Voltar

Florescer – Conheça a Teoria de Martin Seligman

Publicado em | 0 comentários

Tappasan Phurisamrit/Shutterstock Florescer é deixar crescer o seu melhor e encontrar em si mesmo o sentido da sua felicidade

Florescer é uma teoria desenvolvida por Martin Seligman, psicólogo estadunidense, professor da Universidade da Pensilvânia, ex-presidente da Associação Americana de Psicologia e autor de contribuição significativa na área de Psicologia Positiva.

Essa teoria defende que para as pessoas conseguirem a felicidade plena, elas precisam cultivar emoções positivas, o engajamento, relacionamentos positivos, propósito de vida e realizações.

Assim elas podem florescer, o que significa expandirem seu potencial, se abrirem. O conceito de florescer se baseia em construir uma nova concepção do que venha a ser a natureza da felicidade e do bem-estar.

De modo geral, todos os indivíduos, consciente ou inconscientemente, buscam um caminho que os levem a “florescer” e os faça se tornarem pessoas mais felizes e realizadas.

O Florescer no Processo de Coaching

No momento em que o coachee é convidado a acessar o seu eu interior, numa experiência subjetiva com o poder do estado flow, isso o traz de volta ao ponto de partida em seu caminho rumo ao florescimento. Para tanto, é fundamental que possa identificar com assertividade quais aspectos estão sabotando sua evolução emocional e comportamental.

Diferentemente do que as pessoas imaginam, as respostas que elas tanto procuram não estão localizadas em terrenos muito distantes, mas dentro delas mesmas, e marcadas em suas experiências e nas decisões que tomam ao longo de suas vidas. Para conhecê-las, basta fazer as perguntas certeiras e se permitirem ouvir na essência todas as respostas.

Quando determinada pessoa está centrada em quem realmente ela é, ela vive mais profundamente conectada consigo mesma e com os outros ao seu redor. Essa ligação é necessária para curar o próprio mundo, atingir o sucesso, alavancar resultados, ajustar comportamentos e ser mais feliz.

A partir da autodescoberta é possível alcançar memórias, sonhos, valores, crenças e diversos aspectos inerentes à história de vida, redescobrindo sua essência e trabalhando por novos horizontes.

Por isso, o Coaching Positivo é tão importante. Também por isso o florescimento de cada um de nós parte de uma transformação interna verdadeira, que faz brotar de nós sentimentos positivos e atitudes compatíveis com pensamentos assim.  Deste modo, podemos demonstrar o nosso melhor e viver tudo de bom que isso traz à nossa vida pessoal e profissional.

E mais: podemos contribuir para a qualidade dos ambientes onde estamos inseridos e impulsionar nossos sonhos, desejos, metas e objetivos e focar em realizá-los plenamente. Por isso, deixe florescer o seu melhor e dê a si mesmo e ao mundo o melhor que você pode ser e oferecer! Permita-se!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!