloseimas de Vez em Quando

A restrição é um caminho que pode levar à compulsão. Então, a melhor forma de evitar que ela aconteça é se permitindo, de vez em quando, comer algum alimento que goste muito. É importante que aproveite esse momento em sua totalidade, saboreando cada mordida, como num exercício de mindfullness, que nos convida a viver o tempo presente. Comer devagar, mastigando bem os alimentos, ajuda a promover a saciedade e evita que se queira mais.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

4 – Reflita Antes de Comer

A culpa é comum entre as pessoas que passam por um episódio de compulsão alimentar porque elas agem sem pensar nas consequências. Por isso, sugiro que, antes de comer algo por estar se sentindo triste ou ansioso, reflita no que está gerando essa vontade. Realizar uma atividade que lhe dê prazer irá ajudar a distrair a mente (ouvir música, assistir a um filme, ler, dançar, brincar com seu cachorro) e a se voltar para algo positivo.

5 – Pratique uma Atividade Física

Muitas pessoas viram os olhos quando ouvem falar a respeito de atividades físicas. Mas a verdade é que basta encontrar aquele esporte que lhe dê prazer para entender o quão benéfico isso pode ser em todos os sentidos. Manter o corpo em movimento, além de ser importante para a saúde física, fará muito bem para suas emoções e para o seu bem-estar mental.

Viu como é possível vencer a fome emocional e não sucumbir mais a impulsos alimentares que apenas te fazem sofrer? Aproveite e coloque essas dicas em prática e comece a desenvolver uma relação muito mais saudável com a comida e consigo mesmo. Comece a caminhar o caminho e conquiste seus resultados extraordinários alimentando-se apenas do que realmente faz bem para sua felicidade plena!

Copyright: 179706305 – https://www.shutterstock.com/pt/g/iulian%20valentin