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Fofoca no ambiente de trabalho

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Saiba como evitar a fofoca no ambiente de trabalho e não se prejudicar! | Depositphotos prodakszyn

O principal causador de fofocas dentro de uma empresa pode ser a política de comunicação da própria empresa. Uma organização que tem uma comunicação fechada, restrita, com seus colabores pode dar margem à conversas que muitas vezes não são verídicas.

Um colaborador quando não pode, ou não consegue, ser ouvido por seus superiores pode buscar outras formas de desabafo. No caso as conversas com outros colegas é um “escape”, o que tem grandes chances de virar fofoca.

Como evitar as fofocas entre os funcionários?

É bom que a empresa mantenha um canal aberto de comunicação com os colaboradores, assim antes que eles comecem a espalhar informações entre colegas, eles estarão seguros para iniciar uma conversa com seus superiores ou pessoas responsáveis por determinado assunto.

Caso você perceba que mesmo assim as fofocas estão ocorrendo, é importante realizar conversas individuais e averiguar o que está acontecendo, evitando que ela se espalhe.

Como escapar daquele colega que adora fofocar?

Ignorar mudando os rumos da conversa, ou simplesmente dizer que não quer saber sobre determinado assunto, é uma saída.

Mas que tal fazer melhor? Fazer com que a pessoa reflita sobre o que está fazendo e a proporção que aquilo pode tomar? Faça algumas perguntas como: esse assunto realmente é de interesse? O que vai nos acrescentar saber disso? Qual a veracidade desse assunto?

Outras dicas:

  • Evite determinadas conversas em lugares comuns a outros colaboradores;
  • Não repasse boatos nem conversas adiante;
  • Se alguém está “fofocando” em lugares comuns da empresa, saia;
  • Se alguém lhe procurar para saber sobre determinado assunto (fofoca), seja cordial e esquive-se;
  • Evite piadas que podem difamar ou ofender alguém;
  • Evite falar da sua vida pessoal e dos demais colegas;

De maneira discreta, sem expor ninguém você pode chegar a um superior e expor o que ouviu.

Seja sincero e primeiramente diga a ele que o assunto de alguma maneira o incomoda e pode atrapalhar seu processo de trabalho. Por isso você está tomando a atitude de procurá-lo para conversar, pois sabe da importância de se evitar fofocas dentro da empresa, sendo melhor esclarecer o assunto.

A fofoca é bastante nociva, não só nos ambientes de trabalho, pois pode prejudicar muitas pessoas. Por isso, é muito importante evitá-la para não gerar problemas futuros para você.

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