Voltar

Foco na vida – Por que ele é importante?

Publicado em | 0 comentários

 

Racorn/ Shuttestock Ter Foco ajuda a direcionar melhor nossas ações e a alcançar nossos objetivos

Já diz o ditado popular – “Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”. Esta mesma frase se aplica ao nosso contexto pessoal e profissional, quando não sabemos, ao certo, quem somos, quais são os nossos objetivos, metas, sonhos, ou seja, qual é o nosso foco na vida.

Foco, por sua vez, é a capacidade de manter nossa atenção plenamente concentrada.  Um profissional focado é aquele que consegue iniciar e terminar seu trabalho, sem interrupções, cumpre os prazos, é menos impulsivo e tem o poder de manter sua concentração, mesmo em meio aos barulhos externos.

Podemos dizer ainda que um colaborador é focado, quando ele estabelece metas e objetivos, para sua carreira, e trabalha, avidamente, para realizá-las, uma a uma, e de acordo com o que foi planejado.  Esta habilidade também é essencial para a execução assertiva das demandas e, atualmente, figura entre as competências profissionais mais desejadas pelas empresas.

A Importância do Foco na Vida Pessoal

Não basta apenas ser focado profissionalmente. É muito importante que a pessoa, em sua vida pessoal, também consiga manter-se firme e concentrada na realização de seus desejos e sonhos. Sem este foco, o indivíduo tende a sentir-se, muitas vezes, perdido em relação aos seus objetivos e também incompleto.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental investir em autoconhecimento, de modo que isso permita à pessoa compreender quem ela é na essência. Este processo também ajudará a entender suas motivações pessoais e aquilo que deseja ser, viver e conquistar ao longo de sua jornada.

Dispondo deste conhecimento maior sobre si mesmo, é possível focar, mais assertivamente, naquilo que realmente impulsiona a pessoa a ir além e a sentir-se mais feliz, plena e realizada em sua vida. Estas informações são essenciais a todo ser humano que desejam direcionar melhor suas ações e tornar reais seus sonhos pessoais e profissionais.

Como podemos perceber, desenvolver a capacidade de concentração é muito importante, especialmente nos tempos atuais, onde a tecnologia e o excesso de informações tiram, a todo tempo, nossa atenção.

Para não sucumbir a isso, e perder de vista quem nós somos e, consequentemente, os caminhos que nos levarão ao sucesso; devemos buscar aprimorar, continuamente, o nosso poder de foco e ação.

Permita-se simplesmente assistir a um filme, sem mexer, ao mesmo tempo, no celular, ou ainda conversar com seus amigos, sem simultaneamente responder mensagens de outros. Desenvolver o foco é uma questão de mudança de hábitos, experimente mudar!

E você, é uma pessoa focada ou não? Deixe abaixo seu comentário!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!